segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 2009.2

1ª QUESTÃO

A vinda dos jesuítas para o Brasil não pode ser interpretada de forma neutra e descontextualiza, pois é permeada por interesses que perpassam tanto os objetivos econômicos de Portugal, bem como os objetivos missionários da Igreja Católica.  Considerando o exposto e a leitura do texto nº 9 “Prática docente jesuítica e política colonial no Brasil quinhentista” de Maria Cristina Menezes, interprete a seguinte afirmação da autora:

E, finalmente, houve o abandono do ensino profissional, tão prezado no plano de Nóbrega. No entanto, a esse respeito, há que se considerar que, do ponto de vista dos ofícios, no Brasil colonial escravista, um mestre-de-obras, um marceneiro ou um ferreiro, por exemplo, não empregavam trabalhadores assalariados livres: preferiam comprar negros e instruí-los. O número das atividades produtivas era reduzido e a agricultura era tida como trabalho de negros. Essas constatações quanto à sociedade colonial mostram, em certa medida, o quão equivocada se apresentava a visão de Nóbrega. (MENEZES, 2000, p.53).


2ª QUESTÃO


Maria Isabel Moura Nascimento (2007), no texto 10 Instituições escolares no Brasil colonial e imperial, afirma:

Após 210 anos de serviços educacionais prestados ao Brasil, os jesuítas foram banidos porque a educação jesuítica não coadunava com os interesses comerciais do Marquês de Pombal. Portugal estava decadente em relação a outras potências européias, e o Marquês pretendia reerguer o país, colocando as escolas a serviço do Estado e não mais da fé. Com o desmantelamento do sistema jesuítico, a educação brasileira praticamente voltou à estaca zero no início do século XIX.

A partir da constatação da autora, produza um texto argumentativo sobre a questão educacional brasileira após a expulsão dos Jesuítas.
Para o desenvolvimento dessa questão você deverá utilizar também o texto n. 12 “A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino”, de Lizete Shizue Bomura Maciel e Alexandre Shigunov Neto (2006)


3ª QUESTÃO

            O Iluminismo no século XVIII foi uma época de intensa efervescência intelectual na Europa que se espalhou para o novo mundo, fomentando movimentos de independência e emancipação política. Também conhecido como “Século das Luzes” ou  Ilustração, marcou o desenvolvimento, no campo cultural e intelectual, de perspectivas coerentes com os interesses da burguesia, como a valorização do uso da razão sobre interpretações metafísicas do mundo, a defesa do liberalismo político e econômico e o anticlericalismo. Destacam-se como teóricos dessas idéias, entre outros pensadores, Quesnay e Adam Smith, no campo do pensamento econômico, Montesquieu na política, assim como os franceses Voltaire e os enciclopedistas D’Alembert e Diderot.
           
Tendo em vista o que foi acima mencionado, descreva as idéias fundamentais do iluminismo para a educação e a pedagogia.

4ª QUESTÃO


Disserte sobre Johann Heinrich PESTALOZZI e sua pedagogia, apontando os elementos que o aproximam do pensamento de Jean Jacques Rousseau.  


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