segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 EaD 2009.1

1ª QUESTÃO (2 pontos)

No texto “Professor online e a pedagogia da transmissão”, o autor Marco Silva  apresenta dois universos distintos no que se refere a sala de aula tradicional e a sala de aula online. Desenvolva um texto comparando estes dois modelos apresentados pelo autor, destacando os seguintes aspectos:

·         Interatividade;
·         Transmissão de conhecimentos;
·         Postura do professor e
·         Autonomia do aluno. 

  

2ª QUESTÃO (2 pontos)

Leia atentamente o trecho abaixo retirado do texto “A nova faceta do professor com o advento da educação a distância”: 

O tutor deverá se tornar parceiro dos estudantes, estimulando a  sua autonomia na construção do conhecimento e em atividades de  pesquisa. Esta autora afirma ainda que é necessária uma redefinição do papel desempenhado pelo professor, tanto os que  atuam em processos educativos presenciais, como os que atuam    em processos educativos a distância, tornando-se indispensável redirecionar a sua ação para um diálogo dinâmico, para uma  construção coletiva do conhecimento e para uma parceria no processo de educação para a cidadania, pois desta forma estará  agindo em consonância com uma nova exigência no universo educacional : ensinar a aprender. (NOBRE apud BELLONI, 2005, p. 5) 


Tomando por base o trecho lido, responda objetivamente: Afinal, quem aprende e quem ensina em EaD?  



3ª QUESTÃO (2 pontos)

De acordo com o texto “Novo professor e novo aluno”, de Wilson Azevedo, a nova pedagogia vem apresentar novos modelos de ensino e o que trás mudanças nos papéis do professor e do aluno. Assim, surgem novos perfis de alunos e de professores. Com base nessas mudanças responda:

a) O que é ser um professor online?
b) O que é ser um aluno online? 
c) Você concorda com o autor quando ele afirma que “Este novo aluno e este novo professor ainda não existem. Precisam ser criados e, depois de criados, aperfeiçoados continuamente nesta nova área de prática educativa. Não se faz isto de um dia para o outro.” Por quê?
d) E como você, no papel de aluno se percebe no nosso curso a distância? Você é um aluno online? Justifique.




4ª QUESTÃO (2 pontos)

Com base no artigo de Zuleika Ferreira e Gilda Mendonça, “O perfil do aluno de cursos a distância no ambiente TELEDUC”, responda objetivamente: 

a) Por que é importante conhecer o perfil dos alunos de um curso a distância?
b) Quais as vantagens e as desvantagens de se estudar a distância?
c) Qualquer aluno consegue fazer cursos a distância? Justifique.
d) Você considera que o perfil do aluno influencia no aprimoramento das ferramentas utilizadas na EAD? Justifique.



5ª QUESTÃO  (2 pontos)

Com base na leitura “Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem”  de Ana Beatriz Gomes Carvalho, desenvolva um texto sobre os múltiplos papeis do professor em EAD, e justifique a sua importância no processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário