Questão 1
Vimos na aula 10 que o
brinquedo e a brincadeira são de extrema importância para o desenvolvimento
psíquico e cognitivo da criança. Cite
uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da noção de quantidade na
criança e justifique, a partir da
leitura realizada, a sua resposta (2,0).
Questão 2
Quando a criança brinca de
faz-de-conta, ela se afasta um pouco da realidade e "funciona" em um
plano no qual ela não se insere na sua vida cotidiana. Um exemplo disto é a
brincadeira de "papai, mamãe e filhinho". A criança funciona
como mãe, mas ela não é mãe ainda. 1)
A que habilidade mental se refere essa brincadeira? 2) E por que esta habilidade mental é importante para o
desenvolvimento cognitivo da criança? Responda de acordo com o que foi visto na
aula 10 (2,0).
Questão 3
Mariana,
com um ano e meio de idade, fala sozinha, sem a intenção de comunicação, e
repete sempre o que acabou de dizer ou ouvir.
De acordo com o que vimos
na aula 08, podemos considerar que essa fase de desenvolvimento da linguagem
(0,5):
a) É denominada “fala
social” e corresponde aos postulados de Vygotsky.
b) É considerada “fala
egocêntrica”, segundo os postulados piagetianos.
c) Trata-se da fase do
“monólogo programado”, modelo este proposto por Chomsky.
d) É considerada fase do
“monólogo aprendido” e foi descrita por Skinner.
e) Refere-se à “linguagem
socializada”, proposta pelos interacionistas.
Questão 4
Língua é definida,
em vários dicionários, como um sistema de signos que serve para expressar
idéias e sentimentos. Vimos, na aula 8, que esta definição, no entanto, não
condiz com a diversidade daquilo que é postulado, por grande parte dos
teóricos, sobre esta função mental. Dentre as afirmações abaixo, assinale a correta
(Aula 08) (0,5).
a) A língua, como ferramenta cultural, tem como objetivo exclusivo a
comunicação entre as pessoas de um determinado meio cultural
b) A utilização do código lingüístico pressupõe, fundamentalmente, que se
use normas e formas convencionais elaboradas pelos estudiosos dessa área do
conhecimento
c) As situações
nas quais a criança se vê diante de novos interlocutores, em novos contextos
sociais, possibilita que a linguagem egocêntrica se manifeste e predomine como
manifestação lingüística
d) A complexidade
e sutileza da língua não podem ser descritas quando tomados, isoladamente, seu
valor funcional e seus traços formais
e) O ensino formal
é fundamental para que a língua e a fala se desenvolvam e despontem como
comportamento social
Questão 5
Na educação infantil, o grande desafio é
iniciar a formação de usuários da leitura e escrita e não apenas sujeitos que
possam codificar e decodificar o sistema de escrita. Partindo desse
pressuposto, discorra sobre algumas (pelo menos duas) formas de trabalhar a correção ortográfica com crianças que são recém leitoras/escritoras, baseando-se nas abordagens e perspectivas apresentadas na Aula 9 (2,0).
Questão 6
Na aula 9, levando em consideração a
definição dos métodos sintéticos e os métodos analíticos podemos afirmar que
(0,5):
(I) O
método global – ou sintético – acredita que a alfabetização deve ser realizada
a partir de textos, que devem ser introduzidos logo ao início da alfabetização,
antes que a criança aprenda a decodificar
(ler) e a codificar (escrever), sendo que não há um ensino deliberado e
sistemático das correspondências letra-som (ou grafema-fonema), pois se espera
que a criança sozinha perceba tais relações (Capovilla e Capovilla, 2007).
(II) O
método global – ou sintético – afirma que o texto dever ser introduzido de modo
gradual, com complexidade crescente, e à medida que a criança for adquirindo
uma boa habilidade de fazer decodificação grafofonêmica fluente.
(III)
O método fônico – ou analítico – acredita que a alfabetização deve ser
realizada a partir de textos, que devem ser introduzidos logo ao início da
alfabetização, antes que a criança aprenda a decodificar (ler) e a codificar (escrever), sendo que não
há um ensino deliberado e sistemático das correspondências letra-som (ou
grafema-fonema), pois se espera que a criança sozinha perceba tais relações
(Capovilla e Capovilla, 2007).
(IV) O
método fônico – ou analítico - afirma que o texto deve ser introduzido de modo
gradual, com complexidade crescente, e à medida que a criança for adquirindo
uma boa habilidade de fazer decodificação grafofonêmica fluente.
Estão
corretos:
(a) apenas os itens I e IV
(b)
apenas os itens II e III
(c)
apenas os itens I e III
(d)
apenas os itens III e IV
(e)
apenas os itens I, III e IV
Questão
7
Na
aula 11 apresentamos algumas ideias de Vitor da Fonseca, psicopedagogo
português que vem desenvolvendo estudos em neurobiologia da cognição nos
últimos 30 anos. A partir do que foi
apresentado, escreva, sucintamente, como você compreende a frase “Aprender
envolve a simultaneidade da integridade neurobiológica e a presença de um
contexto social facilitador” (Fonseca, 2009, p. 66) (2,0).
Questão 08
Ainda de acordo com o
assunto abordado na aula 11, existem três grandes grupos de problemas que podem
afetar a aprendizagem. A saber: a deficiência intelectual, a dificuldade de
aprendizagem e a doença mental. Assinale a alternativa correta (0,5):
a) Deficiência
intelectual – rebaixamento do nível intelectual; dificuldade de aprendizagem –
impedimento transitório para aprender; doença mental – doença do pensamento
b) Deficiência
intelectual – doença do pensamento; dificuldade de aprendizagem – rebaixamento
do nível intelectual; doença mental – impedimento transitório para aprender
c) Deficiência
intelectual – rebaixamento do nível intelectual; dificuldade de aprendizagem –
doença do pensamento; doença mental – impedimento transitório para aprender
d) Deficiência
intelectual – impedimento transitório para aprender; dificuldade de
aprendizagem – doença do pensamento; doença mental – rebaixamento do nível
intelectual
A ONDE ENCONTRAMOS O GABARITO .
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