segunda-feira, 7 de novembro de 2011

GABARITO AD1 GESTÃO 2 2010.1


CHAVE PARA A CORREÇÃO DA AD1 2010.1

(Gestão 2)

1)    Leia e responda:

“... ao se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem – mas dividindo responsabilidades” (PARO, 1987, p. 52)

a) (1,0 ponto) Quais são as instâncias que podem participar da gestão escolar e qual é o papel de cada uma delas?

Instâncias colegiadas conselhos escolares, associação de pais, grêmios estudantis, fórum de funcionários, principalmente os de apoio, professores. Todas as instâncias deverão viabilizar o projeto de democratização na escola (TEXTO 1 - PÁG.52). Apresenta também as funções das instâncias colegiadas como a do conselho escolar (PÁG.53)

b) (1,0 ponto) O que a escola estará ganhando com essa divisão de responsabilidades?

Gestão compartilhada (TEXTO 2 – PÁG. 502), escola participativa (TEXTO 1 - PÁG.53), democratização da gestão (TEXTO 2 – PÁG.508) (Aponta proposta de participação)

c) (1,0 ponto) Como a escola pode ampliar as condições de efetiva participação democrática de toda a comunidade escolar?

Oportunizando a participação efetiva na avaliação da gestão pela comunidade escolar (TEXTO 2 – PÁG. 514)

2)  (2,5 pontos) Em uma de suas obras, Paulo Freire diz que a educação não é a alavanca da transformação social, mas sem ela essa transformação não se dá. A partir dessa afirmação e com base na leitura dos textos, o que é fundamental para que a gestão democrática deixe de ser utopia e possa efetivamente ser alcançada pelas escolas?

Para deixar de ser utopia, segundo Paro (TEXTO 1 – PÁG. 52) precisa ser transformado o sistema de autoridade e a distribuição do trabalho no interior da escola deixando de ser utopia para materializar-se em realidade.

3)    (2,0 pontos) Pensando como um gestor de uma escola monte uma fala onde você convença professores, funcionários e pais de alunos sobre o papel da avaliação na construção de uma gestão democrática descentralizada.

A fala poderá estar fundamentada nas concepções de gestão democrática e avaliação propostas pelo texto2.

4)    Pense em seu município. Você vivenciou alguma importante mudança nas políticas educacionais? Como foram elas?

(1,5 ponto) Analise “caso” estudado no texto 3 (OLIVEIRA e DUARTE, 1997) e, se possível, compare com o “caso” do seu município. (Você deve eleger 3 critérios de análise).

(1,0 ponto) Comente a política para docência do(s) caso(s) analisado(s).



O aluno poderá apontar os artigos relativos às políticas de educação e as reformas de ensino discutidos nos textos 2, 3 e os demais, além de citar alguma experiência vivenciada na implementação das políticas educacionais como aponta o texto4.

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