CLASSIFICAÇÃO DE
PESQUISA
OBJETIVOS:
- Conceituar pesquisas sob diversos enfoques;
- Conceituar objeto científico;
- Identificar as formas de classificar pesquisas;
- Reconhecer as principais características de tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e documental.
Introdução: todo campo de
conhecimento possui seu objeto, a educação também.
Desenvolvimento:
1.
Pesquisa
e objeto científico: algumas definições
2.
A
teoria já construída em função de fenômenos e processos tem caráter total?
Nenhuma teoria dá
conta de explicar todos os fenômenos e processos.
A teoria é uma
construção parcial.
3.
Objeto Científico
- Algumas considerações:
A
ciência trabalha com uma realidade construída.
O
objeto científico é transitório, não é eterno, encontra-se em constante transformação
e pode ser falsificável.
Segundo
Minayo (1986), o objeto das ciências sociais é histórico. É complexo,
contraditório, sempre em profunda transformação, imerso em instituições,
legislação e ideologia.
Ele possui
consciência histórica: tanto pesquisadores como os grupos pesquisados são
autores de suas histórias e fruto de um tempo histórico.
4.
Como
classificar as pesquisas?
4.1.
Segundo
seus objetivos podem ser classificadas como:
a) Pesquisas exploratórias: proporcionar maior
familiaridade com o problema, podendo torná-lo mais explícito para a construção
de hipóteses.
Exemplos:
-
levantamentos bibliográficos
- entrevista com
pessoas
b) Pesquisas descritivas: descrição das
características de determinada população ou fenômeno.
- geralmente assumem a forma de
levantamentos.
- são geralmente solicitados por empresas.
c) Pesquisas
explicativas: identificar os
fatores que contribuem para a ocorrência de um fenômeno. Exigem que o fenômeno
esteja descrito e detalhado.
4.2.
Segundo
procedimentos técnicos utilizados
O elemento mais
importante é a fonte de coleta de dados.
A fonte de
consulta define o tipo de pesquisa. Há dois grandes grupos de fontes:
1- FONTES DE PAPEL (pesquisa bibliográfica e pesquisa documental)
2- FONTES EM PESSOAS (pesquisa experimental, pesquisa
ex-post-facto, levantamento de dados e estudo de caso). Alguns autores incluem
ainda neste grupo mais dois tipos de pesquisa: pesquisa-ação e pesquisa participante.
1- FONTES DE PAPEL: livros, publicações
periódicas e impressos diversos – são exigências de uma pesquisa
bibliográfica.
1a) Pesquisa
bibliográfica:
baseia-se em material já elaborado, por exemplo, livros e artigos científicos.
- Livros que podem ser de leitura corrente
ou de referência.
Leitura corrente que podem ser:
- obras literárias (romance, poesia, teatro).
- de divulgação que proporcionam conhecimento
científico.
Livros
de referência ou livros de consulta
- informativos: contém as informações que se
busca. Exemplos: dicionários, enciclopédias e outros.
- referência remissiva: contém informações em
forma de lista. Exemplos: catálogos e outras fontes.
- Publicações
Periódicas: são aquelas que assumem forma de fascículos, em intervalos
regulares ou irregulares, podendo tratar de assuntos diversos. As principais publicações
são jornais e revistas.
Observação:
Atualmente podemos realizar pesquisas bibliográficas com acervo de qualidade na
Web.
1b) Pesquisa documental: a diferença está na natureza da fonte.
Os livros são localizados em bibliotecas virtuais ou
reais. Os documentos são fontes dispersas e diversificadas.
Exemplos:
correspondência pessoal, documentos cartoriais, registro de batismo, epitáfios,
etc.
2 – FONTES EM
PESSOAS:
2a) Pesquisa
experimental:
consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam
capazes de influenciá-lo, definir formas de controle e observação dos efeitos que
a variável produz no objeto.
* Utilizado
em psicologia, nos estudos da aprendizagem, na psicologia social, no estudo das
atitudes e nos efeitos da propaganda.
* Pesquisador
ativo.
* Pode
ser elaborada em qualquer espaço e deve apresentar 3 propriedades:
- manipulação
- controle
- distribuição das variáveis de estudo
2b)Pequisa ex-post-facto: a partir do fato
passado. Tem como objetivo verificar as relações entre as variáveis.
·
Situa-se
esse grupo de como um controle atual, por isso essa pesquisa é também denominada
de pesquisa correlacional.
Estudo de Coorte: relaciona-se a um
grupo de pessoas com características comuns constituindo, assim, a amostra a
ser acompanhada num certo espaço de tempo.
2c) Levantamento de dados: este estudo é
realizado pela interrogação direta de pessoas cujo comportamento deseja ser
conhecido. Recolhem-se informações de um grupo significativo e a seguir
procede-se a uma análise qualitativa.
2d) Estudo de caso: ele pode se referir a
um fato simples, específico ou ainda algo mais complexo, como uma escola. É uma
metodologia que deve ser usada quando se pretende estudar algo particular e
único.
* Acontece
num espaço naturalístico e busca retratar o contexto e a realidade de forma
completa e profunda.
- História de vida: é um relato retrospectivo
de uma experiência pessoal, oral ou escrito, relativo a fatos e acontecimentos
significativos e constitutivos.
* Autobiografia,
biografia, história de vida, relatos de vida, memória, história oral, abordagem
biográfica, etnográfica, etc. (particularidades teórico-metodológicas).
* Segundo
Chizinotti, narram a vida de um indivíduo ou de um grupo, apóiam-se também em
variadas fontes de informação, entrevistas ou outras fontes.
* Pode
ser chamada também de abordagem biográfica ou método biográfico.
- Abordagem etnográfica: uma pesquisa etnográfica apreende as
características do grupo estudado, de forma que o leitor possa, ao ler o
estudo, transportar-se para a realidade cultural do grupo.
* Seis
características:
* As
3 fases da abordagem etnográfica:
1ª) Exploração: escolha do campo
2ª) Decisão: sistematização da coleta
3ª) Descoberta: articulação entre teoria e
dados
·
Consentimento
livre e esclarecido: é o consentimento assinado pelo sujeito da pesquisa ao seu
representante legal.
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