1ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Conforme aborda Marco Silva em seu artigo “ O professor online e a pedagogia da transmissão”, com a possibilidade de uso de ambientes virtuais de aprendizagem (Telduc, Moodle, etc.), via uso da internet, tanto alunos e professores passam a conviver com um novo paradigma educacional, que está centrado:
( ) | na transmissão de informações para memorização do aluno através de avaliações presenciais. |
( x ) | na produção de conhecimento em espaços interativos de aprendizagem, colaborativos, permitindo que alunos e professores construam e conduzam seus próprios percursos. |
( ) | no uso de material impresso, de forma a intensificar o uso de material amplamente conhecido dos alunos. |
( ) | na elaboração de avaliações a distância e uso da plataforma apenas para envio de notas e materiais textuais para os alunos(a). |
2ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Ainda de acordo com Marco Silva, podemos definir cibercultura como:
( ) | Um espaço plano de irradiação que só permite mudar de canal, como a TV. |
( ) | Um espaço onde podemos assistir aos conteúdos estudados. |
( x ) | Uma nova ambiência comunicacional, que permite interação, adentramento e manipulação de conteúdos. |
( ) | Sites da Internet feitos com pacotes de informações e exercícios que devem ser assimilados e cumpridos pelos usuários. |
3ª QUESTÃO (0,5 ponto)
No texto, “O perfil do aluno de cursos a distância no ambiente TELEDUC”, as autoras Zuleika Ferreira e Gilda Mendonça apontam como as principais características que definem o perfil do estudante de EAD:
( x ) | a autonomia e a auto-aprendizagem visando o seu aprimoramento profissional e pessoal. |
( ) | a produtividade e a agilidade no cumprimento de todas as atividades propostas no curso modelado a distância. |
( ) | a criatividade e a adaptabilidade na resolução das demandas exigidas pelas disciplinas do curso. |
( ) | a capacidade de reproduzir e aplicar os conhecimentos transmitidos ao longo de sua formação. |
4ª QUESTÃO (0,5 ponto)
Tomando por base o texto, “Didática a distância: elaboração de material didático para um curso de formação de professores”, produzido por Cleide Rodrigues e Maria Auxiliadora Batista, que característica é imprescindível na confecção de um material didático voltado para a modalidade a distância?
( ) | a transmissão do conteúdo previsto na disciplina. |
( ) | o uso da norma culta na forma de apresentação das aulas previstas na disciplina. |
( ) | a presença de exercícios que verifiquem o processo de aprendizagem dos alunos. |
( x ) | a construção de um texto que viabilize o diálogo e a mediação entre os alunos e o professor. |
5ª QUESTÃO (0,5 ponto)
De acordo com o texto, “A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da UNESC”, O material didático, quando veiculado através de uma mídia digital apresenta como uma de suas grandes vantagens:
( ) | a promoção da pesquisa colaborativa. |
( ) | a transmissão imediata de conteúdos textuais previamente ordenados. |
( x ) | a possibilidade de reprodução de vídeos, sons, imagens e materiais textuais de forma não linear e interativa. |
( ) | a realização de atividades síncronas e assíncronas. |
6ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Segundo Kátia Morosov Alonso afirma no texto “A avaliação e a avaliação em EAD: algumas notas para reflexão”, do ponto de vista da avaliação da educação a distância, um dos problemas mais freqüentes diz respeito as altas taxas de abandono nos cursos trabalhados através dessa modalidade. Para minimizar este problema, a autora com base em seus estudos propõe que dois elementos, dentre outros, devem incidir, fortemente, na permanência do aluno nos cursos ancorados nessa modalidade:
1 Acompanhamento sistemático aos alunos;
3 O apoio institucional aos estudantes.
4 Um projeto político-pedagógico que integre as dimensões política, ética, curricular, para além da dimensão cognitiva.
7ª QUESTÃO (1,0 ponto)
No teto “Avaliação em Educação a Distância Apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, Cristina Jasbinscheck Haguenauer e Ana Lúcia Quental Victorino afirmam que “A definição das mídias e das estratégias utilizadas na composição do material didático deve levar em conta diversos fatores”. Cite dois fatores apontados pelas autoras:
1 O tipo de conteúdo abordado, sua profundidade e extensão.
2 O público alvo ou
3 Os recursos tecnológicos disponíveis para produção, emissão e recepção.
8ª QUESTÃO (1,0 ponto)
Em relação ao material didático para EAD, assinale com V se a afirmativa for verdadeira e com F se for falsa:
( F ) | Deve ser de uso exclusivo dos alunos de uma instituição de ensino. |
( V ) | Pode ser constituído por diversas mídias. |
( V ) | Também pode ser utilizado em cursos presenciais. |
( F ) | Restringe a sugestão de outras leituras. |
9ª QUESTÃO (1,5 ponto)
Considerando as proposições apresentadas por Cristina Haguenauer e Ana Lúcia Victorino no texto, “Avaliação em educação a distância apoiada por ambientes virtuais de aprendizagem”, assinale com V se a afirmativa for verdadeira e com F se for falsa:
( F ) | O emprego da tecnologia computacional na educação implica no sucesso do processo ensino- aprendizagem. |
( V ) | A prova não pode ser tida como o único instrumento de avaliação para atestar os conhecimentos do aluno nos cursos a distância. |
( V ) | Avaliar e acompanhar o aprendizado do aluno na modalidade a distância é um processo complexo e contínuo. |
( F ) | O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) representa um espaço de transmissão de informações e de saberes visando a assimilação de conhecimentos pelo estudante. |
( V ) | Em cursos online calcados no trabalho colaborativo, o valor da aprendizagem reside na participação ativa do aluno na construção do conhecimento. |
( F ) | A avaliação aplicada em cursos a distância deve focar somente a aprendizagem do estudante. |
10ª QUESTÃO (3,0 pontos)
Para responder essa questão, leve em consideração as leituras dos textos indicados para estudo da disciplina e a sua experiência como aluno do curso de licenciatura em Pedagogia a distância.
a ) Que mudanças a modalidade educação a distância pode trazer para o papel do professor na atualidade? Aponte duas, justificando sua resposta.
Trata-se de uma pergunta aberta que pode remeter a diferentes respostas. Algumas mudanças podem ser apontadas, tais como:
- O professor passa a assumir o papel de mediador e colaborador no percurso de aprendizagem dos alunos.
- O professor tende a atuar de maneira mais ativa e criativa, propondo diferentes metodologias e estratégias para viabilizar à construção/produção de saberes dos alunos.
- O professor precisa estar em constante atualização nas TIC’s, nos ambientes virtuais e nos diferentes dispositivos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos.
- O professor deve ser flexível no processo de ensino-aprendizagem, colocando-se junto com o aluno (ensina e aprende), e adequando sua prática de acordo com o perfil dos alunos.
b) Como você, no papel de aluno se percebe no nosso curso a distância? Você é um aluno online? Justifique.
Trata-se de uma pergunta subjetiva e aberta que pode remeter a diversas respostas, de acordo com a experiência pessoal vivenciada por cada aluno do curso. Algumas idéias podem ser abordadas:
- O papel do aluno tende a tornar-se mais ativo no processo de aprendizagem.
- A co-autoria na construção de saberes passa a ser mais valorizada.
- A autonomia e a disciplina passam a ser mais enfatizadas para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos veiculados pelo curso.
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