segunda-feira, 1 de julho de 2013

GABARITO AP3 LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR - 2013.1


1.1. supõe-se que na resposta o aluno valorize o hábito de ler e o identifique com o prazer de ler. Apresente a literatura de ficção como modo de ampliação da capacidade de imaginar, como desenvolvimento do traço lúdico. O aluno pode apontar para os limites tênues entre o real e o imaginário.

1.2. leitura criativa, por meio da qual o leitor amplia mentalmente a história, o contexto, e leva isso para a leitura do mundo. Essa leitura vai além da decodificação da escrita, passa pela compreensão, chega à interpretação. A leitura ampla é a leitura reflexiva.

2.1. o poeta utiliza a metáfora, isso é, dá um sentido figurado ao ato de catar feijão, aproximando-o com o ato da criação.

2.2. levar os alunos a repetirem na sala o gesto de catar feijão do modo como o poeta o descreve. Depois de observarem o que realmente acontece com o feijão, pode-se levar os alunos a tentarem compor um poema a partir de uma relação aleatória de palavras.

3. o maravilhoso e a realidade se misturam na ficção, dão asas à imaginação, fazendo animais falarem, por exemplo, como na fábula. Há alunos que criaram até mesmo um quadro comparativo, elegendo um campo para os ancestrais, como o bicho mangaláu, que é comparado aos bruxos de Branca de neve e Harry Potter, como livros para jovens escritos na atualidade.

4. exemplos de diálogos, de personagens, de enredo, de tempo e de espaço, à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário