segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AD2 GESTÃO 1 2010.1

Questões:

1. (2,0)  Participação no fórum da plataforma ou no pólo ( construção de uma questão – veja na plataforma as informações sobre as opções de como realizar esta atividade)
Período de acesso ou freqüência no pólo: 28 DE ABRIL A 08 DE MAIO
Não serão validados acessos fora deste período. Verifique os dias e horários de tutoria do seu pólo. Não deixe de participar! Você ainda Pode ganhar um ponto extra na sua AP2 se sua questão for escolhida....participe!
Pontuação da questão: ___________


2. ( Valor 0,0 a 2,5)
“Como o trabalho do professor e do educador não recebem as mesmas recompensas obtidas em outras atividades profissionais, tais como recursos financeiros e prestígio, o da diretora de escola tenderá a ser um trabalho não valorizado e recompensado socialmente. Apesar disto, observou-se que existe uma dimensão muito rica, humana e afetiva no trabalho da diretora da escola, o que faz com que ele seja estimulante e permita que a diretora enfrente os desafios cotidianos com esperança e perseverança (p. 74)”

A frase acima foi retirada do texto de Marta Luz Sisson de Castro. Tente, a partir da frase, explicar a afirmação abaixo enunciada. Você pode concordar ou discordar dela. Assim, comece a resposta escrevendo; Concordo com a afirmação pois...; ou Discordo da afirmação pois...

Afirmação:
A frase da autora parece cristalizar o paradoxo constante em que vive a educação. Ou seja, por um lado a autora desestimula a formação dos novos pedagogos, ao enfatizar a não valorização da profissão quando comparada a outras atividades profissionais e, por outro, tenta estimular a formação de novos profissionais inserindo expressões como desafios; esperança e perseverança o que na verdade vai reafirmar o que é criticado por ela. Ou seja, parece que a idéia de missão, herança da história educacional no Brasil iniciada pelos jesuítas, se perpetua através dos próprios intelectuais da educação que escrevem no período contemporâneo.

Parâmetros de confecção:
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20 linhas.

Resposta:
Nesta questão não há resposta correta. O discente pode concordar ou discordar e a correção deve levar em conta se a argumentação é coerente.

3. ( Valor 0,0 a 3,0) Ainda tendo por base a idéia da desvalorização do educador relacione-a com o que é descrito no texto de Antônio Cabral Neto e Maria Doninha de Almeida
  a)Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
   b)Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20 linhas
Resposta:
O correto seria relacionar com a pesquisa realizada pelos autores que mostra que quando há possibilidade de participar, o que seria uma valorização do educador, ele acaba não fazendo já que o modelo anterior de centralização está extremamente arraigado. Apenas no caso que envolve recursos diretos há uma maior participação.


4. ( Valor 0,0 a 2,5)  Afirma Lauro Carlos Wittmann
“A ampliação da autonomia da escola e a democratização de sua gestão constituem, hoje, exigências histórico educativas. A autonomia e a democratização da gestão da escola são demandadas pelos avanços teórico-práticos da educação e de sua administração. Os educadores estão reencontrando e reconstruindo o sentido e o prazer de educar. Uma nova educação está sendo construída no interior das escolas, e ressignificando o ato pedagógico-educativo. Novos conhecimentos sobre o aprender e sobre a sala de aula acabam produzindo, inclusive, terminologias mais ricas, dinâmicas e condizentes como “aprendência” e “ensinância”, ecologia cognitiva, autopoiese, sociedade aprendente (Assman, 1998). Ao mesmo tempo, há avanços teóricos e práticos na área da administração educacional, entendida no sentido amplo, compreendendo a política, o planejamento, a gestão e a avaliação da educação. (p. 90)”.

Podemos afirmar que a frase acima é contraditória em relação ao que mostraram as duas pesquisas sobre a realidade escolar descritas nos textos de
Marta Luz Sisson de Castro e Antônio Cabral Neto e Maria Doninha de Almeida. Sim? Não? ou  Em Termos?
Parâmetros de Confecção:
a)    Inicie a resposta escrevendo Sim ou Não ou Em Termos e depois argumente.
b)  Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
c)   Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 15 linhas.
Resposta:
Aqui o aluno pode optar por sim ou em termos e argumentar.
Se a opção for “sim” ele deve desenvolver mostrando através dos outros textos que esta não é uma prática universal.
Se a opção for “em termos” ele pode argumentar que os outros textos mostram experiências pontuais e que há casos em que é possível modificar a  educação criando um novo ambiente educacional.
A única resposta equivocada seria não, pois os textos são contraditórios.

Indicação geral:
Preocupem-se mais em ver se o discente consegue argumentar bem. Esta foi a proposta da avaliação: treinar a redação argumentativa; a defesa de idéias de forma coerente.

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