segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 2009.1

Questão 1) De acordo com a Aula 3 (O que é Filosofia), elabore um texto, apresentando seu ponto de vista acerca do que é Filosofia e, ao mesmo tempo,  esclarecendo qual seria o sentido desse saber na atualidade. Após, estabeleça a diferença entre Filosofia e ciência (Valor: 2,5  pontos).

Questão 2) Com base na Aula 4 (Do saber mítico ao saber filosófico), comente com suas próprias palavras as diferenças entre a linguagem mítica e a linguagem filosófica. “(...) enquanto a linguagem mítica se caracteriza como inquestionável, isto é, como uma narrativa incontestável, a linguagem filosófica se constitui como discursiva e argumentativa”. (Valor: 2,5 pontos).

Questão 3) Compare a proposta educativa homérica e a platônica. A partir dessa comparação tente estabelecer, conforme a sua própria opinião, qual das duas propostas educativas seria mais adequada aos tempos atuais. (Aula 5 - O processo de educação na Grécia Antiga). (Valor: 2,5 pontos).

Questão 4) As normas morais devem ser cumpridas independente de qualquer recompensa ou punição e tendo em vista a consciência moral de cada indivíduo. As normas jurídicas, porém, devem ser cumpridas independentemente da adesão por uma convicção íntima de parte do indivíduo e devem ser acatadas sob pena de punição por parte do Estado”. Com base nessa passagem, elabore um texto estabelecendo a diferença entre as normas morais e as normas jurídicas. (Aula 6 – A questão dos valores). (Valor: 2,5  pontos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário