quarta-feira, 2 de julho de 2014

AD1 CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO 2 2013.2



Questão 1 [2,0 pontos]
a)    Faça um breve comentário sobre os vídeos que estão disponíveis na plataforma e que você assistiu da série A Historia da Ciencia - O que há lá fora?
b)   Aproveitamos para exercitar a pergunta: Mas afinal, o que é ciência e como VOCÊ a definiria?

Questão 2 [2,0 pontos]
    Após a leitura atenta da Aula 3, que trata do tema: “O biológico e o social: dois conceitos, uma natureza”, pedimos:
  a) Tente descrever o papel de nossa concepção sobre o mundo, isto é, da cultura, na interpretação dos fenômenos naturais.
  b) Dê exemplos de situações, fatos ou momentos presentes em nosso cotidiano que revelam a indissociabilidade entre o biológico e o social.
 
Questão 3 [2,0 pontos]
    Na aula 2 foram apresentadas diferentes visões formuladas pela Sociologia e pela Antropologia da Ciência a respeito da construção do conhecimento científico sobre a Natureza.

a)    Nessa aula três autores nos são apresentados, quais são eles?
b)    O que cada autor, apresentado nessa aula, entende por campo científico?
Questão 4 [4,0 pontos]
    A aula 17 nos trouxe a reflexão sobre a nossa necessidade, como seres vivos, de nos abrigarmos. Vimos também que a conquista de um abrigo é parte importante da estratégia para a sobrevivência e a manutenção das espécies na Natureza. Já a aula 11 nos convida a olhar todos os seres vivos como parte integrante da Natureza. Comenta também como os elementos que constituem os organismos vivos e que lhes garantem energia para o desempenho de suas atividades vêm da Natureza. E que, por essa razão, tudo o que fazemos a ela [Natureza], fazemos a nós próprios. A partir dessa ideia, concluímos que participamos, assim, de um grande ciclo de materiais que são devolvidos para o ambiente quando os organismos vivos morrem ou como resultado do processo de sua utilização durante a realização das funções vitais.

a)      Comente o que são considerados como abrigos naturais e abrigos artificiais. Dê exemplos dos tipos de abrigos que você conhece. Quais tipos existem em sua cidade?
b)     Existiu relação entre os tipos de moradia, a revolução agrícola e o avanço tecnológico? Comente.
c)      Quais aspectos influeciam na escolha do local e do tipo de moradia que homem vem construindo ao longo do tempo?
d)     O que são: ambiente biótico e ambiente físico?
e)     Existe relação desses dois ambientes com ecossistema?
f)       Por que cada vez que um ser vivo serve de alimento para outro, há perda de energia?
g)      Em sua opinião, qual a importância dos seguintes ciclos biogeoquímicos: Ciclo da água, ciclo do carbono e ciclo do nitrogênio?
h)     Qual a diferença entre teia e cadeia alimentar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário