Questões
da AD1 – Gestão II
1) Leia e responda:
“... ao
se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não
estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem – mas
dividindo responsabilidades” (PARO, 1987,
p. 52)
a) (1,0 ponto) Quais são as instâncias
que podem participar da gestão escolar e qual é o papel de cada uma delas?
b) (1,0 ponto) O que a escola estará
ganhando com essa divisão de responsabilidades?
c) (1,0 ponto) Como a
escola pode ampliar as condições de efetiva participação democrática de toda a
comunidade escolar?
2) (2,5
pontos) Segundo Paulo Freire a escola
não é a alavanca da transformação social, mas sem ela essa transformação não se
fará sem ela” (GADOTTI, 1984 P.73) A partir dessa afirmação e com base na
leitura dos textos, o que é fundamental para que a gestão democrática deixe de
ser utopia e possa efetivamente ser alcançada pelas escolas?
3)
(2,0 pontos) Pensando como um gestor de uma
escola monte uma fala onde você convença professores, funcionários e pais de
alunos sobre o papel da avaliação na construção de uma gestão democrática
descentralizada.
4)
Pense
em seu município. Você vivenciou alguma importante mudança nas políticas
educacionais? Como foram elas?
a)
(1,5
ponto) Analise “caso”
estudado no texto 3 (OLIVEIRA e DUARTE, 1997) e, se possível, compare com o
“caso” do seu município. (Você deve eleger 3 critérios de análise).
b)
(1,0
ponto) Comente a
política para docência do(s) caso(s) analisado(s).
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