segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 2009.1

1- O aluno que participou da oficina no pólo NÃO deverá responder a questão 5
 Participantes da Oficina (no pólo) ganharão 2,0 pontos
Valor da prova: 8,0 pontos
2-O aluno que não participou da oficina no pólo deverá fazer a questão 5
Valor da prova: 10,0 pontos

1) Para Foucault “é uma ilusão considerar o sujeito como fonte exclusiva de seu discurso.” Explique  esta frase de Foucault e apresente um exemplo que ilustre essa afirmação do filósofo francês:(Aula 15 – Livro da disciplina, Volume 2 – p.35) (Valor:2,0 pontos).



2) Analise o conceito de “homo sapiens-demens” de Morin,  citado por Carino e Thomaz no Livro da Disciplina (2003, p.47), presente no texto em que diz “é preciso considerar, que somos em verdade, o homo sapiens-demens, isto é, somos também ‘demência’, quer dizer, uma dimensão mais ampla que escapa à racionalidade”.  A partir desse conceito avalie, com suas próprias palavras, alguns dos motivos da presença da violência no mundo contemporâneo.  (Valor: 2,0 pontos).

3) Leia os trechos seguintes:

“Os pontos de vista tradicionais sobre a relação entre sociedade e escola enfatizam, sempre o papel que a educação desempenha na alteração das características individuais e na posição ocupada pelos indivíduos nas estruturas econômica, social e política.” Wilke e Martins, (2003, Aula 22, p. 116)

“A perspectiva marxista é diferente. É histórica e centrada nas classes sociais. O comportamento individual é entendido como produto de forças históricas, enraizadas em condições materiais (...)”. (Idem)
Agora, escolha uma das citações acima, releia o texto da aula 22 (Livro da disciplina, Volume 2)  e elabore suas próprias considerações sobre a sociedade atual, articulando a frase escolhida com o discurso abaixo: (Valor: 2,0 pontos)

“A desigualdade social é uma das causas da violência. Uma sociedade  que tem altos e baixos tão gritantes, alguns que ganham tanto e tantos outros que ganham tão pouco, é, sim, um incentivo à violência (...) Agora, mesmo em países em que não há essa diferença, nos países europeus, por exemplo, ainda há crime, ainda há máfias, ainda há criminalidade organizada. (...) O que podemos (...) é nos deixar levar pela banalização da violência. Eu cuido do meu guarda-costa, tranco a minha porta, (...) o meu carro é blindado e que se danem os outros.” Sussekind (p. 60).

Colocar exatamente a referência. É do livro? Caso contrário, colocar por extenso ou incluir no final do texto.

4) Escreva um texto (de no máximo 15 linhas), articulando o texto abaixo com  os conteúdos da Aula 17 “Saber erudito e Saber popular”  (Livro da disciplina, Volume 2).  Analise a relevância do texto de Barbosa, como exemplo de saber popular. Vincule esse saber popular com a possibilidade de estabelecer uma educação inclusiva que possa acolher a diversidade. (Valor: 2,0 pontos).

As mariposa

As mariposa quando chega o frio
Fica dando vorta em vorta da lãmpada pra si isquentá
Elas roda, roda, dipois si senta
Em cima do prato da lâmpada pra discansá
Eu sou a lâmpida

E as muiê é as mariposa

Que fica dando vorta em vorta de  mim
Todas as noire, só pra mi beijá
_Boa noite, lâmpida!
_Boa noite, mariposa!

_Permita-me oscular-lhe as alfácias?
_Pois não, mas rápido porque daqui a pouco eles mi apaga
                                                                                                (Adoniran Barbosa)


5) Marx compara a sociedade, em sua organização e funcionamento, a um edifício com dois níveis: a superestrutura e a infra-estrutura (Veja a Aula 27, principalmente as págs 188-9, do Livro da Disciplina, 2 volume). Explique o que significa estes dois níveis, na concepção de  Marx, e ilustre esses níveis através de exemplos: (Valor: 2,0 pontos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário