sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RESUMO UNIDADE II - METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2014.2)

UNIDADE II – ESTUDOS E PESQUISAS: 
INSTRUMENTAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

OBJETIVOS:
  • Perceber a importância do processo de escrita e leitura para a construção do texto científico.
  • Diferenciar algumas técnicas de estudo como sublinhar, esquematizar, resumir.
  • Elaborar esquemas e resumos a partir dos modelos apresentados
Introdução

Aprenderá a importância da leitura e algumas técnicas que são fundamentais para a construção do texto científico, uma escrita com regras bem marcadas.

A redação da monografia de conclusão do curso, ao contrário do que se possa imaginar, inicia-se nas primeiras aulas do curso, quando o aluno começa o aprofundamento nos módulos teóricos e recebe orientações bibliográficas.
Desta forma, procuraremos conduzir nosso leitor, que é você, aluno de um curso de especialização. Vamos considerar juntos, três elementos fundamentais em um texto:
  •  A autoria definida;
  • A originalidade;
  • O prazer do texto.
A terceira, o prazer do texto, remete às qualidades do texto compreendido como uma unidade. São elas: coesão e coerência.

As duas primeiras, autoria e originalidade, são raízes da mesma arvore. A autoria só ganha visibilidade devido à existência de originalidade na escrita.

Cabe naturalmente uma indagação: como conseguir escrever sem parafrasear os textos lidos a respeito do tema de uma monografia?

Desenvolvimento

1ª Função da escrita

Teve e continua tendo a função de contar as descobertas, as invenções de todos os tempos, de registrar os avanços científicos, etc.

Pela escrita o homem se faz sujeito da sua história.

Queremos chegar à associação do conhecimento, que você provavelmente tem, de linguagem simbólica com a representação por um sistema escrito. Desta forma podemos afirmar que o falante dispõe de um sistema falado representável por um sistema escrito. São, portanto, dois sistemas distintos. O falado é mais amplo e sua aquisição é anterior à aquisição do escrito.

Você com certeza recriou o mundo, reproduzindo seres humanos, bichos e nuvens. Construiu um diário de bordo de forma sistêmica e paciente.

Todo ser humano, cada vez que se encontra diante de um espaço de terra, de uma parede, de uma folha de papel ou tela de computador, anseia por deixar a marca de suas ideias e descobertas para que outros o leiam.

Portanto, comprova-se que o processo de aquisição da escrita e de suas regras não simultâneo ao desenvolvimento da fala.

2ª Função da escrita

A escrita foi apropriada pela escola como objeto a ser tratado e reparado de forma homogênea. Sentimentos de impossibilidade de escrita que podem ficar marcados não só na impossibilidade de escrita, mas também organicamente.

Baseada na pratica de escrita dos diários, as rodas e registros funcionam como facilitadores para a construção de conhecimentos significativos para o sujeito. Diários de alunos e professores são meios e formas de encontro da escrita do vivido. Os textos produzidos são lidos pelo grupo. Trata-se de um processo de produção coletiva, com tolerância de todos.

Ao longo do processo de pesquisa os textos lidos farão parte do processo histórico de sua produção como pesquisador. Você poderá encontrar um texto ou artigo interessante ao estudo, porém, se ele não for separado e guardado, a informação acabará sendo perdida. Então reserve uma pasta para arquivo.

Na leitura para a pesquisa exige um trabalho metódico e diferenciado dos procedimentos, exercitados no cotidiano e com finalidade de estudo acadêmica. Essas técnicas constituem um instrumental teórico e metodológico que lhe servirá como guia.

As fases da leitura informativa ou de estudo são as seguintes: 
a) Leitura de reconhecimento ou pré-leitura: é oferecer uma visão global do assunto. 
b) Leitura seletiva: é a que objetiva a seleção das informações que interessam à elaboração do trabalho. 
c) Leitura interpretativa: mais complexa.

Segundo Andrade (1999) sublinhar é a técnica indispensável não só para elaborar esquemas e resumos, mas também para ressaltar as ideias importantes de um texto, com as finalidades de estudo, revisão, memorização do assunto ou para utilizar em citações.

Deve-se, porém, evitar excessos de marcas porque dificulta o trabalho de síntese. Ao final pode-se comparar o texto original com o que foi sublinhado.

Elaboração de esquemas

Correspondem as palavras-chave que aparecem como esqueleto do texto. Uma prévia para um resumo. É de caráter livre. Podem ser usadas setas, chaves, símbolos diversos, cores.

As qualidades dos esquemas são as seguintes: 

a) Flexibilidade: é capacidade de se adaptar a realidade e não a realidade ao esquema. 
b) Fidelidade ao original: esquematizar não é deturpar, mas sintetizar. 
c) Estrutura lógica do assunto: organiza-se pelo esquema a relação da ideia importante e seu desenvolvimento. 
d) Adequação do assunto estudado: é mesmo que funcionalidade. 
e) Utilidade de emprego: tem por objetivo auxiliar a captação do conjunto e servir para   comunicar algo. 
f) Cunho pessoal: traduz atitudes e modo de agir de cada um, varia de pessoa para pessoa.

Esquemas com modelos de chaves: apresenta um título que expressa a ideia central. A ordenação das ideias obedece à seguinte divisão: as de sentido mais amplo ficam à esquerda das de sentido menos amplos; as ideias que tem o mesmo tipo de relação ficam umas sob as outras. Abre-se chaves a medida que as ideias vão sendo encontradas.

Esquemas em gráficos: obedece o mesmo principio os outros esquemas: as ideias reduzidas devem estar dispostas logicamente, segundo seus relacionamentos no texto.

Modelo de esquema em numeração progressiva: auxilia na formação de uma gestalt (=estrutura). É bem mais fácil nosso cérebro armazenar informações que foram sintetizadas a partir de um profundo trabalho cognitivo. Ele apresenta todas as ideias do texto, organizando um relacionamento entre as secundárias e as principais.

Resumos

Há vários tipos de resumos, mas devem: apresentar de maneira sucinta o assunto da obra; respeitar a ordem das ideias e fatos apresentados; a linguagem deve ser objetiva, evitando a transcrição de frases do original.

Tipos de resumos: 
a) Resumo descritivo ou indicativo: descreve os tópicos do texto original e enuncia os conteúdos, não ultrapassando quinze ou vinte linhas. 
b) Resenha: é um resumo crítico, reduz o texto e permite opiniões e comentários, incluindo julgamento de valores. 
c) A sinopse: é um tipo de resumo que enuncia o tema ou assunto e as partes principais da obra resumida.

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