1.1. supõe-se que na resposta o
aluno valorize o hábito de ler e o identifique com o prazer de ler. Apresente a
literatura de ficção como modo de ampliação da capacidade de imaginar, como
desenvolvimento do traço lúdico. O aluno pode apontar para os limites tênues
entre o real e o imaginário.
1.2. leitura criativa, por meio da
qual o leitor amplia mentalmente a história, o contexto, e leva isso para a
leitura do mundo. Essa leitura vai além da decodificação da escrita, passa pela
compreensão, chega à interpretação. A leitura ampla é a leitura reflexiva.
2.1. o poeta utiliza a metáfora,
isso é, dá um sentido figurado ao ato de catar feijão, aproximando-o com o ato
da criação.
2.2. levar os alunos a repetirem na
sala o gesto de catar feijão do modo como o poeta o descreve. Depois de
observarem o que realmente acontece com o feijão, pode-se levar os alunos a
tentarem compor um poema a partir de uma relação aleatória de palavras.
3. o maravilhoso e a realidade se
misturam na ficção, dão asas à imaginação, fazendo animais falarem, por
exemplo, como na fábula. Há alunos que criaram até mesmo um quadro comparativo,
elegendo um campo para os ancestrais, como o bicho mangaláu, que é comparado
aos bruxos de Branca de neve e Harry Potter, como livros para jovens escritos
na atualidade.
4. exemplos de diálogos, de
personagens, de enredo, de tempo e de espaço, à vontade.
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