quarta-feira, 2 de julho de 2014

AD2 PAULO FREIRE 2013.2 - OPTATIVA



A leitura da obra de Paulo Freire é sempre muito bem vinda, nos remete à profundas reflexões acerca da educação brasileira, seus sujeitos e os contextos históricos, políticos e sociais em que se encontram inseridos.

 

Dessa vez trabalharemos com o livro:  “Pedagogia do Oprimido,” Editora Paz e Terra, Rio de janeiro,1987  articulado com à  poesia de sua autoria: Escola é. Percebam a leveza contida na mesma e como o autor foi capaz de nos passar em linguagem clara, simples e moderna, a sua forma de ver e pensar a escola. Já o livro dedica suas reflexões acerca da educação.


A ESCOLA

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

de Paulo Freire

 

 

Responda as questões a seguir:

1ª Questão (5,0 pontos)

Elabore um texto (máximo dez linhas) que revele sua compreensão acerca do capítulo 2 do livro: Concepção “bancária” da educação como instrumento de opressão. Seus pressupostos, sua crítica, articulando seu texto com a  poesia.

 

2ª Questão (2,5 cada = 5,0 pontos)

Com exceção do capítulo 2 que já foi mencionado, escolha um capítulo do livro lido e, apresente duas (2) ideias do capítulo que estejam de acordo com a poesia “Escola é”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário