segunda-feira, 1 de julho de 2013

GABARITO AP1 ALFABETIZAÇÃO 2 - 2013.1



GABARITO DA PROVA DE ALFABETIZAÇÃO 2:
Coordenação Adrianne Ogêda. Tutoria: Tania Cozzi.

1)    A poesia como gênero textual que trabalha com ritmo, cadência, metáforas, riqueza e diversidade de palavras, pode ser articulada com diversas linguagens. As linguagens NÃO se referem às disciplinas curriculares. Artes visuais, dança, teatro, música, literatura são exemplos de diferentes linguagens que, no diálogo com as poesias, constituem-se em formas de expressar os sentidos que as poesias permitem produzir. 

2)    Para Paulo Freire a palavra falada, escrita, lida está ligada a todas as experiências culturais dos sujeitos, suas referências e formas de pensar, sentir e compreender o mundo. O aprendizado da leitura e da escrita formais constituem-se em ampliação da possibilidade de diálogo com o mundo, pois instigam novas formas de pensar e ver, além de viabilizar a que os sujeitos pronunciem sua palavra, dando visibilidade e força ao que pensam, sentem, vivem. 

3)    A literatura desescolariza-se quando é reconhecida como arte, isto é, quando compreende-se que um bom trabalho com a literatura não acontecerá dissecando-a e fazendo interpretações textuais desconectadas dos sentidos que os sujeitos produzem nas leituras que produzem.

4)    a) ( ) todas as respostas acima.
           b) ( ) só  têm um conhecimento instrumental da língua escrita.
           c) ( ) reconhecer a linguagem do aluno como legítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário