segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP1 EDUCAÇÃO ESPECIAL 2009.1


1ª questão - Gostaríamos que vocês abordassem as questões problematizadas nas primeiras aulas: 1 e 2, principalmente, podendo incluir também os pontos  trabalhado  nas aulas 3 e 4.

2ª questão - Porque de acordo com a cultura em que vivemos com as informações de que dispomos, com nossas crenças e convicções, de acordo também com nossa religiosidade e como nosso entendimento sobre a deficiência, explicamos, agimos e, principalmente, justificamos nosso comportamento em relação às pessoas consideradas, por algum motivo, diferentes.

3ª questão -
l  Primária – significa prevenir a ocorrência de deficiências. Programas de prevenção contra o uso do álcool e de drogas, vacinação das mães contra determinadas doenças (rubéola dentre outras) são algumas medidas que visam evitar o aparecimento de deficiências.
l  Secundária – Com o problema instalado busca-se, com essa prevenção, um diagnóstico precoce na tentativa de evitar limitações permanentes ou controlar ao máximo as suas conseqüências. Exemplo: programas de estimulação precoce.
l  Terciária – As ações realizadas têm dar atendimento adequado à pessoa com deficiência de forma a reduzir as conseqüências dos problemas gerados pela deficiência. Exemplo: programa de reabilitação.

4ª questão - Os processos internos de maturação determinam limites físicos que devem orientar o trabalho realizado na estimulação precoce buscando ações que favoreçam o melhor desenvolvimento, prevenindo e remediando os desvios do desenvolvimento infantil. Um pequeno resumo de como acontece o desenvolvimento e crescimento infantil
  1. o desenvolvimento motor no primeiros anos se dá via 2 tendência 
cefalocaudal – da cabeça para os pés ,e
próximo-distal – do tronco para as extremidades;
  1. os processos internos de maturação controlam grande parte do crescimento e desenvolvimento  físico. Por exemplo, só é possível segurar coisas com as mãos depois que os músculos e ossos do braço estiverem desenvolvidos;
  2. Quanto ao córtex cerebral podemos dizer que algumas partes se desenvolvem logo como as responsáveis pela visão e audição e outras partes se desenvolvem gradativamente como as que governam as áreas motoras, por exemplo.
  3. O cérebro e suas funções estão se desenvolvendo até, principalmente, os 4 anos de idade.

5ª questão – O aluno deve utilizar os conhecimentos trabalhados na aula 14.

6ª questão – Orientação no sentido de uma educação para todos; inclusiva; e dando conta das diferentes características e necessidades do alunado, oportunizando a todos um nível adequado de conhecimento.

7ª questão - 4 aspectos da escola inclusiva
            Uma escola inclusiva precisa ter a preocupação de elaborar o seu projeto político pedagógico com a participação de toda comunidade escolar, contendo estratégias que contemplem os alunos com necessidades educacionais especiais, através das adaptações curriculares de grande e pequeno porte. A questão da acessibilidade – uma adaptação de grande porte – é fundamental que a escola se mobilize para conseguir adequar a sua estrutura para receber este alunado, além de desenvolver uma proposta de flexibilização curricular que respeite o ritmo de aprendizagem de cada aluno e a formação em serviço dos educadores. Trabalhar pensando na diversidade e desenvolver metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos é uma forma de garantir uma educação de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário