MÓDULO
5: POESIA E FORMAS POÉTICAS
AULAS:
15, 16, 17
AULA
15: ELEMENTOS DA POESIA – PARTE 1
Característica
da Poesia:
-
Jogo de palavras (+ trabalho criativo =
escolha da palavra adequada pelo autor para expressar seus sentimentos e
estado de ânimo);
-
Musicalidade das frases
-
Organização das palavras em verso
Definição:
Inquietação,
lugar isolado (às vezes, inacessível), diferentes significados das palavras na
poesia (percepção para os diferentes significados que as palavras assumem no
contexto da poesias e se não a tivermos não é possível compreende-la).
Figura
de linguagem: forma ou expressão que consiste no emprego de palavras em sentido
figurado, ou seja, em um sentido diferente daquele que geralmente são
empregadas.
Metáfora:
figura de linguagem por meio da qual se cria uma comparação implícita entre
dois termos; um termo é utilizado com valor de outro.
“Eu
do poeta” ou “Eu lírico”: é a única personagem da poesia – o poeta que vê o
mundo, as pessoas e a si próprio, num esforço único de exprimir-se.
A
poesia corresponde à expressão do eu, ao “eu do poeta”.
Outras
características - os recursos expressivos:
-
figura de linguagem,
-
imagens,
-
musicalidade
-
ritmo
“Assim,
seu veículo é ambigüidade das palavras, a linguagem conotativa e a função
poética, por trabalhar criativamente com signos”.
2ª
definição: Modalidade literária que exprime estados e não acontecimentos.
Outras
figuras de linguagem:
-
ANÁFORA: caracteriza-se pela repetição de uma ou mais palavras no princípio dos
versos.
-
ALITERAÇÃO: consiste na repetição do mesmo som ou sílabas em duas palavras ou
mais, dentro do mesmo verso ou estrofe.
AULA
16: ELEMENTOS SINGULARIZANTES DA POESIA – PARTE 2
Os
elementos singularizantes da poesia
-
Elementos expressivos: RITMO e a RIMA
- A
poesia é um gênero literário, caracterizado por meio de idéias, que geralmente,
aparecem organizadas na forma de versos e de recursos estilísticos – a
sonoridade, o ritmo e o jogo com as palavras.
- Não
basta termos palavras dispostas no papel em forma de versos. É necessário harmonizar
os elementos que a compõem: idéias, recursos musicais e estilísticos, todos em
perfeito equilíbrio.
- Por
versos, entende-se a sucessão de sílabas ou fonemas, formando uma unidade
rítmica e melódica.
- Estrofe:
é um grupo de versos: Há diferentes tipos de estrofes:
2
versos = dístico
3
versos = terceto
4
versos = quadra ou quarteto ...
- Soneto:
são versos de estrutura que não se altera, o que chamamos de forma fixa. (2
quartetos e 2 tercetos)
- O
ritmo é criado pelo poeta pela alternância de sílabas acentuadas e não
acentuadas.
- A
rima é outro recurso musical utilizado pelos poetas. Elas podem ser divididas
em: rima externa (no final do verso) e rima interna (no interior do verso). De
acordo com combinação sonora chamamos as rimas externas de: interpoladas
(ABBA); alternadas (ABAB) ou mesmo emparelhadas (AABB).
Elemento
singularizante da poesia: a MÉTRICA
Métrica
= a medida
-A
medida dos versos é feita com base na oralidade (leitura em voz alta). Ela pode
ser determinada dividindo os versos em sílabas poéticas. A essa divisão
denomina-se escansão.
- De
acordo com o número de sílabas poéticas, os versos são denominados: monossílabo
(1 sílaba); dissílabo (2 sílabas); trissílabo (3 sílabas); redondilha menor ou
pentassílabo (5 sílabas); redondilha maior ou heptassílabo (7 sílabas);
decassílabo (10 sílabas) e alexandrino (12 sílabas).
- A
sílaba poética é contada pela emissão sonora, não coincidindo com a sílaba
gramatical. A contagem é feita até a última silaba tônica dos versos.
- A
regularidade métrica contribui para a harmonia do poema.
- No
Modernismo os versos passam a ser livres, isto é, não obedecem a uma
regularidade métrica.
-
Diferentes tipos de poema e formação do ser poético:
Objetivo:
educar para a apreciação poética
Ser poético é
desenvolvido por meio do contato com a poesia, estimulando a capacidade de
expressão em relação a esta modalidade literária.
“Educar para apreciação
da poesia por meios que sensibilizem a criança, tocando seus sentimentos e
emoções, aguçando sua imaginação e sua capacidade criativa”.
Aspectos da linguagem
poética:
- Brincando com a
sonoridade (leitura em voz alta): uma das possibilidades de desenvolvimento da
fruição poética pode dar-se por intermédio da leitura expressiva de poemas que
estimulem o brincar com a sua sonoridade.
- Brincando com os
movimentos (leitura em voz alta): para brincarmos com as pausas e os movimentos
sugeridos pelos poemas, torna-se interessante o trabalho com as composições
poéticas musicadas.
- Brincando com as
imagens e tecendo sentidos (leitura diferenciada de poemas concretos): existem
poemas que precisam ser captados pelo olhar. Os poemas concretos são textos
poéticos em que as palavras geram desenhos, lacunas e uma disposição
gráfico-visual que revelam sentidos e movimentos visuais, plásticos e sonoros.
- Brincando com os
poemas de sempre (os poemas de sempre são textos folclóricos representados
pelas cantigas de roda, parlendas e versos de domínio popular).
AULA 17: ELEMENTOS DO
DRAMA
Gênero dramático –
subdivisões:
Tragédias são peças
teatrais com carga emocional, e que conflitos e tensões chegam a limites
existenciais como a morte. Exemplo: texto 1 – parte da peça Antígone de
Sófocles.
Comédias são textos
teatrais em que as artimanhas são constantes; em que o riso suplanta as
situações de conflito, em que essas situações conflituosas terminam em
situações + distensas.
Dramas as ações são
tensas, conflituosas, mas não chegam a situações limites, as questões
existenciais sem retorno como acontece na tragédia.
Características:
É possível representar
com a finalidade concreta de representação por meio de uma encenação (foi
constituído para ser encenado em teatro) – 1ª característica: exibição
- densidade, tensão e
concentração de fatos conflituosos;
- ausência de narrador;
- personagens: presença
física para a representação;
- ação dramática sempre
atual para e espectador;
- tempo / espaço: tempo
curto, condensado, do conflito e da luta inevitável.
Por Cris Canedo
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