segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AD1 EaD 2009.1

1ª QUESTÃO (3,0 pontos)

Apresentamos abaixo duas definições de Educação a Distância encontrada na legislação educacional. A primeira definição encontra-se no decreto 2.494/1998, revogado pelo decreto 5.622/2005, o qual apresenta a segunda definição.
Analise as duas definições separadamente, compare-as entre si, e, por fim, discuta sobre pelo menos duas mudanças e diferenças entre a primeira e a segunda definição, que é considerada a atual definição do MEC. Escreva um texto de, no máximo, 25 linhas para responder à questão.

Art. 1 Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (LDB, decreto 2494 de 10/02/1998)
                                                                    
Art. 1 Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (LDB, decreto 5622 de 19/12/2005)


             A primeira definição, encontrada no decreto 2.494/1998, caracteriza a educação a distância como uma forma de ensino na qual o aluno realiza a sua aprendizagem através  de suportes de informações, que são veiculados através de diversos meios de comunicação.
            Já a segunda definição, encontrada no decreto 5622, apresenta uma definição mais ampla sobre a Educação a distância, caracterizando-a não como uma forma de ensino, ou  um método, mas como uma modalidade de educação, na qual acontece o processo de ensino e aprendizagem com estudantes e professores, mediado por meios e tecnologias de comunicação e informação.
           
Algumas mudanças e diferenças entre os decretos que os alunos poderão discutir:

Decreto 2.494/1998
Decreto 5.622/2005
 Forma de ensino
Modalidade educacional
  Auto-aprendizagem
Processos de ensino e aprendizagem /troca/interação
Estudantes e professores
 Mediação de recursos didáticos

Mediação didático-pedagógica 
Utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação 


Valor: 1,0 para a análise da primeira definição; 1,0 ponto para a para análise da segunda definição; 1,0 ponto para a discussão, identificando mudanças de diferenças.



  

2ª QUESTÃO  (2,0 pontos)

Em relação ao desenvolvimento histórico da educação a distância, autores como Moore & Kearsley (2007, pp. 25-46), dividem a educação a distância em 5 gerações. Descreva as cinco gerações. Em sua opinião em qual geração estamos? Justifique sua resposta.
Resposta: Sobre o desenvolvimento histórico da educação a distância, alguns autores como Moore & Kearsley (2007, pp. 25-46), afirmam que já se encontra na quinta geração, assim divididas:
- Primeira Geração: Ensino por Correspondência, inclusive nas Forças
  Armadas, com suas origens no século XIX;
- Segunda Geração: Teleeducação/Telecurso, que se relaciona a utilização
  do rádio e da televisão com fins educativos;
- Terceira Geração: Sistemas Integrados, com televisão, rádio e material
  impresso. Uma abordagem sistêmica, com duas experiências importantes: O
  Projeto AIM DA University of Wisconsin e a Universidade Aberta da
  Grã-Bretanha;
- Quarta Geração: Teleconferência. Inicia-se com a Audioconferência,
   chegando aos satélites e a videoconferência interativa;
-        Quinta Geração: Aulas virtuais baseadas no computador e na internet.
            Quanto à segunda pergunta, será uma resposta individual baseada e justificada a partir da leitura do texto sobre o panorama mundial da EAD.
            Valor: 1,5 para a primeira pergunta, 0,5 para o desenvolvimento da segunda resposta.



3ª QUESTÃO (2,0 pontos)

Tomando por base o histórico da EAD no Brasil e a nossa legislação atual, qual era o principal propósito da EAD no início de sua implementação (século XX)? E atualmente, qual é o seu principal propósito? Desenvolva um texto de, no máximo, 10 linhas confrontando esses propósitos.
Resposta à primeira pergunta (valor: 1,0 ponto): Atuação do governo e empresários de forma a adequar a formação do trabalhador brasileiro a uma nova realidade, a implantação da indústria. A industrialização não alcançou todo o território nacional, dessa forma, para a grande área do território brasileiro que vivia de processos fabris simplificados e dominados pelo ambiente rural, os cursos de educação a distância tiveram papel de fixação do homem no campo (a serviço dos grandes proprietários rurais), através de cursos de ofícios por correspondência e rádio. Paralelo a isso caminhava o controle por parte da elite, na forma de pensar, agir e de se localizar da população brasileira. Em relação à legislação, não existia nenhuma lei especifica para o assunto, como a população era em sua maioria analfabeta, priorizou-se a formação simples, através de cursos rápidos, que levavam a uma forma de trabalho junto a sua localidade.

Resposta da segunda pergunta (valor: 1,0 ponto): será uma análise individual do aluno a partir dos textos estudados.

4ª QUESTÃO (3,0 pontos)

No documento “Referências de qualidade para educação superior a distância”, no que diz respeito ao tópico Sistemas de comunicação, é recomendado que os cursos utilizem modalidades comunicacionais sincrônicas e assincrônicas.
Faça uma pesquisa em diferentes fontes (revistas, livros, internet, etc.) sobre algumas das diferentes formas de comunicação existente na educação superior a distância e, posteriormente, um levantamento daquelas que o nosso curso de Licenciatura em Pedagogia a distância oferece. Depois, registre quais são as sincrônicas e as assincrônicas, e indique quais as que você já utilizou em nosso curso.
Parte 1 –  (valor: 2,0)
  A partir da pesquisa realizada, o aluno deverá registrar as formas de comunicações existentes no curso e depois classificá-las em sincrônica e assincrônica.
Formas de comunicação (modalidades comunicacionais) que curso de Licenciatura em Pedagogia a distância oferece:
Sincrônica: Telefone, salas de conferência (plataforma).
Assincrônica: Correio eletrônico (E-mail), fórum de discussão, ferramenta sala de tutoria (todas ferramentas da plataforma), fax, correio (postal e/ou via malote).

Parte 2 (valor: 1,0): O aluno deverá indicar quais formas ele já utilizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário