Questões:
1. Tendo por base o texto de Vieira Sousa e Correa, respondam: ( VALOR DA QUESTÃO: 0,0 a 5,0)
a) Qual a relação entre autonomia e Projeto Pedagógico?
R: O projeto pedagógico é o documento mediador para a construção da autonomia no cotidiano escolar.
b) Explique, com base nos elementos do texto, por que os autores enfatizam que a gestão precisa ser adequada às características organizativas da escola.
R:Os autores enfatizam que o PPP não pode ser um documento “engavetado”. Assim, levar em conta o que é produzido pelo grupo; solidificar sua singularidade para ser o PPP daquela escola; ser uma construção coletiva enfim, ser um elemento articulador que integra todos os envolvidos na prática cotidiana da escola.
c) É possível, ao final da leitura do texto, elaborar o conceito de autonomia a partir do qual os autores fundamentam suas idéias? Sim Não ou Em termos?. Justifique.
Obs: não se esqueça de primeiro escrever a escolha (sim, não ou em termos) e, posteriormente, escrever a justificativa.
R:Sim, ao final do texto (página 63 e 64 ) os autores definem o que consideram ser o conceito de autonomia que a escola pode construir. Cf “ A escola precisa , portanto, (...) até marxista (pp 63 e 64). .
d) Quais as duas vertentes básicas que envolvem a democratização do espaço escolar e a descentralização das decisões?
R:Poder e Conhecimento. ( ver pp 54 e 55) “ A democratização (... ) até relações sociais (pp 54 e 55)
e) Que dificuldades enfrentam as escolas para a construção da autonomia.
R:A de transformar uma autonomia decretada em autonomia construída. E as maiores dificuldades são de caráter burocrático; pedagógico e histórico. Aqui o aluno poderia ou não desenvolver estes pontos. (ver pp 59 até 63 no parágrafo que termina com a frase “Assim a autonomia (...) até gera.’
OBS: A PARTE ITEM 3 NÃO DEVE SER ESTUDADA. OPTAMOS APENAS POR COLOCAR ATÉ O ITEM 2 QUE TERMINA NA PÁGINA 64.
2. Esta questão envolve uma reflexão entre a escola ideal e a escola real que todos nós vivenciamos como discentes e alguns como docentes. ( Valor 0,0 a 3,0)
Leiam com a atenção a descrição do contexto da escola que denominaremos como Adams. A escola Adams está localizada em uma comunidade onde os moradores:
· Os pais (homens) trabalham o dia inteiro (seja fazendo bicos ou tem trabalho com “carteira assinada”). Quanto a escolaridade, a maioria terminou o “antigo primário”e alguns (poucos) tem a educação básica completa.
· No que se refere às mães, a maioria delas também trabalha fora de casa. Quanto à escolaridade, a maioria não chegou a terminar a educação básica embora tenham feito primário, e uma pequena parcela está freqüentando um curso de Alfabetização no período noturno.
No texto de Luck, a autora expõe em quadros algumas sugestões para a incorporação e melhoria da relação entre comunidade e escola.
Tendo por base a descrição da escola feita acima e sabendo que o gestor tem todas estas informações respondam:
Tomando o Quadro 1.
Como gestor de que forma você tornaria viável:
a) O item 3 referente a relação escola e comunidade?
b) O item 1 referente a participação das mães?
c) O item 4 referente a participação dos pais?
Tomando o quadro 2 :
d) Como gestor de que forma você viabilizaria o item 2 referente a atuação com os alunos com dificuldades especiais?
Tomando o quadro 3:
e) Como gestor de que forma você viabilizaria o item 2 referente a manutenção da escola?
f) Como gestor de que forma você viabilizaria o item 3 referente a gestão da escola.
IMPORTANTE: O critério de correção levará em conta que as propostas serão realizadas para a escola descrita acima.
As respostas corretas são a que dimensionam a relação entre a escola e a proposta contida no item solicitado. Exemplo resposta letra d : Como o gestor viabilizaria visitar as família carentes? Teria que incorporar na sua agenda uma vez por mês realizar estas visitas.
3. Shoelze em seu texto “ O Diretor faz a diferença” afirma que o compromisso do gestor é o garantir a aprendizagem. (Valor 0,0 a 2,0)
A partir desta idéia respondam:
a) Sintetize que atitudes e ações a autora ressalta para que o gestor possa transformar esta meta em realidade.
R:O gestor deve criar um ambiente no qual o conhecimento que está no mundo seja trazido para dentro da sala de aula. Deve fomentar a curiosidade intelectual dos docentes. Só assim, estaríamos transformando os alunos em cidadãos participativos.
b) Que visão de escola (expressa pela autora) o gestor deve ter?
R:Uma escola aberta à comunidade escolar e ao seu entorno e às instâncias superiores como as secretarias de educação e sua equipe. Este é o modelo do paradigma dinâmico que interage continuamente com todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com a escola.
OBS FINAL: leiam os textos com atenção; tirem dúvidas de entendimento como os tutores. Quando tiverem dúvidas em relação ao vocabulário recorram ao dicionário que tem de ser nosso companheiro inseparável quando estudamos.
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