quarta-feira, 2 de julho de 2014

AD1 LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR 2013.2



QUESTÃO 1  (2 pontos)  Ao final da nossa primeira aula você deve ter percebido que existem diferentes concepções de leitura e de leitor, como existem, também, várias concepções de Literatura.
Leia as frases abaixo. E responda às perguntas formuladas de modo a permitir uma associação com concepção de leitura que pareça mais sugestiva. Na linha abaixo, diga o porquê da escolha.
1.    Qual ioga, qual nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas. Mário Quintana (poeta)
2.    Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco (criança de 13 anos)
3.    Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry Thoreau (filósofo)
4.    Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. Bill Gates (empresário criador da Microsoft)
Qual o número da frase que permite estabelecer uma relação com:
1.1) a concepção reduzida de leitura: número ................
porque ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.2) a leitura e a concepção de leitor: número ................
porque ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.3) os processos de formação de leitores: número ................
porque ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
1.4) a concepção ampliada de leitura: número ................
porque ....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

QUESTÃO 2 (2 pontos) As aulas referentes à relação da leitura, da formação do leitor, com o meio social e escolar permitem analisar diferentes concepções  que permeiam as práticas escolares de leitura.

Leia o texto abaixo, parte do relatório anual Concepções e ações de leitura: olhares de professores do campo para os saberes escolares (Projeto de pesquisa PRPPG/UNIOESTE, 2003), escrito por Benedita de Almeida, Mestre em Educação Escolar/UNESP, Araraquara e Professora Assistente do Curso de Pedagogia dessa mesma universidade.

[...] alguns momentos de observação de aulas permitem-nos verificar a amplitude de tais depoimentos, pois o professor precisa ler para os alunos, explicando “com outras palavras”, o significado do texto escrito, “explicando os comandos dos exercícios”. A leitura (recepção) suporta-se, nesses casos, na oralidade e na compreensão pelo outro. As atividades de leitura e escrita, nas escolas, constituem-se, ainda, de cópias da lousa de exercícios e de suas respostas – iguais para todo o grupo/classe –, com leituras explicativas prévias pelo professor. Suas fontes, normalmente, são os livros didáticos. Algumas vezes são desenvolvidas atividades com “fichas de leitura”, textos selecionados de diferentes livros didáticos, leitura em sua versão escolarizada, portanto. Tais “fichas” são usadas, também, para que os alunos com dificuldades as estudem em casa, e o professor tome a leitura, no dia seguinte. Percebemos que o ato de ler na escola, nesses casos, fica reduzido à decifração.
Consideramos esse indício revelador do quanto o texto escrito se distancia, na escola, do texto real, do texto constituído pela idéia que quer representar, quer seja para o seu próprio autor, quer seja para os leitores potenciais. Nesses casos, a escrita “da escola” necessita ser traduzida oralmente, ou seja, sua leitura não conduz ao domínio da significação, esvaziando completamente a interlocução leitor/texto, pois é o professor que, magicamente, confere significados ao amontoado de palavras.

Diga agora:
2.1) Que tipo de leitor é formado por essa prática escolar de leitura mediatizada pelo professor? Justifique.
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2.2) Que solução poderia ser oferecida como alternativa, para a formação de um aluno assim? Explique.
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QUESTÃO 3 (2 pontos) Nossa proposta de encaminhamento da leitura e da compreensão do aluno-leitor está baseada em três habilidades, as quais são distribuídas em três etapas de trabalho com o texto literário: a constatação (movimento de produção de um primeiro sentido para o texto selecionado), o cotejo (movimento de troca dos sentidos produzidos na constatação) e a transformação (movimento de criação de outros sentidos em relação ao texto, por meio de situações desafiadoras).

Tomando por base essas três habilidades, proponha três etapas e identifique-as nas ações propostas nas circunstâncias flagradas em sala de aula abaixo:

A) A turma da 3ª série do Ensino Fundamental da professora Maria, durante o mês de agosto, visitou a biblioteca escolar e realizou a seguinte atividade: cada aluno escolheu um livro de sua preferência para ler em casa no prazo de uma semana. Depois da leitura, cada aluno escreveu no caderno sua opinião acerca do livro, assumindo o papel de crítico literário da obra. Ao final de cada semana, as opiniões foram compartilhadas em sala de aula pelos alunos.

B) Toda semana, a professora Joana pede para que um de seus alunos da classe de alfabetização escolha, no cantinho da leitura (previamente organizado por ela a partir dos interesses dos alunos), um livro que será lido para a turma. Então, todos os alunos se sentam numa rodinha, e a professora lê a história. Após a leitura, as opiniões são compartilhadas pelos alunos. A seguir, a professora propõe diferentes atividades para serem desenvolvidas pelos alunos: criação de novas narrativas e interpretações plásticas (dramatizações, criação de letras de música, histórias em quadrinhos) baseadas na história lida.

C) Ao final da leitura de um texto de fábula, lido em voz alta por um dos alunos, mas já conhecido de todos, a professora da 3ª série do ensino fundamental propõe que cada um procure um outro exemplo de texto que mantenha com a fábula lida algum tipo de semelhança, pelo moral da história, pelo modo de contar, pelo tema geral que trata...

Responda:
A habilidade principal de cada atividade será:

3.1) …................................................................ porque …...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................

3.2) …................................................................ porque …...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................

3.3) …................................................................ porque …...............................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................
….......................................................................................................................................

QUESTÃO 4 (2 pontos) Tomando por base a proposta apresentada por Ezequiel Theodoro da Silva, o planejamento de práticas de leitura significativas deve pautar-se no desenvolvimento de unidades de leitura. Estas devem ser construídas a partir de uma organização articulada, coerente e coesa de textos e atividades que levem o aluno-leitor à compreensão aprofundada de temas e ao domínio de suas habilidades leitoras.

Vá até a biblioteca de sua escola ou do seu polo e escolha dois livros, pelos quais os alunos entrarão em contato com a leitura literária naquele período. Selecione-os e ordene-os, explicando de que modo poderão ser trabalhados em sala de modo a permitir o desenvolvimento das habilidades de leitura referidas.

Livro 1. (titulo, seguido de atividade e tipo de habilidade)
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Livro 2. (titulo, seguido de atividade e tipo de habilidade)
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QUESTÃO 5 (2 pontos) Essa questão foi respondida como atividade proposta pela plataforma, referente ao trabalho com Um bilhete, de Machado de Assis.

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