segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP1 GESTÃO 1 2010.1

1ª questão (valor 3,0)
No que se refere à capacitação de Gestores:
a)    Qual o modelo de aprendizagem que Maria Aglaê de Medeiros Machado (texto 4) ressalta em seu texto ?
b)    Este modelo poderia ser aplicado também em um curso de Pedagogia? Explique.
Responda a e b de forma separada.
A)   O modelo de aprendizagem proposto é modular; pode ser desenvolvido á distância embora no início a opção seja o texto escrito, posteriormente seriam usadas as ferramentas ofertadas pela Internet. O mais interessante é que há uma preocupação de se respeitar a diversidade sem perder de vista a unidade do conhecimento de cada área ou curso.
B)   O modelo já vem sendo implantado em um curso de pedagogia e nós o estamos realizando embora com diferenças, principalmente no que tange ao fato de ainda estarmos presos ao modelo presencial.
O discente teria que discorrer de forma suscinta sobre o modelo (curso modular) e mostrar as diferenças tendo como horizonte o curso que faz atualmente.
2ª questão: ( valor 1,5) Tendo por base as idéias de Luck (texto 2), responda Falso (F) ou Verdadeiro (V), para as afirmações abaixo.
(  V  )  O novo paradigma de gestão está fundamentado na idéia de que a realidade é global, dinâmica, e construída socialmente.
(   V  ) A responsabilidade maior do dirigente é buscar a sinergia de forma a obter resultados que modifiquem a cultura da organização educacional.
(   V   ) Boas experiências realizadas em contextos diferentes do qual o gestor vivencia são importantes, e devem ser levados em conta pelos gestores no momento de propor soluções para problemas institucionais.
3ª questão: ( valor 3,0) Se você fosse explicar a frase abaixo retirada do texto de Katia Siqueira Freitas (texto 3) que palavras utilizaria? Monte a resposta, reproduzindo a idéia abaixo, de forma que ela fique clara para alguém que não seja da área.
Se os educadores não se empenharem, política e tecnicamente, em prol de uma participação efetiva, a reorganização das funções administrativas e da gestão da escola na rede pública continuará ocorrendo com sua ilusória participação nos processos decisórios. Silva e Gentili (1996) reforçam a importância de que a sociedade e a educação não sejam retiradas da esfera da política e remetidas para a da manipulação tecnocrática e instrumental, tão evidentes no início do século XX. (p. 48)
O discente deveria explicar que a administração da escola se realiza hoje a partir de uma participação efetiva da sociedade e como a escola é parte indissociável dela trata-se de uma esfera da sociedade que tem sua organização pensada a partir de questões políticas. O melhor exemplo é a idéia ainda que do senso comum do que seja cidadania, isto é, participar de todas as decisões que envolvem o país e a educação é, evidentemente, uma das esferas mais importantes para desenvolver um futuro cidadão engajado não somente no momento de eleição e sim em todas as esferas da sociedade.

4ª questão: ( valor 2,5) Considere a seguinte situação:
           O gestor (diretor) de uma escola que está localizada em uma comunidade pobre tem tido problemas com o acompanhamento dos pais. Ela realiza reuniões no período da tarde em dias de semana. Como resultado, o comparecimento dos pais atinge no máximo 30% da totalidade. Com o objetivo de ampliar este percentual a diretora pensou em algumas soluções.
a.) Enviar uma carta aos pais perguntando quais as razões da ausência.
b.) Enviar uma carta aos pais pedindo que eles sugiram horários alternativos.
c.)  Organizar um evento no sábado ( período da tarde) solicitando que os pais tragam ou um prato de bolo ou de salgado; ou um refrigerante.
d.) Fazer uma reunião com os professores, pais e todos os envolvidos com a instituição escolar apresentando suas soluções e realizando uma votação para a escolha de uma delas.
e.) Fazer uma reunião com os professores solicitando que eles apresentem sugestões para resolver o problema.
f.) Nenhuma das alternativas.  
           Tendo por base a nova configuração de gestão indique qual é a alternativa adequada. Justifique em quatro linhas a sua escolha.
Correta Letra F
Em todas as outras possibilidades existe um ou mais atores sociais ausentes ( professores; pais etc) e o correto é que todos os envolvidos na cultura escolar participem da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário