segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP2 EaD 2009.1

1ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Conforme aborda Marco Silva em seu artigo “ O professor online e a  pedagogia da transmissão”, com a possibilidade de uso de ambientes virtuais de aprendizagem (Telduc, Moodle, etc.), via uso da internet, tanto alunos e professores passam a conviver com um novo paradigma educacional, que está centrado: 

(    )
na transmissão de informações para memorização do aluno através de avaliações presenciais. 
( x  )
na produção de conhecimento em espaços interativos de aprendizagem, colaborativos, permitindo que alunos e professores construam e conduzam seus próprios percursos. 
(    )
no uso de material impresso, de forma a intensificar o uso de material amplamente conhecido dos alunos. 
(    )
na elaboração de avaliações a distância e uso da plataforma apenas para envio de notas e materiais textuais para os alunos(a). 


2ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Ainda de acordo com Marco Silva, podemos definir cibercultura como: 

(    )
Um espaço plano de irradiação que só permite mudar de canal, como a TV.
(    )
Um espaço onde podemos assistir aos conteúdos estudados.
( x )
Uma nova ambiência comunicacional, que permite interação, adentramento e manipulação de conteúdos.
(    )
Sites da Internet feitos com pacotes de informações e exercícios que devem ser assimilados e cumpridos pelos usuários.


3ª QUESTÃO (0,5 ponto)
No texto, “O perfil do aluno de cursos a distância no ambiente TELEDUC”, as autoras  Zuleika Ferreira e Gilda Mendonça apontam como as principais características que definem o perfil do estudante de EAD:


( x )
a autonomia e a  auto-aprendizagem visando o seu aprimoramento profissional e pessoal.
(    )
a produtividade e a  agilidade no cumprimento de todas as atividades propostas no curso modelado a distância.
(    )
a criatividade e a adaptabilidade na resolução das demandas exigidas pelas disciplinas do curso.
(    )
a capacidade de reproduzir e aplicar os conhecimentos transmitidos ao longo de sua formação.


4ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Tomando por base o texto, “Didática a distância: elaboração de material didático para um curso de formação de professores”, produzido por Cleide Rodrigues e Maria Auxiliadora Batista, que característica é imprescindível na confecção de um material didático voltado para a modalidade a distância? 

(    )
a transmissão  do conteúdo previsto na disciplina.
(    )
o uso da norma culta na forma de apresentação das aulas previstas na disciplina.
(    )
a presença de exercícios que verifiquem  o processo de aprendizagem dos alunos.
( x )
a construção de um texto que viabilize o diálogo e a mediação entre  os alunos e o professor.



5ª QUESTÃO (0,5 ponto)
De acordo com o texto, “A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da UNESC”, O material didático, quando veiculado  através de uma mídia digital apresenta  como uma de suas grandes vantagens:


(    )
a promoção da pesquisa colaborativa.
(    )
a transmissão imediata de conteúdos textuais previamente ordenados.
( x )
a possibilidade de reprodução de vídeos, sons, imagens e materiais textuais de forma não linear e interativa.
(    )
a realização de atividades síncronas e assíncronas.



6ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Segundo Kátia Morosov Alonso afirma no texto “A avaliação e a avaliação em EAD: algumas notas para reflexão”, do ponto de vista da avaliação da educação a distância,  um dos problemas mais freqüentes diz respeito as altas taxas de abandono  nos cursos trabalhados através dessa modalidade.  Para minimizar este problema, a autora com base em seus estudos propõe que dois elementos, dentre outros, devem incidir, fortemente, na permanência do aluno nos cursos ancorados nessa modalidade:

   1 Acompanhamento sistemático aos alunos;
   2 A disponibilização de meios (ou)
   3 O apoio institucional aos estudantes.
   4 Um projeto político-pedagógico que integre as dimensões política, ética, curricular, para além da dimensão cognitiva.

7ª QUESTÃO (1,0 ponto)
No teto “Avaliação em Educação a Distância Apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Cristina Jasbinscheck Haguenauer e Ana Lúcia Quental Victorino afirmam que “A definição das mídias e das estratégias utilizadas na composição do material didático deve levar em conta diversos fatores”. Cite dois fatores apontados pelas autoras:

1 O tipo de conteúdo abordado, sua profundidade e extensão.
2 O público alvo ou
3  Os recursos tecnológicos disponíveis para produção, emissão e recepção.
8ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Em relação ao material didático para EAD, assinale com V se a afirmativa  for verdadeira e com F se for falsa:


( F )
Deve ser de uso exclusivo dos alunos de uma instituição de ensino.
( V )
Pode ser constituído por diversas mídias.
( V )
Também pode ser utilizado em cursos presenciais.
( F )
Restringe a sugestão de outras leituras.


9ª QUESTÃO (1,5 ponto)
Considerando as proposições apresentadas por Cristina Haguenauer e Ana Lúcia Victorino no texto, “Avaliação em educação a distância apoiada por ambientes virtuais de aprendizagem”, assinale com V se a afirmativa  for verdadeira e com F se for falsa:





( F )
O emprego da tecnologia computacional na educação implica no sucesso do  processo ensino- aprendizagem.
( V )
A prova não pode ser tida como o  único instrumento de avaliação para atestar os conhecimentos do aluno nos cursos a distância.
( V )
Avaliar e acompanhar o aprendizado do  aluno na modalidade a distância é um processo complexo e  contínuo.
( F )
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA)  representa um espaço de transmissão de informações e de saberes  visando a  assimilação de conhecimentos pelo estudante.
( V )
Em cursos online calcados no trabalho colaborativo,  o valor da aprendizagem reside na participação ativa do aluno na construção do conhecimento.
( F )
A avaliação aplicada em cursos a distância deve focar somente a aprendizagem do estudante.



10ª QUESTÃO (3,0 pontos)
Para responder essa questão, leve em consideração as leituras dos textos indicados para estudo da disciplina e a sua experiência como aluno do curso de licenciatura em Pedagogia a distância.

a ) Que mudanças a modalidade educação a distância pode trazer para o papel do professor na atualidade? Aponte duas, justificando sua resposta.

Trata-se de uma pergunta aberta que pode remeter a diferentes respostas. Algumas mudanças podem ser apontadas, tais como:

  • O professor passa a assumir o papel de mediador e colaborador no percurso de aprendizagem dos alunos.
  • O professor tende a atuar de maneira mais ativa e criativa, propondo diferentes metodologias e estratégias para viabilizar à construção/produção de saberes dos alunos.
  • O professor precisa estar em constante atualização nas TIC’s, nos ambientes virtuais e nos diferentes dispositivos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos.
  • O professor deve ser flexível no processo de ensino-aprendizagem, colocando-se  junto com o aluno (ensina e aprende), e adequando sua prática de acordo com o perfil dos alunos.


b) Como você, no papel de aluno se percebe no nosso curso a distância? Você é um aluno online? Justifique.

Trata-se de uma pergunta subjetiva e aberta que pode remeter a diversas respostas, de acordo com a experiência pessoal vivenciada por cada aluno do curso. Algumas idéias podem ser abordadas:

  • O papel do aluno tende a tornar-se mais ativo no processo de aprendizagem.
  • A co-autoria na construção de saberes passa a ser mais valorizada.
  • A autonomia e a disciplina passam a ser mais enfatizadas para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos veiculados pelo curso.

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