QUESTÃO 1 (2 pontos)
Ao final da
nossa primeira aula você deve ter percebido que existem diferentes concepções
de leitura e de leitor, como existem, também, várias concepções de Literatura.
Leia
as frases abaixo. E responda às perguntas formuladas de modo a permitir uma
associação com concepção de leitura que pareça mais sugestiva. Na linha abaixo,
diga o porquê da escolha.
1.
Qual ioga, qual nada! A
melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos
Lusíadas. Mário Quintana (poeta)
2.
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação! Clarice Pacheco (criança de 13 anos)
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação! Clarice Pacheco (criança de 13 anos)
3.
Muitos homens iniciaram
uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry Thoreau (filósofo)
4.
Meus filhos terão
computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos
filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. Bill Gates (empresário criador da Microsoft)
Qual o número da frase que permite estabelecer uma relação com:
1.1) a concepção reduzida de leitura:
número ................
porque
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.2) a leitura e a concepção de
leitor: número ................
porque
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.3) os processos de formação de
leitores: número ................
porque
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.4) a concepção ampliada de leitura:
número ................
porque
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUESTÃO 2 (2 pontos) As aulas referentes à relação da
leitura, da formação do leitor, com o meio social e escolar permitem analisar
diferentes concepções que permeiam as
práticas escolares de leitura.
Leia o
texto abaixo, parte do relatório anual Concepções e ações de leitura: olhares de
professores do campo para os saberes escolares (Projeto de pesquisa
PRPPG/UNIOESTE, 2003), escrito por Benedita
de Almeida, Mestre em Educação Escolar/UNESP, Araraquara e Professora
Assistente do Curso de Pedagogia dessa mesma universidade.
[...] alguns
momentos de observação de aulas permitem-nos verificar a amplitude de tais
depoimentos, pois o professor precisa ler para os alunos, explicando “com
outras palavras”, o significado do texto escrito, “explicando os comandos dos
exercícios”. A leitura (recepção) suporta-se, nesses casos, na oralidade e na
compreensão pelo outro. As atividades de leitura e escrita, nas escolas,
constituem-se, ainda, de cópias da lousa de exercícios e de suas respostas –
iguais para todo o grupo/classe –, com leituras explicativas prévias pelo
professor. Suas fontes, normalmente, são os livros didáticos. Algumas vezes são
desenvolvidas atividades com “fichas de leitura”, textos selecionados de
diferentes livros didáticos, leitura em sua versão escolarizada, portanto. Tais
“fichas” são usadas, também, para que os alunos com dificuldades as estudem em
casa, e o professor tome a leitura, no dia seguinte. Percebemos que o ato de
ler na escola, nesses casos, fica reduzido à decifração.
Consideramos
esse indício revelador do quanto o texto escrito se distancia, na escola, do
texto real, do texto constituído pela idéia que quer representar, quer seja
para o seu próprio autor, quer seja para os leitores potenciais. Nesses casos,
a escrita “da escola” necessita ser traduzida oralmente, ou seja, sua leitura
não conduz ao domínio da significação, esvaziando completamente a interlocução
leitor/texto, pois é o professor que, magicamente, confere significados ao
amontoado de palavras.
Diga agora:
2.1) Que tipo de leitor é formado por essa
prática escolar de leitura mediatizada pelo professor? Justifique.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.2) Que solução poderia ser oferecida como
alternativa, para a formação de um aluno assim? Explique.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUESTÃO 3 (2 pontos) Nossa proposta de encaminhamento da
leitura e da compreensão do aluno-leitor está baseada em três habilidades, as
quais são distribuídas em três etapas de trabalho com o texto literário: a constatação
(movimento de produção de um primeiro sentido para o texto selecionado), o cotejo
(movimento de troca dos sentidos produzidos na constatação) e a transformação
(movimento de criação de outros sentidos em relação ao texto, por meio de
situações desafiadoras).
Tomando
por base essas três habilidades, proponha três etapas e identifique-as nas
ações propostas nas circunstâncias flagradas em sala de aula abaixo:
A) A turma da 3ª série
do Ensino Fundamental da professora Maria, durante o mês de agosto, visitou a
biblioteca escolar e realizou a seguinte atividade: cada aluno escolheu um
livro de sua preferência para ler em casa no prazo de uma semana. Depois da
leitura, cada aluno escreveu no caderno sua opinião acerca do livro, assumindo
o papel de crítico literário da
obra. Ao final de cada semana, as opiniões foram compartilhadas em sala de aula
pelos alunos.
B) Toda semana, a professora Joana
pede para que um de seus alunos da classe de alfabetização escolha, no cantinho
da leitura (previamente organizado por ela a partir dos interesses dos alunos),
um livro que será lido para a turma. Então, todos os alunos se sentam numa
rodinha, e a professora lê a história. Após a leitura, as opiniões são
compartilhadas pelos alunos. A seguir, a professora propõe diferentes
atividades para serem desenvolvidas pelos alunos: criação de novas narrativas e
interpretações plásticas (dramatizações, criação de letras de música, histórias
em quadrinhos) baseadas na história lida.
C) Ao final da leitura de um texto de
fábula, lido em voz alta por um dos alunos, mas já conhecido de todos, a
professora da 3ª série do ensino fundamental propõe que cada um procure um
outro exemplo de texto que mantenha com a fábula lida algum tipo de semelhança,
pelo moral da história, pelo modo de contar, pelo tema geral que trata...
Responda:
A
habilidade principal de cada atividade será:
3.1)
…................................................................ porque
…...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
3.2)
…................................................................ porque
…...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
3.3)
…................................................................ porque
…...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
QUESTÃO 4 (2 pontos) Tomando por base a proposta
apresentada por Ezequiel Theodoro da Silva, o planejamento de práticas de
leitura significativas deve pautar-se no desenvolvimento de unidades de
leitura. Estas devem ser construídas a partir de uma organização articulada,
coerente e coesa de textos e atividades que levem o aluno-leitor à compreensão
aprofundada de temas e ao domínio de suas habilidades leitoras.
Vá até a biblioteca de sua escola ou
do seu polo e escolha dois livros, pelos quais os alunos entrarão em contato
com a leitura literária naquele período. Selecione-os e ordene-os, explicando
de que modo poderão ser trabalhados em sala de modo a permitir o
desenvolvimento das habilidades de leitura referidas.
Livro 1. (titulo, seguido de atividade
e tipo de habilidade)
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Livro 2. (titulo, seguido de atividade
e tipo de habilidade)
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUESTÃO 5 (2 pontos) Essa questão foi respondida como
atividade proposta pela plataforma, referente ao trabalho com Um bilhete,
de Machado de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário