segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AD1 GESTÃO 1 2010.1

Questões:
 
Educação, portanto, dada sua complexidade e crescente ampliação, já não é
vista como responsabilidade exclusiva da escola. A própria sociedade, embora
muitas vezes não tenha bem claro de que tipo de educação seus jovens
necessitam, já não está mais indiferente ao que ocorre nos estabelecimentos
de ensino.
A democratização da sociedade e do acesso ao ensino; as mudanças na forma
de encarar a administração fez com que no novo paradigma de gestão a
comunidade não ficasse indiferente. Trata-se de uma mão de duas vias : a
sociedade exige a participação reconhecendo a importância da educação e isto
é reforçado pelo novo paradigma de gestão.
Parâmetros de confecção
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve
ultrapassar 20 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 15
linhas

4. Paulo e Renata ( nomes fictícios) foram transferidos para a escola Xangai (
nome fictício) e logo apresentaram sérios problemas de aprendizagem.
Tomando por base o texto de Luck (texto 2) enumere e explique cinco
procedimentos que o gestor (ou gestora) deveriam tomar para que a
comunidade percebesse que eles estavam respeitando o novo paradigma de
gestão.
Obs: enumere cada procedimento em separado e explique porque ele está
ligado ao novo paradigma de gestão.
1. Consultar o Projeto Político Pedagógico e ver se ele prevê casos deste
tipo. Se sim, seguir o previsto e se não anotar para possíveis problemas
no futuro. Na gestão democrática o PPP é um mapa de ação para o
gestor, dado que ele foi elaborado por toda a comunidade escolar e
aprovado por ela e por instâncias superiores.
2. Fazer uma conversa inicial com os professores e solicitar que els
elaborem sugestões. É preciso iniciar a ação pelos que serão
responsáveis pelas ações.
3. Fazer uma conversa inicial com pessoas de apoio na comunidade
escolar (coordenadores pedagógicos) também para ouvir sugestões.
4. Conversar com pessoas que são de apoio extra-sala de aula como
merendeiras, por exemplo. O objetivo é dimensionar o aspecto
disciplinar dos alunos fora da sala de aula.
5. Após este levantamento chamar pais ou responsáveis; os alunos,
professores; pessoal de apoio e convidar toda a comunidade explicando
que este é um caso que pode acontecer com qualquer aluno. Ouvir as
sugestões. Deste encontro deve sair um documento assinado por todos
os presentes que vai ser o norteador em casos similares. Provavelmente
os alunos deveriam ter apoio extra-sala com algum estagiário.
Todas as atitudes levam em conta a democracia e a participação da
comunidade escolar e não escolar. Bom, mas este é um exemplo. O importante
é que os discentes elaborem atitudes que levem em conta estas duas
dimensões.
____________________________________________________
Valores e critérios de correção
1= 0,0 a 2,0
2= 0,0 a 2,5
3= 0,0 a 3,0
4= 0,0 a 2,5
Critérios de correção
a) Clareza na escrita e adequação da resposta ao que foi solicitado.
b) Respeito aos parâmetros solicitados. Em caso de não respeito a questão
será anulada.
(p. 12)
1. Participação “on line” ou no pólo ( reflexão e debate sobre os textos 1 e 2)
Ver e-mail e recado na plataforma.

2. Tomando por base o texto de Silva (texto 1) descreva a relação que a autora
estabelece entre o contexto social do presente e sua relação com as mudanças
propostas para a gestão educacional/ escolar.
Os discentes devem mencionar a mudança no contexto ( globalização;
neoliberalismo; mudança na ordem produtiva ;a democratização da sociedade
enfim, as modificações de contexto que possibilitaram a criação de um novo
paradigma em gestão.
Parâmetros de confecção
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve
ultrapassar 30 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20
linhas.

3. Explique a afirmação abaixo que foi retirada do texto de Luck (texto2):

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