"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
(Jean Piaget)
ATIVIDADE 1
Esta questão é referente ao capricho e à organização da sua AD1. Siga o roteiro abaixo, pois a apresentação vale 1,0 ponto.
l Use papel A4 branco;
l Faça um cabeçalho com todas as informações a seu respeito (nome, matrícula, período, curso, pólo, etc.);
l Entregue digitado ou escreva com caneta azul ou preta;
l Não use corretivo;
l Apresente as questões na ordem em que foram enunciadas;
l Grampeie e numere todas as folhas que estiver entregando;
ATIVIDADE 2
Valor: 1,0
Na aula 1 você viu alguns exemplos de crenças e mitos presentes no ensino de Matemática. O filme “Por que será que odiamos Matemática?”, disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=npXSZrnXUo0 foi disponibilizado na plataforma.
1. Os personagens têm um problema em comum. Identifique-o;
2. Ao final do filme o Donald tem uma reação diametralmente oposta às apresentadas até então. Qual o motivo da reação diferenciada?
3. Que mensagens o filme nos passa?
ATIVIDADE 3
Valor: 1,0
No capítulo 5 do nosso livro texto abordamos a Matemática na Educação Infantil. Disponibilizamos um arquivo em Exercícios e complementos denominado "Texto para discussão no Fórum - Matemática 1". No arquivo, A educadora Priscila Monteiro fala da importância do trabalho com Matemática no ensino infantil. Após a leitura dos textos você deve participar do fórum na plataforma. A tua participação será pontuada.
ATIVIDADE 4
Valor: 1,0
A leitura dos conteúdos da aula 3 possibilita conhecermos os PCN da área de Matemática. Eles contribuirão para a compreensão dos conteúdos e estratégias para o ensino da Matemática.
Podemos destacar, entre outros princípios, a importância da Matemática como componente importante na construção da cidadania e a democratização do seu ensino como meta prioritária do trabalho docente.
Resuma os pontos fundamentais de cada bloco de conteúdo de Matemática para o ensino fundamental. (24 linhas)
ATIVIDADE 5
Valor: 1,0
Jogo
Sudoku, por vezes escrito Su Doku, é um puzzle de preenchimento de números. O objetivo do puzzle é o preenchimento de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias num tabuleiro de 9×9, constituído por 3×3 sub-áreas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região são preenchidas com os números de 1 a 9, sem repetição. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. O aspecto do puzzle Sudoku lembra outros puzzles de jornal. Foi publicado no formato atual no Japão em 1986 e obteve a sua popularidade internacional em 2005. Em Portugal, começou a ser publicado em Maio de 2005 pelo jornal Público.
(Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License. Usa material do artigo da Wikipédia "Sudoku".)
Etapa 1- Preencha o tabuleiro abaixo:
Etapa 2 – Depois de ter vivenciado o preenchimento do tabuleiro, reflita sobre esta experiência e escreva outras possibilidades de uso deste recurso em uma aula de Matemática.
ATIVIDADE 6
Valor: 1,0
Referência Aula 8
Assunto: O uso da operação de multiplicação com a idéia de combinação.
Em diversas situações do quotidiano dos alunos, identificamos a aplicação da multiplicação com a idéia de combinação.
Cite duas situações que fazem parte do quotidiano dos alunos do Ensino Fundamental que podemos usar para exemplificar o uso da multiplicação com a idéia de combinação. (8 linhas)
ATIVIDADE 7
Valor: 1,0
O material dourado é o mais usado para explorar as características do sistema de numeração decimal.
Exemplo:
Número | Representação com material dourado | Forma decomposta |
689 |
Baseado no que você estudou na aula 9, complete o quadro abaixo seguindo o exemplo acima:
Número | Representação com material dourado | Forma decomposta |
1747 | ||
2202 | ||
1101 |
“Sempre que tivermos 10 peças iguais, devemos trocar por uma peça da ordem imediatamente superior”.
Baseado na nesta afirmação, represente o número resultante da união das peças do quadro acima.
Número resultante | Representação com material dourado | Forma decomposta |
5050 | 5 cubões e 5 barras | 5000+50 |
ATIVIDADE 8
Valor: 1,0
Na aula 10 você estudou diversos sistemas de numeração e observou que nem sempre contamos de dez em dez.
Faça a conversão dos números a seguir para a base indicada.
a) 150 = ( )2
b) 2602 = ( )8
c) (111001)2 =
d) (1304)8 =
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