segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 EDUCAÇÃO E TRABALHO 2009.2

A partir do texto de CHAVES, Fátima Machado. Reflexões sobre o conceito “trabalho”, responda às duas questões abaixo:
QUESTÃO 1- (1,0 ponto):
Para compreendermos o trabalho no capitalismo, devemos analisar suas formas históricas e sua organização social através das categorias analíticas centrais que são:

I.                               O processo de trabalho, incluindo a produção, distribuição, circulação e consumo de mercadorias;
II.                            As exigências da organização e gestão do trabalho;
III.                         A carga de trabalho afetiva ou psíquica, ao lado da carga física e da mental ou cognitiva, somadas aos riscos ambientais.
IV.                         O fim da divisão social do trabalho.

Assinale a alternativa correta:
a)                  apenas a I está certa;
b)                 apenas a II e IV estão certas;
c)                  apenas a I, II e III estão certas;
d)                 apenas a II está certa;
e)                  Todas as afirmativas I, II, III e IV estão certas;



 QUESTÃO 2 (1,0 pontos).

Teiger afirma que o trabalho humano não é um conceito abstrato, pois está encarnado no espaço, no tempo e num corpo social e, centralizando sua análise na atividade humana, considera que trabalhar compromete e transforma o indivíduo. Nas organizações capitalistas, existem dois tipos de trabalho. Cite quais são e explique-os:

A- TRABALHO:................................................. que significa:.........................................
….........................................................................................................................................
….........................................................................................................................................
….........................................................................................................................................

B- TRABALHO:............................................ que significa:..............................................
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
….........................................................................................................................................


             A partir do texto de CHAVES, Fátima Machado. O processo de produção e a gestão do trabalho, responda às 2 questões abaixo

QUESTÃO 3 (1,0 ponto)
Dentre as afirmativas abaixo que citam as características do capitalismo marque as erradas com letra “F” [falsa] (valor 0,25 cada).

a)      (   ) Propriedade Privada dos Meios de Produção;

b)      ( ) Divisão da sociedade em duas classes burguesia (classe capitalista e proprietária dos meios de produção) e proletariado (classe assalariada, proprietária da força de trabalho);

c)      (   ) Produção voltada para subsistência;

d)     (   ) Inexistência do nexo monetário em todas relações humanas;

e)      (   ) Relações Assalariadas de Produção;

f)       (   ) Preocupação com o lucro e com a acumulação de capital;

g)      (   ) Proibição da livre iniciativa e da concorrência de mercados;

h)      (  ) Fim das crises econômicas cíclicas (pequenas e grandes) devido a pequena produção de mercadorias e insuficiência de compradores


 QUESTÃO 4 (1,0 ponto):
Após a reestruturação do capitalismo, nas décadas de 1970 e 1980, surgem algumas transformações no mundo da produção e do trabalho, tais como:

  1. Descentralização geográfica das indústrias à procura de regiões periféricas, ou seja, estados/nações com trabalhadores frágeis socialmente, não sindicalizados e/ou com baixa escolaridade;
  2. Fim do trabalho em casa (domestic outworkers), principalmente de mulheres em trabalhos precários como costura de roupas ou de empregados que usam sua rede virtual de casa para realizar o serviço de firmas sem estabelecimentos fixos;
  3. Especialização Flexível, acarretando a diminuição do trabalho, a homogeneização dos produtos e a (re)qualificação de responsabilidade do empregador;
  4. A classe trabalhadora torna-se composta por trabalhadores precarizados, informais, temporários, de tempo parcial, subcontratados, terceirizados etc.;
  5. Os trabalhadores conquistam direitos históricas como as Leis Trabalhistas;
  6. Retrocessos da ação sindical, pois os sindicatos têm dificuldades em incorporar uma classe trabalhadora mais segmentada e fracionada;

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
(a)    apenas a I, II e VI estão certas;
(b)   apenas a I, IV e VI estão certas;
(c)    apenas a II, III e V estão certas;
(d)   apenas a III e VI estão certas;
(e)    Todas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão certas;








QUESTÃO 5 (3,0 pontos):

A partir do texto de SAVIANI, Dermeval O Choque teórico da politecnia”, elaborar uma dissertação de quinze (15) a vinte (20) linhas sobre o tema: “A concepção de educação politécnica como forma de possibilitar ao homem o exercício de uma profissão como condição de humanização e de transformação social”.

ORIENTAÇÃO:

Introdução:
  • Apresentação sucinta da noção de politecnia e de sua relação necessária com a problemática do trabalho como princípio educativo geral.
Desenvolvimento:
  • De como pelo trabalho o homem produz continuamente sua própria existência ao longo da história;
  • O trabalho como fundamento de toda organização escolar;
  • Divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual;
Conclusão:
  • Retornar à tese central da Introdução e desenvolver uma argumentação final apresentando a ideia de politecnia como meio de superar a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual na educação escolar.


QUESTÃO 6 (3 pontos):

A partir do verbete “Capital Cultural” de NEVES, Lucia Neves Wanderley [et. ali.]. In: Isabel Brasil PEREIRA e Júlio César França LIMA. Dicionário da educação profissional em saúde, elabore as questões abaixo:

a)      Explique o que é Capital Cultural.(0.5 pontos):
b)      Identifique sob em quais formas podem existir o “Capital Cultural”. (0.5 pontos):
c)      Explique cada uma delas. (2.0 pontos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário