segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AD1 GESTÃO 2 2011.1


Questões da AD1 – Gestão II



1)      Leia e responda:

“... ao se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem – mas dividindo responsabilidades” (PARO, 1987, p. 52)

a) (1,0 ponto) Quais são as instâncias que podem participar da gestão escolar e qual é o papel de cada uma delas?


b) (1,0 ponto) O que a escola estará ganhando com essa divisão de responsabilidades?

    
c) (1,0 ponto) Como a escola pode ampliar as condições de efetiva participação democrática de toda a comunidade escolar?

2)  (2,5 pontos) Segundo Paulo Freire a escola não é a alavanca da transformação social, mas sem ela essa transformação não se fará sem ela” (GADOTTI, 1984 P.73) A partir dessa afirmação e com base na leitura dos textos, o que é fundamental para que a gestão democrática deixe de ser utopia e possa efetivamente ser alcançada pelas escolas?
3)      (2,0 pontos) Pensando como um gestor de uma escola monte uma fala onde você convença professores, funcionários e pais de alunos sobre o papel da avaliação na construção de uma gestão democrática descentralizada.

4)      Pense em seu município. Você vivenciou alguma importante mudança nas políticas educacionais? Como foram elas?


a)        (1,5 ponto) Analise “caso” estudado no texto 3 (OLIVEIRA e DUARTE, 1997) e, se possível, compare com o “caso” do seu município. (Você deve eleger 3 critérios de análise).


b)        (1,0 ponto) Comente a política para docência do(s) caso(s) analisado(s).

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário