CHAVE PARA A CORREÇÃO DA AD1 2010.1
(Gestão 2)
1) Leia e responda:
“... ao
se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não
estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem – mas
dividindo responsabilidades” (PARO,
1987, p. 52)
a) (1,0 ponto) Quais são as instâncias
que podem participar da gestão escolar e qual é o papel de cada uma delas?
Instâncias
colegiadas conselhos escolares, associação de pais, grêmios estudantis, fórum
de funcionários, principalmente os de apoio, professores. Todas as instâncias
deverão viabilizar o projeto de democratização na escola (TEXTO 1 - PÁG.52). Apresenta também as funções das instâncias
colegiadas como a do conselho escolar (PÁG.53)
b) (1,0 ponto) O que a escola estará ganhando
com essa divisão de responsabilidades?
Gestão
compartilhada (TEXTO 2 – PÁG. 502),
escola participativa (TEXTO 1 - PÁG.53),
democratização da gestão (TEXTO 2 – PÁG.508)
(Aponta proposta de participação)
c) (1,0 ponto) Como a
escola pode ampliar as condições de efetiva participação democrática de toda a
comunidade escolar?
Oportunizando
a participação efetiva na avaliação da gestão pela comunidade escolar (TEXTO 2 – PÁG. 514)
2) (2,5 pontos) Em uma de suas obras,
Paulo Freire diz que a educação não é a
alavanca da transformação social, mas sem ela essa transformação não se dá.
A partir dessa afirmação e com base na leitura dos textos, o que é fundamental
para que a gestão democrática deixe de ser utopia e possa efetivamente ser
alcançada pelas escolas?
Para deixar de ser utopia,
segundo Paro (TEXTO 1 – PÁG. 52) precisa
ser transformado o sistema de autoridade e a distribuição do trabalho no
interior da escola deixando de ser utopia para materializar-se em realidade.
3) (2,0
pontos) Pensando como
um gestor de uma escola monte uma fala onde você convença professores,
funcionários e pais de alunos sobre o papel da avaliação na construção de uma
gestão democrática descentralizada.
A fala poderá estar
fundamentada nas concepções de gestão democrática e avaliação propostas pelo
texto2.
4) Pense em seu município. Você vivenciou
alguma importante mudança nas políticas educacionais? Como foram elas?
(1,5 ponto) Analise
“caso” estudado no texto 3 (OLIVEIRA e DUARTE, 1997) e, se possível, compare
com o “caso” do seu município. (Você deve eleger 3 critérios de análise).
(1,0 ponto) Comente
a política para docência do(s) caso(s) analisado(s).
O aluno poderá apontar os
artigos relativos às políticas de educação e as reformas de ensino discutidos
nos textos 2, 3 e os demais, além de citar alguma experiência vivenciada na
implementação das políticas educacionais como aponta o texto4.
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