segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD1 DIDÁTICA 2009.2

Apresentamos abaixo um trecho da obra Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar de Paulo Freire (Ed. Olho D'água, 1997). A partir da leitura e reflexão deste trecho, assim como, das aulas de 01 a 08 do módulo de Didática, responda as quatro questões desta avaliação.

(…) É desvelando o que fazemos desta ou daquela forma, à luz de conhecimento que a
 ciência e a filosofia oferecem hoje, que nos corrigimos e nos aperfeiçoamos. É a isso
 que chamo pensar a prática e é pensando a prática que aprendo a pensar e a praticar
 melhor. E quanto mais penso e atuo assim, mais me convenço, por exemplo, de que é
 impossível ensinarmos conteúdos sem saber como pensam os alunos no seu contexto
 real, na sua cotidianeidade. Sem saber o que eles sabem independentemente da escola
 para que os ajudemos a saber melhor o que já sabem, de um lado e, de outro, para, a
 partir daí, ensinar-lhes o que ainda não sabem.
 (...)


Questão 1 (2,5 pts)

O trecho citado nesta avaliação pertence a Paulo Freire, um dos maiores expoentes da Pedagogia crítica Libertadora. Além desta tendência, a aula 2 apresenta outras abordagens pedagógicas.  Assim, pedimos que você escreva  um pequeno texto (no máximo 15 linhas) abordando as principais características das seguintes tendências:
A) Pedagogia Tecnicista
B) Pedagogia Crítico-social dos conteúdos

Questão 2 (2,5 pts)

“E quanto mais penso e atuo assim, mais me convenço, por exemplo, de que é
 impossível ensinarmos conteúdos sem saber como pensam os alunos no seu contexto
 real, na sua cotidianeidade”.

A aula 3 aponta três caminhos para uma Didática crítica e plural: habilidade de trabalhar coletivamente; apostar na diversidade cultural; a linguem digital. Escolha qual desses caminhos melhor se aplica ao desafio proposto no trecho de Freire no enunciado da questão, e justifique sua resposta.

Questão 3 (2,5 pts)

“Esta profissão-professor precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de a compreender em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar, a nossa maneira de ser”. (Antônio Nóvoa – In Módulo 1 – Didática, p. 76)

A aula 6 faz uma reflexão sobre a importância da memória na construção da identidade docente. A partir do pensamento de Nóvoa e do estudo da aula 6, escreva um texto (no máximo 20 linhas) relatando uma experiência significativa do seu tempo de escola e abordando a importância desse resgate de memória para a prática educativa.


Questão 4 (2,5 pts)
(…) É desvelando o que fazemos desta ou daquela forma, à luz de conhecimento que a
 ciência e a filosofia oferecem hoje, que nos corrigimos e nos aperfeiçoamos. É a isso
 que chamo pensar a prática e é pensando a prática que aprendo a pensar e a praticar
 melhor. E quanto mais penso e atuo assim, mais me convenço, por exemplo, de que é
 impossível ensinarmos conteúdos sem saber como pensam os alunos no seu contexto
 real, na sua cotidianeidade. Sem saber o que eles sabem independentemente da escola
 para que os ajudemos a saber melhor o que já sabem, de um lado e, de outro, para, a
 partir daí, ensinar-lhes o que ainda não sabem.
 (…)

Assim como Paulo Freire, Donald Shön destaca a importância da Prática Reflexiva no fazer docente,  e alerta que esse processo reflexivo ocorre antes e depois da ação (sobre a ação) e durante a ação (na ação). Sendo assim, escreva um texto relacionando as idéias de Freire, no trecho citado, com os estudos de Shon sobre esta temática.

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