segunda-feira, 1 de julho de 2013

AD2 EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (ECN) - 2012.2 (OPTATIVA)


1 – Questão (4,0 pontos)

Leia o texto e responda o que se pede:

“Uma das maiores preocupações atuais do planeta é a escassez de água. Isto se deve, basicamente, à má gestão dos recursos hídricos e ao aumento da demanda na utilização do mesmo. É sabido, portanto, que cerca de 70% do planeta é coberto por água, porém apenas 2% da água do planeta é potável – ou seja, própria para o consumo humano. Desta pequena parcela, 90% se encontra no subsolo e o restante nas regiões polares, em forma de gelo.
Ou seja: a água para o consumo humano, como beber, tomar banho, preparar alimentos, etc, é muito pouca – e está diminuindo, pois mais da metade dos rios do mundo vem sofrendo com um crescente assoreamento tendo seu fluxo diminuído e, sendo muitas vezes contaminado, ameaçando a saúde das pessoas.”
(Texto Adaptado - http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27176&action=geral)

a) Como é possível observar, a água é um elemento de fundamental importância para os seres humanos, bem como, a de todas as espécies da natureza. Assim sendo, quais as principais contribuições da água à vida humana no planeta?

b) A poluição da água aliada ao seu desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse precioso recurso natural. Deste modo, com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.

2 – Questão (6,0 pontos)

Com base na afirmativa apresentada, responda:

“O tema da sustentabilidade confronta-se com o paradigma da “sociedade de risco”. Isso implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora. (...)”
(Fonte: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE - PEDRO JACOBI)

a) O que se entende por “sociedade de risco”?

b) Informação, educação ambiental e perspectiva integradora, são realmente caminhos possíveis para se alterar o quadro atual de degradação socioambiental? Como?

c) Neste contexto e, afim de desenvolver o pensamento crítico de seus alunos, sobre o mundo em que se encontram inseridos, como abordaria, em sala de aula, o conceito de desenvolvimento sustentável e suas consequências na dinâmica do mundo atual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário