segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO 2009.1

1 - Discorra sobre a interação entre Psicologia e Educação.

2 - O texto sobre o Primeiro Ano de Vida aborda a construção do vínculo entre a criança e seus pais, principalmente sua mãe. Comente a frase: “O bebê pode reconhecer a mãe pelo olfato e pela voz, e pelas batidas de seu coração, às quais se habituou durante os meses em que viveu dentro dela”.

3 -  Comente a afirmativa: “A educação para a higiene representa um grande esforço para a criança, e as mães precisam ter compreensão e paciência”.

4 - A infância é uma época de intenso desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. Como você entendeu o papel dos irmãos nesse momento evolutivo?

5 - No filme Kolya, escolha alguma parte onde podemos perceber a identificação do menino com Luka, o músico, e discorra brevemente sobre ela.

6 - Aprofunde a reflexão: “As qualidades que idealizamos são aquelas que gostaríamos de ter, e às vezes pensamos possuí-las através de nossos filhos, como eu-ideal. Os pais podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento da criança como indivíduo, mas não podem criar-lhe uma individualidade, “fabricá-lo”.

7 - A adolescência é um período complexo, composto de ambivalências. Discorra, calcando-se nas informações dos textos, os lutos que devem ser elaborados pelo adolescente e aqueles que são necessários que os pais elaborem a fim de acompanhar a evolução dos filhos.

8 - Explique: “Na brincadeira, a criança se coloca de forma objetiva diante de questões que lhe são subjetivas. Ela aprende, assim, a olhar sob outro prisma os conflitos e situações que compõem sua vida”.
9 - Como você entende o papel das fases evolutivas no processo de desenvolvimento, segundo a teoria psicanalítica?

10 - Quais transformações emocionais você descreveria na vida de Kolya e de Luka que foram decorrentes do encontro desse menino e desse homem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário