segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 EDUCAÇÃO E TRABALHO 2009.2

Responda as questões com base no texto “O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS”, de Dermeval Saviani.

Questão 01
Com base nas palavras-chaves: Trabalho, Cultura, Educação e Humanização explique como o homem ser-biológico torna-se homem ser-social pelo Trabalho. (0,2 ponto)

Questão 02
Argumenta-se que a divisão da sociedade em classes sociais com interesses antagônicos ocorreu no momento em que se passou do período quando “todos viviam do trabalho de todos” para o período em que “alguns passaram a viver do trabalho dos outros”. Explique de que forma isto está relacionado historicamente ao surgimento e generalização da escola. (0,2 ponto)
Questão 03
Durante muito tempo a educação coincidiu inteiramente com o próprio processo de trabalho. A partir de que momento histórico a educação é desvinculada do trabalho e passa a ter outro significado? (0,2 ponto)

Questão 04
A escola na atual sociedade moderna passa por “uma verdadeira hipertrofia” que atua em dois sentidos: vertical e horizontal. Essa hipertrofia é um fenômeno que aumenta as práticas pedagógicas sem critério algum. Portanto, descreva, segundo o texto, como ocorre esse fenômeno. (0,2 ponto)

A partir do texto “AS DESIGUALDADES AMPLIADAS E AS ALTERNATIVAS EM CONSTRUÇÃO” de Antônio David Cattani, responda as questões abaixo:

Questão 05
Procure o significado das expressões: (0,4 ponto)
a- modelo de acumulação intensiva de base taylorista.
b- modelo de acumulação intensiva de base fordista.

Questão 06
O autor cita várias vezes “mercado”, exemplos: “economia de mercado”; “verdade de mercado”; “capitalismo de livre mercado’; “lei do livre mercado” e “mão invisível do mercado”.
Conceitue a expressão “mercado” e explique o que é “mão invisível do mercado”. (0,2 ponto)

Questão 07
Cite os projetos em disputa na sociedade. Sintetize as críticas que o autor faz aos projetos. Explique o projeto que o autor aceita, identificando as razões que sugere para isso. (0,2 ponto)

Questão 08
Dentre as facetas do “capitalismo bonzinho”, o autor diz que existem “escolas específicas, mantidas por uma fundação empresarial, com o fito de beneficiar operários ou os seus filhos, ou uma comunidade próxima [...] realiza um trabalho de “fidelização” dos envolvidos”. Responda: Por que o autor critica essas escolas? (0,2 ponto)

Questão 09
Ronald Reagan e Margareth Theacher (a Dama de Ferro do parlamento inglês) foram os dois principais personagens históricos do neoliberalismo mundial. Eles laçaram as novas diretrizes para esse atual momento; o qual o autor denomina como “globalização neoliberal”; “acumulação flexível e “sociedade pós-moderna”. É o mais novo paradigma do sistema de produção capitalista.
Com base na idéia do autor, escreva, exemplificando, os traços gerais desse novo paradigma. (0,2 ponto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário