A partir do texto de CHAVES, Fátima Machado. Reflexões sobre o conceito “trabalho”, responda às duas questões abaixo:
QUESTÃO 1- (1,0 ponto):
Para compreendermos o trabalho no capitalismo, devemos analisar suas formas históricas e sua organização social através das categorias analíticas centrais que são:
I. O processo de trabalho, incluindo a produção, distribuição, circulação e consumo de mercadorias;
II. As exigências da organização e gestão do trabalho;
III. A carga de trabalho afetiva ou psíquica, ao lado da carga física e da mental ou cognitiva, somadas aos riscos ambientais.
IV. O fim da divisão social do trabalho.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está certa;
b) apenas a II e IV estão certas;
c) apenas a I, II e III estão certas;
d) apenas a II está certa;
e) Todas as afirmativas I, II, III e IV estão certas;
QUESTÃO 2 (1,0 pontos).
Teiger afirma que o trabalho humano não é um conceito abstrato, pois está encarnado no espaço, no tempo e num corpo social e, centralizando sua análise na atividade humana, considera que trabalhar compromete e transforma o indivíduo. Nas organizações capitalistas, existem dois tipos de trabalho. Cite quais são e explique-os:
A- TRABALHO:................................................. que significa:.........................................
….........................................................................................................................................
….........................................................................................................................................
….........................................................................................................................................
B- TRABALHO:............................................ que significa:..............................................
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
….........................................................................................................................................
A partir do texto de CHAVES, Fátima Machado. O processo de produção e a gestão do trabalho, responda às 2 questões abaixo
QUESTÃO 3 (1,0 ponto)
Dentre as afirmativas abaixo que citam as características do capitalismo marque as erradas com letra “F” [falsa] (valor 0,25 cada).
a) ( ) Propriedade Privada dos Meios de Produção;
b) ( ) Divisão da sociedade em duas classes burguesia (classe capitalista e proprietária dos meios de produção) e proletariado (classe assalariada, proprietária da força de trabalho);
c) ( ) Produção voltada para subsistência;
d) ( ) Inexistência do nexo monetário em todas relações humanas;
e) ( ) Relações Assalariadas de Produção;
f) ( ) Preocupação com o lucro e com a acumulação de capital;
g) ( ) Proibição da livre iniciativa e da concorrência de mercados;
h) ( ) Fim das crises econômicas cíclicas (pequenas e grandes) devido a pequena produção de mercadorias e insuficiência de compradores
QUESTÃO 4 (1,0 ponto):
Após a reestruturação do capitalismo, nas décadas de 1970 e 1980, surgem algumas transformações no mundo da produção e do trabalho, tais como:
- Descentralização geográfica das indústrias à procura de regiões periféricas, ou seja, estados/nações com trabalhadores frágeis socialmente, não sindicalizados e/ou com baixa escolaridade;
- Fim do trabalho em casa (domestic outworkers), principalmente de mulheres em trabalhos precários como costura de roupas ou de empregados que usam sua rede virtual de casa para realizar o serviço de firmas sem estabelecimentos fixos;
- Especialização Flexível, acarretando a diminuição do trabalho, a homogeneização dos produtos e a (re)qualificação de responsabilidade do empregador;
- A classe trabalhadora torna-se composta por trabalhadores precarizados, informais, temporários, de tempo parcial, subcontratados, terceirizados etc.;
- Os trabalhadores conquistam direitos históricas como as Leis Trabalhistas;
- Retrocessos da ação sindical, pois os sindicatos têm dificuldades em incorporar uma classe trabalhadora mais segmentada e fracionada;
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
(a) apenas a I, II e VI estão certas;
(b) apenas a I, IV e VI estão certas;
(c) apenas a II, III e V estão certas;
(d) apenas a III e VI estão certas;
(e) Todas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão certas;
QUESTÃO 5 (3,0 pontos):
A partir do texto de SAVIANI, Dermeval “O Choque teórico da politecnia”, elaborar uma dissertação de quinze (15) a vinte (20) linhas sobre o tema: “A concepção de educação politécnica como forma de possibilitar ao homem o exercício de uma profissão como condição de humanização e de transformação social”.
ORIENTAÇÃO:
Introdução:
- Apresentação sucinta da noção de politecnia e de sua relação necessária com a problemática do trabalho como princípio educativo geral.
Desenvolvimento:
- De como pelo trabalho o homem produz continuamente sua própria existência ao longo da história;
- O trabalho como fundamento de toda organização escolar;
- Divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual;
Conclusão:
- Retornar à tese central da Introdução e desenvolver uma argumentação final apresentando a ideia de politecnia como meio de superar a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual na educação escolar.
QUESTÃO 6 (3 pontos):
A partir do verbete “Capital Cultural” de NEVES, Lucia Neves Wanderley [et. ali.]. In: Isabel Brasil PEREIRA e Júlio César França LIMA. Dicionário da educação profissional em saúde, elabore as questões abaixo:
a) Explique o que é Capital Cultural.(0.5 pontos):
b) Identifique sob em quais formas podem existir o “Capital Cultural”. (0.5 pontos):
c) Explique cada uma delas. (2.0 pontos):
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