segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 EDUCAÇÃO INFANTIL 1 2009.2

QUESTÕES

Questão 1: Valor : 2,0 pontos

No texto “Infâncias e crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas?” (Delgado, 2003), a autora traz o estudo das concepções de infância ao longo dos tempos, bem como propõe o rompimento das representações hegemônicas que desconsideram o que as crianças têm em comum e o que as distinguem uma das outras.
Tendo como referência o texto da autora, escreva esta trajetória e os referenciais de análise que justificam o lugar que as crianças ocupam na sociedade.


Questão 2: Valor : 2,0 pontos

            A concepção de infância vem nos últimos anos se modificando e promovendo um olhar diferenciado para esta fase da vida, principalmente no contexto educacional. Esse novo olhar se deve as novas formas de compreender a criança em suas relações com o mundo e com os sujeitos a sua volta.
Tendo o texto de Ana Cristina Delgado (“Infâncias e crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas”), o texto de Kuhlmann Jr. (“História da educação infantil brasileira”) e o texto de Sônia Kramer (“A infância e sua singularidade”) como referências, descreva os principais processos que levaram a esta mudança de concepção da infância, explicitando esta atual concepção.

           
Questão 3: Valor : 2,0 pontos

            O texto de Ana Cristina C. Delgado escrito em 2003, “Infâncias e crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas” e os artigos de Tania M.C. Nhary, intitulados “Memórias do brincar: (re)significação de práticas pedagógicas lúdicas” e “O jogo como prática pedagógica para professores em formação” dos anos de 2008 e 2007, respectivamente, provocam uma auto-avaliação sobre as experiências da nossa própria infância. O primeiro apontando os diferentes contextos vividos nesta fase da vida e as marcas deixadas, enquanto o segundo, mais focado numa proposta de resgate das memórias lúdicas da infância, destaca as experiências do corpo em atividades de jogos e brincadeiras infantis. Tais trabalhos possibilitam uma reflexão sobre nossas ações enquanto docentes. Diante disso, faça um comentário descrevendo suas reflexões a respeito das temáticas tratadas nos textos, fazendo uma relação direta aos seus atuais e/ou futuros fazeres docentes.

Questão 4: Valor : 2,0 pontos

            Moysés Kulmann Jr. escreveu o texto “História da educação infantil brasileira”, à ocasião em que se comemorava os “500 anos de descobrimento do Brasil”, que nos permite uma compreensão histórica das concepções de infância em nosso país. Com base neste texto, e sem a intenção de apontar uma linearidade, descreva este conjunto de acontecimentos, concepções, idéias e, sobretudo embates que envolveram diferentes contextos sócio-histórico-culturais e que perpassaram a educação da infância brasileira.

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