1 - Apresente argumentos que reforcem a importância do uso do texto de
literatura infantil em uma sala de aula de crianças em processo de
alfabetização.
(valor: 2,5 pontos)
Nessa questão o estudante pode indicar alguns
argumentos, sempre desenvolvendo-os, como por exemplo:
- O texto literário instiga o leitor a ampliar seu
repertório de leituras, bem como é um fermento para a imaginação e o
desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva.
- O texto literário encanta crianças e adultos,
tendo em vista lançar mão de recursos linguísticos próprios desse gênero
textual e apresentarem enredos envolventes. A leitura torna-se interessante e
instiga a criatividade da criança.
- Na alfabetização, aprender a ler e escrever por
desejo de desvendar o texto escrito é um dos objetivos desejáveis. O texto
literário favorece a que isso ocorra.
2- “Avaliação ou castigo?” é o título da aula 26. Como você se
posiciona diante desta expressão? Justifique a sua resposta.
(valor: 2,5 pontos)
Tendo em vista o caráter formativo da avaliação, a
ideia de “castigo”vai de encontro a tal perspectiva, pois ao invés de estimular
o estudante a rever seus saberes e aprender com seus erros, faz com que ele
tema as atividades avaliativas. Também o professor pode avaliar o seu desempenho,
a dinâmica das suas aulas, uma vez que nunca só o aluno deve ser avaliado.
3- A partir do parágrafo abaixo explique o pensamento de Paulo Freire
quanto à alfabetização e ao letramento.
(valor: 2,0 pontos)
A obra de Paulo Freire produziu uma nova sintaxe no
campo educacional. Ao defender a alfabetização como ato de reflexão, criação,
conscientização e libertação. Freire rejeita a concepção que vê a alfabetização
como aquisição mecânica de codificação/decodificação de palavras e signos.
(aula 30).
Freire não admite que se possa pensar uma
alfabetização que já não envolva a busca de um sentido para o que se lê.
Aprender a ler e escrever para o autor envolve necessariamente um
posicionamento crítico, criativo, que busca a consciência dos sentidos do
texto. Nesse sentido, não se pode pensar dicotomicamente alfabetizar de letrar.
4- “O construtivismo se consolida no campo teórico da alfabetização, através
das pesquisas de Emília Ferreiro e, em particular, através de sua obra A
Psicogênese da Língua Escrita”. (aula 29- p.2) (valor: 1,5 pontos)
Construtivismo se refere a:
a ) aprender a língua escrita através da construção do silábico
b ) aprendizagem construída através de vários exercícios repetitivos
Xc ) entender a lógica infantil para adquirir a
língua escrita.
5 - O conceito de alfabetização digital, segundo o consenso das
políticas públicas e do senso comum, consiste em: (valor: 1,5
pontos)
Xa) desenvolver habilidades básicas para o uso das
novas tecnologias
b) levar o aluno a ler e a escrever utilizando só o computador
c ) capacitar a população a fazer uso da televisão e do vídeo
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