segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2 2010.1

QUESTÕES

Questão 1 (valor: 2,5 pontos)

No texto “O prazer da leitura se ensina”, a autora Adriana Maricatto enfatiza a importância do acesso, pela criança, à literatura e aos objetos culturais da escrita na Educação Infantil.
Em sua visão:
- Por que um programa de formação de leitores deve se preocupar também com o desen­volvimento do professor como lei­tor?
- Qual é a importância da oferta de diversificados suportes da escrita, como jornal, revista, livro de receitas etc, para as crianças na faixa de 0 a 6 anos?

Questão 2 (valor: 2,5 pontos)

De acordo com o artigo 31da LDB, na Educação Infantil, a avaliação “far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. Isto significa que a avaliação não tem um caráter classificatório, mas sim processual e formativo.
Com base no texto “Elaboração e organização de instrumentos de acompanhamento e avaliação da aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, de Adrianne Ogeda, responda: O que é um registro? Para que serve? Como pode ser organizado? Quando acontece? Qual é a sua finalidade?

Questão 3 (valor: 2,5 pontos)

No texto “Mas as crianças gostam”, Luciana Osteto, faz uma distinção entre obra musical e produto musical. Que relações há entre esta visão da autora e as críticas de Tinhorão ao processo de transformação da música em atividade industrial e comercial?  Com base na nas colocações dos dois autores, qual deve ser o repertório musical no cotidiano da educação infantil?




Questão 4 (valor: 2,5 pontos)

“Numa educação para sociedades sustentáveis, o cuidar é referência fundamental porque orienta o trabalho em relação às três ecologias: pessoal, social e ambiental.” (Guattari, 1990)
1- Explique cada uma das três ecologias.
2- Justifique a afirmativa de que elas nos permitem avaliar:
- a qualidade dos espaços/atividades relacionadas ao eu (ecologia pessoal);
- a qualidade das interações coletivas, relacionadas ao “nós” (ecologia social); e
-  a qualidade das relações com a natureza (ecologia ambiental).               

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