segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP1 EaD 2009.1

1ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Objetivo: Reconhecer o panorama histórico da educação a distância no mundo e no
Brasil.
Sobre o desenvolvimento histórico da educação a distância, alguns autores como Moore &
Kearsley (2007, pp. 25-46), dividem a educação a distância em 5 gerações. Leia atentamente e
(1) Primeira Geração
(2) Segunda Geração
(3) Terceira Geração
(4) Quarta Geração
(5) PQuinta Geração

(2) Teleeducação/Telecurso, que se relaciona a utilização do rádio e da televisão com fins 
educativos.
(3) Sistemas Integrados, com televisão, rádio e material impresso. Uma abordagem sistêmica, com duas experiências importantes: O Projeto AIM DA University of Wisconsin e a Universidade Aberta da Grã-Bretanha.
(4) Teleconferência. Inicia-se com a Audioconferência, chegando aos satélites e a videoconferência interativa.
(5) Aulas virtuais baseadas no computador e na internet.
(1) Ensino por Correspondência, inclusive nas Forças Armadas, com suas origens no século XIX.

2ª QUESTÃO (1,5 pontos)
Objetivo: Identificar as contribuições geradas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na modalidade a distância.
Lemos no texto
 
Cite três delas:
1. rápida emissão e distribuição de conteúdos informacionais;
2. flexibilidade de tempo e espaço;
3. interação com recursos, pessoas e informações.

3ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Objetivo: Reconhecer as principais leis e diretrizes que balizam a modalidade a distância no Brasil.
De acordo com o Decreto nº 5.622/2005, para o funcionamento dos cursos a distância passa a ser obrigatório momentos presenciais (Art. 1º - § 1º).

Dentre as opções abaixo, marque a que
( ) Estágios obrigatórios, quando previstos na legislação
( ) Atividades envolvendo laboratórios de ensino
(
( ) Defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso, quando previstos na legislação
não faz parte do Decreto:X ) Inscrição de disciplinas nos Pólos

4ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Objetivo: Reconhecer as principais leis e diretrizes que balizam a modalidade a distância no Brasil.
Tanto o texto
 única opção correta:X ) A avaliação na educação a distância deve verificar continuamente o processo de aprendizagem dos estudantes, estimulando sua participação ativa em cada momento avaliativo proposto.

5ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Objetivo: Conceituar e identificar as principais definições e características relacionadas aos ambientes digitais de aprendizagem.
No texto
Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de Aprendizagem, o termo blended learning pode ser empregado para indicar um sistema capaz de integrar:
( ) turmas misturadas, heterogêneas.
(
( ) objetivos dispersos em diferentes organizações.
( ) universidades, escolas e outros centros de ensino
6ª QUESTÃO (3,0 pontos)
Objetivo: Conceituar educação a distância segundo diferentes enfoques.
Defina
consideração:
com suas palavras Educação a distância. Para responder essa questão, leve em
As leituras dos textos indicados para estudo na primeira etapa do curso;
a distância;
Se você for aluno do primeiro período, além dos textos, considere seus conhecimentos a partir desse início do curso, de alguma outra experiência que você viveu, ou teve  conhecimento sobre Educação
Se você já é aluno de períodos mais avançados, considere sua experiência como aluno do curso de licenciatura em Pedagogia a distância.

Esta questão é de cunho subjetivo. O importante é avaliarmos não somente a forma
pela qual o aluno expõe as idéias (linguagem, coesão e coerência), como também a
capacidade de articulação com o conteúdo textual estudado para além do senso comum.

7ª QUESTÃO (2,0 pontos)
Objetivo: Reconhecer as principais leis e diretrizes que balizam a modalidade a distância no Brasil.
Tendo como base os
Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, desenvolva um texto de, no máximo, dez (10) linhas para explicar qual a importância do uso das modalidades comunicacionais síncronas e assíncronas nos cursos de educação a distância?
Trata-se também de uma questão subjetiva, na qual o aluno deverá demonstrar a
capacidade de expor com clareza suas idéias (linguagem, coesão e coerência). No texto
produzido é importante que o aluno destaque, sobretudo, os seguintes aspectos
relacionados as modalidades comunicacionais síncronas e assíncronas:
agentes do processo educacional;
Promover a interação entre professores, tutores e estudantes, ou seja, todos os
desenhados, que estimulem a construção e socialização de saberes entre os
estudantes;
Desenvolver atividades coletivas em ambientes de aprendizagem adequadamente
previstos no curso e às necessidades do estudante;
Oportunizar o acesso a conteúdos informacionais que atendam aos objetivos
apontada como uma das causas de perda de qualidade e evasão nos cursos a
distância.
Por meio das modalidades comunicacionais, diminuir a sensação de isolamento
X ) diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem.
A partir dessas considerações marque a
( ) A avaliação na modalidade a distância tem a finalidade de aferir o produto da aprendizagem dos alunos.
( ) Na modalidade a distância a avaliação da aprendizagem deve ser sempre implementada ao final de cada módulo de aprendizagem do curso para verificar o que o aluno reteve em termos do conteúdo programático proposto.
(
( ) Ao final de um curso a distância, a avaliação visa identificar as dificuldades e os avanços na aprendizagem dos estudantes para corrigi-las por meio de avaliações finais.
Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de Aprendizagem como os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância apontam qual é a finalidade principal da avaliação na modalidade a distância.
Que perspectivas seriam estas?
Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de Aprendizagem de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida que “O advento das tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxe novas perspectivas”.
relacione cada geração com suas características pertinentes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário