1) Após a leitura do item: A construção do conhecimento: um processo interativo (Aula 20 – p. 81), escreva um texto abordando a importância do professor na interação com seu aluno diante das Novas Tecnologias.
2) Escreva sobre os principais métodos de ensino apresentados pela aula 17.
3) A partir do estudo da aula 23, comente o trecho abaixo:
“Percebemos que o termo interdisciplinaridade ainda sugere equívocos e possibilidades tanto no que se refere a sua definição, quanto ao estreitamento do seu campo de atuação. Para muitos autores é interpretado de muitas maneiras e, dessa forma, acaba por perder sua característica maior que é “concepção única do conhecimento”. Para outros é comparado com as definições de integração, interação, interelação (FERREIRA, 1993, P. 33).
4) Faça um resumo do que você entendeu sobre método, técnicas e procedimentos, abordados na aula 16.
5) Imagine que você está lecionando para uma turma do Terceiro Ano do Ensino Fundamental e está elaborando seu planejamento de aula com o seguinte conteúdo de Ciências: “A água em seus diferentes estados” . A partir do que estudamos em nossa disciplina sobre a importância da integração dos componentes do processo de ensino para o sucesso do ensino-aprendizagem, propomos abaixo como tarefa o seguinte:
A) a formulação técnica de dois (2) objetivos específicos para o conteúdo proposto segundo a proposta sugerida por Gandin e Cruz, 1996, cuja relação entre o binômio ação - finalidade esteja presente.
B) a especificação de um (1) procedimento metodológico a ser empregado, bem como a sua dinamização.
C) aponte um (1) recurso didático utilizado na tarefa.
Respostas:
Escola : X
Turma : 302
Ano: Terceiro
Área: Ciências
Tema da aula: Água
A)Objetivos específicos
1).................................................................................................................. ...................................................................................................................................................................
2)........................................................................................................... ..........................................................................................................................................................................
Conteúdo Programático:
1. A água na natureza
1.1.Diferentes estados: sólido líquido e gasoso.
1.2. Sua importância para o homem e o ambiente
B)Procedimento Metodológico: .........................................................................................
Dinamização: ...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
C)Recurso Didático: ...................................................................................
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