segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SUGESTÃO DE ESTUDO AP2 2009.2

1) Após a leitura do item: A construção do conhecimento: um processo interativo (Aula 20 – p. 81), escreva um texto abordando a importância do professor na interação com seu aluno diante das Novas Tecnologias.

2) Escreva sobre os principais métodos de ensino apresentados pela aula 17.

3) A partir do estudo da aula 23, comente o trecho abaixo:

“Percebemos que o termo interdisciplinaridade ainda sugere equívocos e possibilidades tanto no que se refere a sua definição, quanto ao estreitamento do seu campo de atuação. Para muitos autores é interpretado de muitas maneiras e, dessa forma, acaba por perder sua característica maior que é “concepção única do conhecimento”. Para outros é comparado com as definições de integração, interação, interelação (FERREIRA, 1993, P. 33).


4) Faça um resumo do que você entendeu sobre método, técnicas e procedimentos, abordados na aula 16.

5) Imagine que você está lecionando para uma turma do Terceiro Ano do Ensino Fundamental e está elaborando seu planejamento de aula com o  seguinte conteúdo de Ciências: “A água em seus diferentes estados” . A partir do que estudamos em nossa disciplina  sobre a importância da integração dos  componentes do processo de ensino para o sucesso do ensino-aprendizagem, propomos abaixo como tarefa o seguinte:

A) a formulação técnica de  dois (2) objetivos específicos para o  conteúdo proposto segundo a proposta sugerida por Gandin e Cruz, 1996, cuja relação entre o binômio ação - finalidade esteja presente.

B) a  especificação de um  (1)  procedimento metodológico a ser empregado, bem         como a sua  dinamização.

C) aponte  um (1) recurso didático utilizado na tarefa.

Respostas:
            Escola : X
            Turma : 302
            Ano: Terceiro
            Área: Ciências
                                                           Tema da aula:  Água
A)Objetivos específicos
1).................................................................................................................. ...................................................................................................................................................................
2)........................................................................................................... ..........................................................................................................................................................................

Conteúdo Programático:
           
1. A água na natureza
            1.1.Diferentes estados: sólido líquido e gasoso.
            1.2. Sua importância para o homem e o ambiente

B)Procedimento Metodológico: .........................................................................................
Dinamização:  ...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

C)Recurso Didático: ...................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário