segunda-feira, 1 de julho de 2013

AD2 ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE - 2012.2 (OPTATIVA)



O conhecimento é a ferramenta que realmente faz a diferença no mercado de trabalho. Invista sempre em seu aprimoramento!
Equipe da disciplina Adolescência e Juventude

Questão 1 (vale 2,0)
A mudança nas relações de amizade é na verdade um redimensionamento de vários setores da vida do jovem. No que concerne às relações afetivas, a ampliação dos personagens que farão parte do seu universo podem tornar a agitação, própria desta fase, mais turbulenta ainda.

Com base na aula 7 discorra sobre:
a) A ambiguidade: namoro ou amizade.

b) A complexidade da questão: gravidez na adolescência

Questão 2 (vale 2,0)
Verifique se as proposições são falsas ou verdadeiras:
a- (  ) Os recursos construídos pelo jovem para superar os conflitos da adolescência revestem-se de uma aparência muito frágil quando pautados na onipotência;
b- (  ) Os recursos construídos pelo jovem para superar os conflitos da adolescência revestem-se de uma aparência muito forte quando pautados na dependência

Questão 3 (vale 2,0)
Na aula 7  Farias (2011, p. 189) nos lembra que: Devido ao fato de que ser pai e ser mãe guardar suas peculiaridades em relação às relações amorosas com a criança, temos um padrão de relacionamento que passa por significativas mudanças, para os pais, com a entrada do filho na adolescência, principalmente o vínculo com a figura materna. Isso quer dizer que a situação do jovem e da jovem em relação a esse vínculo se transforma, pois além do amor, deve acontecer também a relação de amizade. Tratando-se da jovem, temos dois aspectos a considerar. Cite estes dois aspectos:

4- (vale 2,0) Estamos realizando uma sondagem sobre seus conhecimentos acerca da aula 8. Para tanto propomos 2 questões para que você reflita. Marque nas colunas seguintes Sim ou Não indicando assim o resultado de sua reflexão sobre o item proposto.

a- (   ) A palavra “complexo”, no âmbito da Psicanálise, tem estreita ligação com o padrão de reprodução biológica, possibilidade que constrói a identidade masculina.

b- (  ) A passagem pelo complexo de Édipo implica uma espécie de escolha que coloca o homem diante de um dilema: abandonar um objeto de amor ou estabelecer um acordo para ingressar no contexto das relações sociais.

5- (vale 2,0) Assinale SOMENTE as questões corretas:

a-(  ) Castração é um termo oriundo da biologia, que significa a retiradas das gônadas sexuais (no macho os testículos e na fêmea os ovários);

b-(  ) A finalidade das ameaças quanto a expressão da sexualidade do jovem tem por objetivo evitar a mutilação;

c-(  ) Através da afirmação “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” Simone de Beauvoir através de seu livro O Segundo Sexo, lançou bases para a socialização submissa da mulher contemporânea.

d- (  ) No cenário da contemporaneidade, as mulheres cada vez mais se empenham em destruir o mito do “eterno feminino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário