segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP2 SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO 2009.2

(AULA 23) A Sociologia é uma área de estudo que se preocupa em compreender asDesde o seu início a Sociologia tem pensando a natureza das normas,É tarefa do sociólogo ser o mais imparcial possível, e não justificar ordem: Durkheim, Marx e Weber são grandes pensadores.– Para Durkheim (1978 e 1984), a Ciência Social deveria estudarfuncionalismo).– A percepção de Marx (1978 e 1984) está baseada nas relações de
Roteiro de Respostas para a AP2 Sociologia e Educação realizada em 21 de novembro de 2009

1º questão (2,5 pontos): Qual é a área de estudo da Sociologia, o que
ela analisa e qual é a tarefa do sociólogo?

relações sociais estabelecidas coletivamente pelos homens em cada um dos
lugares onde vivem. Assim, podemos analisar as estruturas estabelecidas
pelos grupos e sociedade nos seus diversos níveis: econômico, político e
cultural.

padrões, estruturas, funções, idéias, valores, sentidos, relações e
comportamentos que são construídos e constroem a vida social, tanto no
caso de uma situação em particular, quanto em relação ao desenrolar
histórico.

social segundo seus próprios interesses e vontades, mas construir um
modelo explicativo que seja capaz de dar uma noção razoável a respeito de
algum tipo de comportamento coletivo.


2º questão (2,5 pontos)
clássicos da Sociologia, cujas concepções foram também aplicadas à Educação.

Descreva algumas de suas principais idéias relacionadas à Educação

(AULA 23)

DURKHEIM
os “fatos sociais”, isto é, o conjunto de ações e relações que são criadas
coletivamente e impõem aos indivíduos uma coerção. Segundo o autor, a vida
social é regida por normas e padrões (chamados de instituições) que existem
de acordo com as necessidades e interesses coletivos. Assim, Durkheim
admitia que há uma preponderância do coletivo sobre o individual; logo, temos
nosso comportamento determinado pelas instituições da sociedade, como, por
exemplo, a moral, a religião, o casamento, a justiça, a política, a educação e o
trabalho. O indivíduo é adaptado, moldado às exigências coletivas vigentes,
sem as quais ele não pode viver em sociedade e realizar suas funções (por
isso, essa concepção é conhecida como

Até mesmo o grau de liberdade e autonomia individuais é ditado pelas
normas das instituições sociais às quais o indivíduo aprende a se adaptar ao
longo da vida. Caso tais normas sejam transgredidas, ele sofre as sanções,
como as reprimendas, o desprezo, a punição, a prisão, o escárnio ou o
isolamento.
Tudo isso existe a fim de que o sistema social funcione da maneira mais
equilibrada, harmônica e controlada possível. Nesse sentido, podemos pensar a Educação como parte do processo de socialização dos indivíduos e grupos,
assumindo as formas de comportamento social previstas pela ordem
estabelecida e fazendo com que cada um seja parte de um todo organicamente estruturado.
Portanto, a educação tem o objetivo de reproduzir a cultura para
socializar os indivíduos para que eles vivam de acordo com o contexto cultural.

MARX
produção, que ele entendia como fundamentais e determinantes. Isso significa
dizer que a maneira pela qual os homens organizam a produção econômica
(produção, distribuição e consumo), a fim de satisfazer as suas necessidades
básicas, cria a infra-estrutura do edifício social e influencia a organização dos
níveis (chamados de superestrutura), tais como o político, o jurídico e o
cultural. Portanto, temos a organização de uma estrutura social (modo de
produção) que se configura de modos diferentes na história da humanidade.
Segundo Marx, se tomarmos como exemplo o capitalismo, vemos que ele
possui basicamente duas classes sociais: uma classe dominante (burguesia),
formada pelos empresários – que são os proprietários dos meios de produção
(terra, instrumentos e técnicas de trabalho e do capital) e uma classe
dominada (proletariado), formada pelos homens que têm somente a força de
trabalho. Assim, a burguesia é classe dominante, antes de mais nada por um
critério econômico. Por isso, ela detém o poder político, o aparato legal e a
cultura como conjunto de idéias, valores e práticas que formam o modo de ser
de uma sociedade, difundido por meio da família, da religião, da educação
escolar e dos meios de comunicação social.
A Educação é, portanto, um instrumento para formar os indivíduos
segundo a mentalidade burguesa e prepará-los com as capacidades para o

trabalho que atendam aos objetivos de acumulação de capital, lucro e– A terceira concepção clássica da Sociologia foi feita por Max Weberação social.ações sociais como as ações humanas que possuem sentido e reciprocidade na vida social, o que inclui até mesmo a violência, a guerra, a corrupção e todos os atos que possam vir a prejudicar outrem.: As questões sociológicas contemporâneas naQue(AULA 23): Hargreaves (1994) considera que “a cultura(AULA 29)
WEBER
(1971), que desenvolveu uma explicação baseada no conceito de
Ele a qualificou como todas as ações humanas dotadas de sentido. Este sentido é construído pelo ator (indivíduo ou grupo) e está relacionado ao sentido atribuído por outro(s) ator(res). Neste caso, a vida social é um conjunto complexo de interações entre indivíduos e grupos que se influenciam
reciprocamente na maneira de pensar e agir. Por exemplo, quando um
professor ensina uma determinada disciplina, ele está realizando uma ação
social, que tem a ver com o(s) sentido(s) construído(s) por ele e seus colegas;
por sua vez, isso está relacionado ao(s) sentido(s) atribuído(s) pelos demais
atores envolvidos nesse contexto: estudantes, responsáveis, patrões,
governantes, sindicatos e população. Eles estabelecerão as diversas valorações (positivas ou negativas) a tal tipo de atitude, em função de seus objetivos políticos, econômicos e culturais. Para Weber, portanto, não devemos entender
Podemos entender a Educação como ação social, onde ensinar ou
aprender podem ser entendidos a partir dos propósitos do sistema de ensino,
da apreciação do fim do conhecimento, do prestígio social, do poder e do
ganho financeiro que se torna possível com a obtenção de um diploma.
Podemos ainda pensar o ensino-aprendizagem, segundo o Max Weber, a
partir do maior ou menor envolvimento emocional dos atores em nome da
vocação profissional, simpatia/antipatia por áreas do conhecimento etc.
Podemos também entender a Educação por meio da organização do
modo de ser/pensar da escola através dês hábitos, identidades, costumes,
valores, práticas e rituais.

ATENÇÃO!!!!! Não há necessidade de uma resposta tão extensa e detalhada
mas, é preciso que o aluno indique que entendeu as principais idéias de
Durkeim, Marx e Weber relacionadas à Educação.


3º questão (2,5 pontos)
Educação estão classificadas dentro de algumas linhas de concepções.
concepções são essas, e o que elas significam?

As questões sociológicas no campo educacional se encaminharam por algumas
concepções:
1) Concepções Funcionalistas: justificam a maneira pela qual o sistema social
capitalista deve funcionar, tal como ele tem sido ao longo dos anos, e o papel
que a Educação desempenha nele.
2) Concepções Críticas: criticam a função da escola na estrutura capitalista.
3) Concepções Interacionistas: preocupam-se em centrar as análises nas
interações existentes entre os membros de uma comunidade e a maneira
como eles constroem os significados da vida coletiva.



4º questão (2,5 pontos)
docente se encontra numa encruzilhada delicada na atualidade”.

O que se entende por cultura docente e qual a encruzilhada vivida
atualmente por ela?

A cultura docente constitui o componente da cultura da escola como
instituição. Ela se presentifica nos métodos que são utilizados nas aulas, na
qualidade, no sentido e na orientação das relações interpessoais, na definição
dos papéis e funções que os professores desempenham, nos modos de gestão,
nas estruturas de participação e nos processos de tomada de decisões. Tudo
isso configura uma estrutura de poder, um equilíbrio de interesses sempre
parcial e provisório.
A cultura docente se encontra numa encruzilhada delicada na atualidade
por estar vivendo por um lado, uma tensão entre as exigências de um contexto
social móvel, mutável, flexível e incerto, caracterizado pela complexidade
tecnológica, pela pluralidade cultural e por outro lado, tem que
necessariamente experimentar as rotinas, as convenções e os costumes
estáticos de um sistema escolar sem flexibilidade alguma.

* * *
competitividade das empresas. Por isso, a escola é um órgão responsável pela
reprodução dos valores e do saber dominante e da reprodução da força de
trabalho, por meio da qualificação profissional. A vida escolar é organizada em
currículos, séries e níveis desde o que conhecemos por Ensino Fundamental
até o Ensino Superior, para a manutenção e o desenvolvimento do sistema
socioeconômico. Este sistema é controlado pela burguesia em detrimento do
proletariado, que nunca é remunerado justamente, sendo explorado pelos
dominantes e privado de muitos direitos que estes possuem.
Na visão marxista, a escola é organizada para manter a desigualdade das
condições de classe, pois serve a um projeto geral de dominação que se
perpetua, com raríssimas possibilidades de os membros das classes dominadas
aproveitarem, efetivamente, as oportunidades e chances de ascensão social.
Do mesmo modo, para Marx, a maioria dos dominados não possui verdadeira
consciência de sua realidade, por isso vivem de forma alienada, conformando-se à ordem socialmente estabelecida. Os homens são ensinados pela escola a
ser bons cidadãos, membros da família, fiéis, responsáveis funcionários, felizes com o aumento de seu poder aquisitivo etc., através da ideologia dominante no capitalismo, que é disseminada pelo conjunto do aparato cultural.

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