sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RESUMO UNIDADE VI - METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2014.2)

UNIDADE VI: PESQUISA DOCUMENTAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO
E ANÁLISE DE DISCURSO


OBJETIVOS:F
  • Fazer com o leitor desta unidade assimile as características da análise de conteúdo e da análise de discurso como instrumental para a atividade de pesquisa documental.

 Desenvolvimento:

Primeiramente é necessário apresentar as características da pesquisa documental e, logo a seguir, a da bibliográfica.

1) Pesquisa documental: 
 
2) Pesquisa bibliográfica:
 

A pesquisa documental pode ser realizada com documentos de natureza quantitativa.

As fases da pesquisa documental envolvem:
Quanto ao tratamento dos dados, dois procedimentos metodológicos devem ser considerados:

 

Os conteúdos patentes e latentes são analisáveis.

2a) Análise do conteúdo: A análise de conteúdo oferece a possibilidade ao pesquisador de:

 

A análise de conteúdo não é puramente descritiva.

Lasswell, citado em Chizzotti (2006), estabelece cinco questões no processo de análise de conteúdo:

O pesquisador depreende do texto as características, a mensagem e a intenção.

Como qualquer estudo, a pesquisa que se baseia na análise de conteúdo precisa:

  

Na parte quantitativa da análise, é estabelecida a freqüência de palavras representativas de categorias e de atributos da temática textual, que propiciou a construção do texto-documento.

2b) Análise do discurso: A análise de discurso situa-se além da textura formal, pretende captar o sentido do texto.

Diferente da análise de conteúdo que pretende extrair o sentido do texto, a análise de discurso pretende extrair os sentidos subjacentes.

Segundo Orlandi (2003), o discurso produz sentidos por meio da linguagem dos textos. Cabe, portanto, tomar texto como diferente de discurso e levar em conta que os dois constituem o que regularmente chamamos de texto.

A análise de discurso pode ser aplicada também a estudos de textos legais e sua produção de sentidos.

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