UNIDADE VII:
PESQUISAS ATIVAS: PESQUISA-AÇÃO E PESQUISA
PARTICIPANTE
OBJETIVOS:
- Fazer com o leitor desta unidade assimile as características da análise de Identificar as características das pesquisas ativas.
- Reconhecer os diferentes campos de aplicação da pesquisa- ação e pesquisa participante.
Introdução:
O termo pesquisa ativa surgiu como uma
crítica ao modelo convencional de pesquisa, que privilegiava descrições
explanativas.
Então, a pesquisa
ativa leva em conta se o objeto é das ciências humanas ou das ciências sociais,
inclusive enfatiza a relação entre pesquisador e pesquisado, na busca da
superação de um determinado problema enfrentado.
Desenvolvimento:
Função e importância da pesquisa-ação
As pesquisas ativas,
de modo geral, visam auxiliar a promoção de algum tipo de mudança desejada,
pressupõem uma tomada de consciência tanto dos investigados como dos
investigadores dos problemas próprios e dos fatos que o determinam para
estabelecer os objetivos e as condições de pesquisa, formulando os meios de
superá-los. (Chizzotii, 2006, p. 77)
Elas assumem de
acordo com seus pesquisadores várias denominações, como dialógica, interativa,
endógena, emancipatória que podem ser sintetizadas em:
1. Pesquisa-ação
2. Pesquisa
participativa
1) Pesquisa-ação - objetivo:
realização de diagnóstico da situação.
As pesquisas ativas
foram bastante utilizadas nos institutos de psiquiatria dos anos 70, como uma
tentativa de mudança da prática do modelo manicomial que alieanava o paciente psiquiátrico.
No campo educacional,
o objeto da pesquisa ativa era o envolvimento dos professores na solução dos
problemas das instituições escolares.
Há um outro campo de
pesquisa-ação, baseado no pensamento de Gramsci, denominada pesquisa-ação
radical, sendo o seu foco a emancipação e a superação do constrangimento do
poder, principalmente dos grupos periféricos da sociedade.
Etapas da
pesquisa-ação:
- fase de definição do problema, da escolha da instituição, das informações preliminares disponíveis;
- formulação do problema: a partir de definido claramente o problema, inicia-se uma série de coletas de informações, documentais ou orais para definir melhores ações;
- fase da implementação de um plano de ação com os objetivos, as pessoas envolvidas, as formas de execução e meios;
- execução da ação: deve ser acompanhada em todos os seus detalhes;
- avaliação da ação, dos resultados, que pode implicar a redefinição do problema, se necessário, e até de um novo plano de ação;
- continuidade da ação: o resultado dos planos desenvolvidos e das soluções dadas requer a discussão partilhada pelo grupo, de modo que haja solidariedade nas ações escolhidas e em suas conseqüências.
2) Pesquisa
participativa: A pesquisa participativa distingue-se da pesquisa-ação, embora possua
nela suas origens.
“Trata-se de um
modelo e de um meio de mudança efetiva para a qual os sujeitos implicados devem
elaborar e trabalhar uma estratégia de mudança social.”
Importância da pesquisa participante
- Ela é importante pelos seus aspectos metodológicos e epistemológicos, porém acentua-se no segundo aspecto, porque o conhecimento é considerado como um instrumento essencial para medidas profundas.
- Ela é importante porque vincula-se à imersão prática, no sentido das comunidades não terem somente seus problemas estudados, mas terem formas para resolvê-lo.
- Ela é importante porque uma das suas pretensões é contribuir para que as comunidades se tornem sujeitos capazes de história própria, individual e coletiva.
Sujeito e objeto da
pesquisa participante
O objeto é o sujeito
em seu sentido pleno. A observação participante é parte do projeto que adota a
observação participante.
Passos da pesquisa
Grossi (In: Demo,
2004) aponta os passos da pesquisa participante, objetivando a conscientização,
como utilizada por Paulo Freire:
- crítica da realidade social vigente, mobilização coletiva para a transformação social;
- revisão crítica da ação implementada;
- replanejamento da ação futura;
- reavaliação do diagnóstico prévio da realidade social.
Quanto aos critérios formais esta proposta científica, da pesquisa participante, necessita ser:
- Coerente - manter relação entre os conceitos, as categorias-chave, ter começo- meio e fim;
- Sistemática – necessita dar conta do tema com profundidade, estudando a questão por diversos ângulos, revendo autores e teorias;
- Consistente- necessita argumentar, buscar explicações, além das descrições, da acumulação de fatos e constatações;
- Original- precisa inovar, não sendo reprodutivo;
- Objetivada - captar a realidade, evitando submissões ideológicas e preconceitos;
- Discutível- o texto precisa ser discutido, argumentado, contra argumentado tanto por simpatizantes quanto por adversários.
Estas características
da pesquisa participante levaram a uma perspectiva fundamental, nos anos 60, e
culminou na organização de associações de grupos socialmente excluídos:
empowerment.
Pesquisa de coleta de
dados
Coleta de dados é um
momento fundamental do processo de pesquisa, em que o pesquisador irá ao campo
de estudo recolher os dados que deseja verificar, para responder às questões do
problema que deseja investigar. Cada procedimento de pesquisa utiliza
determinadas formas para coleta.
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