segunda-feira, 1 de julho de 2013

AD2 PSICOPEDAGOGIA -2012.2 (OPTATIVA)



Questão 1 
Vimos na aula 10 que o brinquedo e a brincadeira são de extrema importância para o desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança. Cite uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da noção de quantidade na criança e justifique, a partir da leitura realizada, a sua resposta (2,0).

Questão  2
Quando a criança brinca de faz-de-conta, ela se afasta um pouco da realidade e "funciona" em um plano no qual ela não se insere na sua vida cotidiana. Um exemplo disto é a brincadeira de "papai, mamãe e filhinho". A criança funciona como mãe, mas ela não é mãe ainda. 1) A que habilidade mental se refere essa brincadeira? 2) E por que esta habilidade mental é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança? Responda de acordo com o que foi visto na aula 10 (2,0).

Questão 3
Mariana, com um ano e meio de idade, fala sozinha, sem a intenção de comunicação, e repete sempre o que acabou de dizer ou ouvir.
De acordo com o que vimos na aula 08, podemos considerar que essa fase de desenvolvimento da linguagem (0,5):
a) É denominada “fala social” e corresponde aos postulados de Vygotsky.
b) É considerada “fala egocêntrica”, segundo os postulados piagetianos.
c) Trata-se da fase do “monólogo programado”, modelo este proposto por Chomsky.
d) É considerada fase do “monólogo aprendido” e foi descrita por Skinner.
e) Refere-se à “linguagem socializada”, proposta pelos interacionistas.
 

Questão 4
Língua é definida, em vários dicionários, como um sistema de signos que serve para expressar idéias e sentimentos. Vimos, na aula 8, que esta definição, no entanto, não condiz com a diversidade daquilo que é postulado, por grande parte dos teóricos, sobre esta função mental. Dentre as afirmações abaixo, assinale a correta (Aula 08) (0,5).
a) A língua, como ferramenta cultural, tem como objetivo exclusivo a comunicação entre as pessoas de um determinado meio cultural
b) A utilização do código lingüístico pressupõe, fundamentalmente, que se use normas e formas convencionais elaboradas pelos estudiosos dessa área do conhecimento
c) As situações nas quais a criança se vê diante de novos interlocutores, em novos contextos sociais, possibilita que a linguagem egocêntrica se manifeste e predomine como manifestação lingüística
d) A complexidade e sutileza da língua não podem ser descritas quando tomados, isoladamente, seu valor funcional e seus traços formais
e) O ensino formal é fundamental para que a língua e a fala se desenvolvam e despontem como comportamento social

Questão 5

Na educação infantil, o grande desafio é iniciar a formação de usuários da leitura e escrita e não apenas sujeitos que possam codificar e decodificar o sistema de escrita. Partindo desse pressuposto, discorra sobre algumas (pelo menos duas) formas de trabalhar a correção ortográfica com crianças que são recém leitoras/escritoras, baseando-se nas abordagens e perspectivas apresentadas na Aula 9 (2,0).

Questão 6
Na aula 9, levando em consideração a definição dos métodos sintéticos e os métodos analíticos podemos afirmar que (0,5):
(I) O método global – ou sintético – acredita que a alfabetização deve ser realizada a partir de textos, que devem ser introduzidos logo ao início da alfabetização, antes que a criança aprenda a decodificar  (ler) e a codificar (escrever), sendo que não há um ensino deliberado e sistemático das correspondências letra-som (ou grafema-fonema), pois se espera que a criança sozinha perceba tais relações (Capovilla e Capovilla, 2007).
(II) O método global – ou sintético – afirma que o texto dever ser introduzido de modo gradual, com complexidade crescente, e à medida que a criança for adquirindo uma boa habilidade de fazer decodificação grafofonêmica fluente.
(III) O método fônico – ou analítico – acredita que a alfabetização deve ser realizada a partir de textos, que devem ser introduzidos logo ao início da alfabetização, antes que a criança aprenda a decodificar  (ler) e a codificar (escrever), sendo que não há um ensino deliberado e sistemático das correspondências letra-som (ou grafema-fonema), pois se espera que a criança sozinha perceba tais relações (Capovilla e Capovilla, 2007).
(IV) O método fônico – ou analítico - afirma que o texto deve ser introduzido de modo gradual, com complexidade crescente, e à medida que a criança for adquirindo uma boa habilidade de fazer decodificação grafofonêmica fluente.

Estão corretos:
(a) apenas os itens I e IV
(b) apenas os itens II e III
(c) apenas os itens I e III
(d) apenas os itens III e IV
(e) apenas os itens I, III e IV

Questão 7
Na aula 11 apresentamos algumas ideias de Vitor da Fonseca, psicopedagogo português que vem desenvolvendo estudos em neurobiologia da cognição nos últimos 30 anos. A partir do que foi apresentado, escreva, sucintamente, como você compreende a frase “Aprender envolve a simultaneidade da integridade neurobiológica e a presença de um contexto social facilitador” (Fonseca, 2009, p. 66) (2,0).

Questão 08
Ainda de acordo com o assunto abordado na aula 11, existem três grandes grupos de problemas que podem afetar a aprendizagem. A saber: a deficiência intelectual, a dificuldade de aprendizagem e a doença mental. Assinale a alternativa correta (0,5):
a)    Deficiência intelectual – rebaixamento do nível intelectual; dificuldade de aprendizagem – impedimento transitório para aprender; doença mental – doença do pensamento
b)    Deficiência intelectual – doença do pensamento; dificuldade de aprendizagem – rebaixamento do nível intelectual; doença mental – impedimento transitório para aprender
c)    Deficiência intelectual – rebaixamento do nível intelectual; dificuldade de aprendizagem – doença do pensamento; doença mental – impedimento transitório para aprender
d)    Deficiência intelectual – impedimento transitório para aprender; dificuldade de aprendizagem – doença do pensamento; doença mental – rebaixamento do nível intelectual



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