segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 EDUCAÇÃO INFANTIL 1 2009.2

QUESTÕES


Questão 1: ( valor um ponto- 1,0)

O texto “Indícios utilizados por educadores para avaliar o processo de inserção de bebês em uma creche”, de Caroline Francisca Eltink, apresenta e discute alguns dos resultados de uma pesquisa, que teve como um dos objetivos, conhecer melhor os indícios utilizados por educadores para avaliar o processo de inserção de bebês menores de dois anos na creche.
Escreva um comentário sobre a afirmativa da autora, apresentada abaixo, considerando o conceito de adaptação discutido por ela no texto.

“O processo de adaptação é dinâmico e complexo, envolvendo vários processos inter-relacionados dinamicamente: o da criança, o da mãe, o da educadora, o da creche, o do grupo no qual a criança está inserida, o da família, dentre outros”.


Questão 2: ( valor um ponto- 1,0)


Léa Tiriba em seu texto “Educação e vivência do espaço: diálogos entre a arquitetura e a pedagogia” discute a organização do espaço e o modo de funcionamento das creches e pré-escolas. Comenta que a situação de emparedamento dos espaços promove um desrespeito aos desejos do corpo, o que se acentua em outros níveis de ensino.
A autora aponta uma forma de trabalho focado na questão do espaço da Educação Infantil baseando-se nas três ecologias de Guattari (1990), na contramão das ideias hegemônicas da modernidade, que separam o corpo e mente, emoção e razão.
Comente a proposta de trabalho apresentada pela autora, tendo como referência as três ecologias de Guattari (1990).


Questão 3: ( valor um ponto- 1,0)
   
Do texto “Culturas infantis, tensões e negociações entre adultos e crianças numa creche domiciliar”, de Ana Cristina Coll Delgado, escolha e copie um trecho que você julgue como a idéia mais importante da autora (indicando a página) e faça um comentário articulado ao texto que justifique a sua escolha.  


Questão 4: ( valor um ponto- 1,0)

            Daniela Guimarães no texto “Entre a instrução e o diálogo: a construção da identidade educacional das creches” apresenta as tendências que foram se constituindo historicamente no que diz respeito ao atendimento de crianças em creches.
Disserte sobre as bases dessas tendências dando enfoque as correntes de pensamentos que as constituíram.

Questão 5: ( valor um ponto- 1,0)

            Na questão anterior você apontou como foi sendo construída a identidade das creches ao longo de décadas. Agora, explique a proposta apontada pela autora para romper com a lógica dessas tendências dominantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário