segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 DE ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO 2010.1

QUESTÃO 1 : (cinco pontos)
Essa avaliação representa um dos instrumentos de nossa disciplina, que se
propõe a acompanhar o seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você
faça um estudo baseado no conjunto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a
Educação – Arte - Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental.

Desenvolva um texto de 1 lauda, respeitando as normas da ABNT. Caso você
faça o seu trabalho manuscrito, escreva duas laudas.
Leia os seguintes textos:

1)
ao teatro e ao cinema. Por quê? Dizer que procuram distração,
divertimento, a relaxação, não é resolver o problema. Por que distrai,
diverte e relaxa o mergulhar nos problemas e na vida dos outros, o
identificar-se com uma pintura ou música, o identificar-se com tipos de
um romance, de uma peça ou filme? Por que reagimos em face dessas
“irrealidades” como se elas fossem a realidade intensificada? Que
estranho, misterioso divertimento é esse? E se alguém nos responde
que almejamos escapar de uma existência insatisfatória para uma
existência mais rica através de uma experiência sem riscos, então uma
nova pergunta se apresenta: por que nossa própria existência não
basta? Por que esse desejo de completar a nossa vida incompleta
através de outras figuras e de outras formas? Por que, da penumbra do
auditório, fixamos nosso olhar admirado em um palco iluminado, onde
acontece algo que é fictício e que tão completamente absorve a nossa
atenção?
É claro que o homem quer se mais do que ele mesmo. Quer
ser um homem total. Não lhe basta ser um indivíduo separado; além da
parcialidade da sua vida individual, anseia uma “plenitude” que sente e
tenta alcançar, uma plenitude de vida que lhe é fraudada pela
individualidade e todas as suas limitações: uma plenitude na direção da
qual se orienta quando busca um mundo mais compreensível, um
mundo que tenha significação (FISCHER, E.
Milhões de pessoas lêem livros, ouvem música, vãoA necessidade da arte.
Rio de Janeiro: Zahar, 1976:12)

2)
Nacionais situa-se como um tipo de conhecimento que envolve tanto a
experiência de aprender arte por meio de obras originais, de
reproduções e de produções sobre a arte, tais como textos, vídeos,
gravações, entre outros, como aprender o fazer artístico. Ou seja,
entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de
produção artística pelos alunos, mas também compreender o que
fazem e o que os outros fazem, pelo desenvolvimento da percepção
estética, no contato com o fenômeno artístico visto como objeto de
cultura na história humana e como conjunto de relações. É importante
que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico, ou seja,
entendam que suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar,
videogravar ou dramatizar não são atividades que visam a distraí-los da
“seriedade” das outras áreas. Sabe-se que, ao fazer e conhecer arte, o
aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos
específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem
potencialidades (como percepção, observação, imaginação e
sensibilidade) que podem contribuir para a consciência do seu lugar no
mundo e para a compreensão de conteúdos das outras áreas do
currículo (PCN Artes, 1998:43).
A área de Arte dentro dos Parâmetros Curriculares

Reflita sobre os dois textos apresentados e disserte sobre o papel das Artes
no conjunto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação, tendo como
orientação as questões abaixo.
1- Para você, qual a função da obra de arte?
2- Como você percebe essa função relacionada com o cotidiano das pessoas da
sua comunidade?
3- O que você acrescentaria ou modificaria, no contexto escolar, que pudesse
instigar ou provocar reflexões sobre a função da arte, a partir das abordagens
discutidas nos PCNs?

QUESTÃO 2: (cinco pontos)
Toda composição parte de linhas simples que situam as imagens na
superfície do quadrado da tela ou do papel, tornando-a atraente e interessante. A
estrutura de uma imagem pode ser definida pelas linhas mestras que instituem as
formas e os volumes, por meio dos contornos e das direções que indicam. Na
imagem abaixo, de uma pintura de Théodore Géricault, a composição pode ser
definida pelas duas linhas curvas que representam graficamente o movimento do
cavalo e do cavaleiro. São duas linhas básicas que orientam o olhar do
espectador, e estabelecem a posição da imagem principal na tela
Théodore Géricault (pintor francês romântico. Rouen 1791 – Paris 1824),
dos Caçadores Montados da Guarda Imperial
.Oficial. Pintura sobre tela, 1812.
Observe a escultura da figura a seguir. Partindo do exemplo anterior, trace,
no quadrado em branco, a linha curva que traduz o percurso do seu olhar.
Identifique o ponto a partir do qual seu olhar começa a ver a imagem, e qual é seu
percurso até o final do processo de observação. Observe que seus olhos
percorrem toda a imagem, tendo um início e um fim determinados. Você poderá,
então, perceber o traçado básico em torno do qual se desenvolve toda a
composição.
Belerofonte (1906) – escultura de EmilePicault (1833- 1915), artista francês.
Fonte: http://www.mlahanas.de/Greeks/Mythology/BellerophonEmilePicault.html

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