quarta-feira, 2 de julho de 2014

AD2 CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO 2 2013.2



1ª Questão (5,0 Pontos)
O amido está em todas
Em cada região do mundo existe um padrão tradicional ou local de alimentação que oferece uma variedade necessária para a saúde e o crescimento. Desse modo, há regiões onde o arroz é o alimento básico. Em outras, a batata, ou ainda ambos. Com o alimento principal, combinam-se diferentes quantidades de vegetais, carnes, legumes (feijão, ervilhas e castanhas), peixes ou aves e molhos e temperos típicos. A alimentação básica ao redor do mundo é tipicamente rica em amido (presente no arroz e em outros cereais, na batata e na mandioca). Os acompanhamentos podem ser vegetais, feijões, ervilha, castanhas, carnes, peixes, ovos ou molhos feitos com estes alimentos. Eles vão fornecer outros tipos de nutrientes necessários para sermos saudáveis.
 (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias)

Levando em consideração o conteúdo da aula 13:
a)      Cite, pelo menos, cinco alimentos presentes na sua dieta diária.
b)     Identifique quais são os principais nutrientes que compõem cada um dos alimentos citados por você
c)      Após a identificação dos nutrientes, atribua a função principal a cada um deles: construtora, energética, reguladora, ou todas.
d)     Pesquise sobre a tradição alimentar de um país a sua escolha (exceto o Brasil),  comente sobre a variedade de alimentos consumidos por sua população e, ao final,  aproveite para identificar qual o alimento aparece como principal na dieta da maioria de seus habitantes.

Questão (5,0 Pontos)

Ainda em relação às aulas 25 e 26, leia os textos abaixo e visite a pagina da Campanha permanente contra o uso de agrotóxicos Par assistir ao vídeo “O veneno está na mesa”, cujo link segue abaixo:




Texto 1:
“O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
Com a aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras do país, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e preservação da natureza.”

(texto explicativo “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”)


Texto 2:

 Agrotóxicos na água podem ser causa de alergias

Um estudo publicado na revista americana Anais de Alergia, Asma e Inmunologia chama a atenção para o aumento da incidência de alergias a alimentos nos Estados Unidos, e diz que agrotóxicos usados para purificar a água podem ser a causa do problema.
Segundo a pesquisa, já são 15 milhões de pessoas que sofrem de alergias alimentares no país (Estados Unidos).
Entre as causas principais estaria uma alta presença de diclorofenóis, substância química usada em agrotóxicos em plantações e para purificar a água distribuída na rede de tratamento.
"Nossa pesquisa mostra que altos níveis de agrotóxicos que contêm diclorofenol podem diminuir a tolerância alimentar em algumas pessoas, causando alergias alimentares", diz a alergista Elina Jerschow, da Associação Americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI, na sigla em inglês).
"Este químico é encontrado com frequência em agrotóxicos usados por fazendeiros, em produtos para controlar insetos e pragas, e na água tratada", acrescenta.
De 10.348 pessoas que participaram de um levantamento do governo em 2005 e 2006, 2.548 tinham altos níveis de diclorofenóis na urina e 2.211 foram incluídos na pesquisa da ACAAI.
Neste segundo grupo, 411 tinham alergias alimentares e 1.016 tinham alergias a elementos do meio ambiente.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano diz ter registrado um aumento de 18% no número de casos de alergias entre 1997 e 2007. As mais comuns são as intolerâncias a leite, ovos, amendoins, trigo, castanhas, soja, peixe e frutos do mar.
"Estudos prévios mostraram que tanto as alergias alimentares quanto aquelas ligadas a poluição ambiental estão aumentando nos Estados Unidos. Os resultados do nosso estudo sugerem que essas duas tendências podem estar conectadas, e que o elevado uso de agrotóxicos e outros químicos está associado com uma maior incidência de alergias alimentares", explica a médica que chefiou o estudo.
E a equipe avisa que evitar tomar água da torneira pode não ser a solução.
"Outras fontes de diclorofenóis, como frutas e vegetais tratados com agrotóxicos, podem ter um papel mais representativo para causar alergias", disse Jerschow.
Os sintomas de alergias podem variar de uma leve irritação a reações que podem colocar a vida em risco, incluindo um choque anafilático.

 

a)   Discuta a necessidade de se compreender o funcionamento de alguns processos físicos e compostos químicos pode auxiliar no cuidado com a nossa saúde.

b)   Comente como a utilização de compostos químicos artificiais influencia na nossa saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário