GABARITO DA PROVA DE ALFABETIZAÇÃO 2:
Coordenação Adrianne Ogêda. Tutoria: Tania Cozzi.
1)
A poesia como gênero textual que trabalha com
ritmo, cadência, metáforas, riqueza e diversidade de palavras, pode ser
articulada com diversas linguagens. As linguagens NÃO se referem às disciplinas
curriculares. Artes visuais, dança, teatro, música, literatura são exemplos de
diferentes linguagens que, no diálogo com as poesias, constituem-se em formas
de expressar os sentidos que as poesias permitem produzir.
2)
Para Paulo Freire a palavra falada, escrita,
lida está ligada a todas as experiências culturais dos sujeitos, suas
referências e formas de pensar, sentir e compreender o mundo. O aprendizado da
leitura e da escrita formais constituem-se em ampliação da possibilidade de
diálogo com o mundo, pois instigam novas formas de pensar e ver, além de
viabilizar a que os sujeitos pronunciem sua palavra, dando visibilidade e força
ao que pensam, sentem, vivem.
3)
A literatura desescolariza-se quando é
reconhecida como arte, isto é, quando compreende-se que um bom trabalho com a
literatura não acontecerá dissecando-a e fazendo interpretações textuais
desconectadas dos sentidos que os sujeitos produzem nas leituras que produzem.
4)
a) ( ) todas as respostas acima.
b) ( ) só têm um conhecimento instrumental da língua
escrita.
c) ( ) reconhecer a linguagem do
aluno como legítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário