sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RESUMO UNIDADE IV - METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2014.2)

 UNIDADE IV: PESQUISA CIENTÍFICA: CONCEITO, OBJETO E
CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA

OBJETIVOS:

  • Conceituar pesquisas sob diversos enfoques;
  • Conceituar objeto científico;
  • Identificar as formas de classificar pesquisas;
  • Reconhecer as principais características de tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e documental.
 Introdução: todo campo de conhecimento possui seu objeto, a educação também.

Desenvolvimento:

1.    Pesquisa e objeto científico: algumas definições

 

2.    A teoria já construída em função de fenômenos e processos tem caráter total?

Nenhuma teoria dá conta de explicar todos os fenômenos e processos.
A teoria é uma construção parcial.

3.    Objeto Científico

 - Algumas considerações:
 
 A ciência trabalha com uma realidade construída.
O objeto científico é transitório, não é eterno, encontra-se em constante transformação e pode ser falsificável.
Segundo Minayo (1986), o objeto das ciências sociais é histórico. É complexo, contraditório, sempre em profunda transformação, imerso em instituições, legislação e ideologia.
Ele possui consciência histórica: tanto pesquisadores como os grupos pesquisados são autores de suas histórias e fruto de um tempo histórico.

4.    Como classificar as pesquisas?

4.1.        Segundo seus objetivos podem ser classificadas como:

a) Pesquisas exploratórias: proporcionar maior familiaridade com o problema, podendo torná-lo mais explícito para a construção de hipóteses.
Exemplos: 
         - levantamentos bibliográficos
                                       - entrevista com pessoas
                       
b) Pesquisas descritivas: descrição das características de determinada população ou fenômeno.
- geralmente assumem a forma de levantamentos.
- são geralmente solicitados por empresas.

c) Pesquisas explicativas: identificar os fatores que contribuem para a ocorrência de um fenômeno. Exigem que o fenômeno esteja descrito e detalhado.

4.2.        Segundo procedimentos técnicos utilizados

O elemento mais importante é a fonte de coleta de dados.
                                   A fonte de consulta define o tipo de pesquisa. Há dois grandes grupos de fontes:

1-    FONTES DE PAPEL (pesquisa bibliográfica e pesquisa documental)
2-    FONTES EM PESSOAS (pesquisa experimental, pesquisa ex-post-facto, levantamento de dados e estudo de caso). Alguns autores incluem ainda neste grupo mais dois tipos de pesquisa: pesquisa-ação e pesquisa participante.

1-    FONTES DE PAPEL: livros, publicações periódicas e impressos diversos – são exigências de uma pesquisa bibliográfica.

1a) Pesquisa bibliográfica: baseia-se em material já elaborado, por exemplo,   livros e artigos científicos.

      - Livros que podem ser de leitura corrente ou de referência.

                                         Leitura corrente que podem ser:
- obras literárias (romance, poesia, teatro).
- de divulgação que proporcionam conhecimento científico.

Livros de referência ou livros de consulta
- informativos: contém as informações que se busca. Exemplos: dicionários, enciclopédias e outros.
- referência remissiva: contém informações em forma de lista. Exemplos: catálogos e outras fontes.

                            - Publicações Periódicas: são aquelas que assumem forma de fascículos, em intervalos regulares ou irregulares, podendo tratar de assuntos diversos. As principais publicações são jornais e  revistas.
                           
                            Observação: Atualmente podemos realizar pesquisas bibliográficas com acervo de qualidade na Web.
                           
1b) Pesquisa documental: a diferença está na natureza da fonte. Os livros são   localizados em bibliotecas virtuais ou reais. Os documentos são fontes dispersas e diversificadas.  
Exemplos: correspondência pessoal, documentos cartoriais, registro de batismo, epitáfios, etc.
                           
2 – FONTES EM PESSOAS:

2a)  Pesquisa experimental: consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir formas de controle e observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

* Utilizado em psicologia, nos estudos da aprendizagem, na psicologia social, no estudo das atitudes e nos efeitos da propaganda.
* Pesquisador ativo. 
* Pode ser elaborada em qualquer espaço e deve apresentar 3 propriedades:
- manipulação
- controle
- distribuição das variáveis de estudo                  

                       
2b)Pequisa ex-post-facto: a partir do fato passado. Tem como objetivo verificar as relações entre as variáveis.

·         Situa-se esse grupo de como um controle atual, por isso essa pesquisa é também denominada de pesquisa correlacional.

Estudo de Coorte: relaciona-se a um grupo de pessoas com características comuns constituindo, assim, a amostra a ser acompanhada num certo espaço de tempo.

2c) Levantamento de dados: este estudo é realizado pela interrogação direta de pessoas cujo comportamento deseja ser conhecido. Recolhem-se informações de um grupo significativo e a seguir procede-se a uma análise qualitativa.

2d) Estudo de caso: ele pode se referir a um fato simples, específico ou ainda algo mais complexo, como uma escola. É uma metodologia que deve ser usada quando se pretende estudar algo particular e único.

* Acontece num espaço naturalístico e busca retratar o contexto e a realidade de forma completa e profunda.

- História de vida: é um relato retrospectivo de uma experiência pessoal, oral ou escrito, relativo a fatos e acontecimentos significativos e constitutivos.

* Autobiografia, biografia, história de vida, relatos de vida, memória, história oral, abordagem biográfica, etnográfica, etc. (particularidades teórico-metodológicas).
* Segundo Chizinotti, narram a vida de um indivíduo ou de um grupo, apóiam-se também em variadas fontes de informação, entrevistas ou outras fontes.

* Pode ser chamada também de abordagem biográfica ou método biográfico.

- Abordagem etnográfica: uma pesquisa etnográfica apreende as características do grupo estudado, de forma que o leitor possa, ao ler o estudo, transportar-se para a realidade cultural do grupo.

* Seis características:
 
  As 3 fases da abordagem etnográfica:

1ª) Exploração: escolha do campo
2ª) Decisão: sistematização da coleta
3ª) Descoberta: articulação entre teoria e dados

·         Consentimento livre e esclarecido: é o consentimento assinado pelo sujeito da pesquisa ao seu representante legal.



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