segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 2010.1

QUESTÕES

Questão 1 (valor: 4,0 pontos)

            No texto “Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma crítica”, Sônia Kramer aponta quatro aspectos fundamentais para a elaboração de uma Proposta Pedagógica. São eles: 
·        considerar o contexto sócio-econômico-cultural em que a proposta está
sendo produzida;
·        assegurar a participação de todos os envolvidos na produção do cotidiano da creche e/ou pré-escola;
·        elaborar uma proposta que seja inclusiva e flexível;
·        assegurar espaço para a avaliação e reconstrução permanentes da proposta pedagógica;
            Explique, com suas palavras, a importância de considerar cada um destes aspectos no processo de construção de uma Proposta Pedagógica.


Questão 2 (valor: 2,0 pontos)

            A partir da Constituição de 1988, a educação infantil passa a ser um direito das crianças e não dos filhos de mães trabalhadoras. Isto é, as crianças passam a ser consideradas como cidadãs, sujeitos de direito. Neste sentido, aponte as principais conquistas expressas na Constituição e na LDB, no que diz respeito:
- à concepção de atendimento;
- à formação de professores.
            Para responder estas perguntas, sugerimos a leitura do texto “O trabalho de Educação Infantil”, de Léa Tiriba, postado na plataforma em “Exercícios e Complementos”.


Questão 3 (valor: 2,0 pontos)

            Nas palavras de Paulo Freire, “Não há educação fora das sociedades humanas, não há homem no vazio”.
            De fato, uma das definições apresentadas no texto 3, afirma a cultura como “um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem, como membro de uma sociedade”.
            Com base nesta definição, responda:
- Por que podemos afirmar que as crianças constroem sua subjetividade na cultura?
- Por que dizemos que as crianças são produtoras de cultura?

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