segunda-feira, 1 de julho de 2013

AD1 ADOSLESCÊNCIA E JUVENTUDE - 2012.2 (OPTATIVA)



   “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.


1-Questão:

Leia atentamente a seguinte passagem:

A adolescência é um período fundamental, turbulento, de transição entre a infância e a vida adulta, ou, mais precisamente, corresponde ao fechamento da infância e a abertura para os deveres, direito e responsabilidades da vida adulta. Não obstante, o que entendemos por adolescência não pode ser concebido como uma categoria universal e fora das determinações históricas. Porém isso não quer dizer que, mundialmente, a juventude seja desconhecida, mas que os seus atributos são bastante variáveis como o são as diferentes culturas.
A adolescência que abordamos é um fenômeno do século 20 e que passou por mudanças consideráveis na segunda metade do século passado, principalmente com o advento da cultura juvenil. Isso quer dizer que a partir dos anos 60 do século 20 a adolescência é pensada segundo um discurso próprio, apresenta modos diferenciados de vestimenta em comparação com a infância e com a vida adulta, tipo de música, locais de diversão e maneiras próprias de constituição de laços afetivos e amorosos.
Focalizando a adolescência podemos afirmar que o passado, a infância, serve de um suporte para os enfrentamentos da vida adulta, porém com recursos diferenciados. Eis o que se espera da solução dos conflitos do jovem em face do desprendimento da infância e do enfrentamento e produção de condições para a vida adulta. Notadamente, há nisso uma particularidade: os chamados sonhos da juventude que, apesar de aparecerem nesta etapa da vida podem persistir por todo o percurso da existência.

A seguir responda as seguintes questões (cada questão vale 1 ponto):


1 – Qual o sentido da infância para a adolescência?



2 – Podemos considerar a maioridade como adolescência?



3 – Como podemos explicar o luto pela perda da infância?

         

4 – Cite as principais características da puberdade e da adolescência?



5 – Por que, em nosso tempo, a adolescência é prolongada?


Nenhum comentário:

Postar um comentário