segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GABARITO AP1 SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO 2009.2

Trata-se de um roteiro para correção das provas de AP1. Não é um
1º questão (2,5 pontos)
escola brasileira?
: Quais são as raízes da exclusão social na(Resposta no Conteúdo da AULA 9)
As raízes da exclusão social na escola brasileira estão na História do
Brasil colonial e imperial. A escola, no Brasil colonial era para muito poucos.
Freqüentavam a escola os filhos homens dos donos da terra (a aristocracia
rural). O restante na população, a maioria composta de escravos, não
freqüentava a escola.
No Império houve uma expansão do ensino secundário mas, a educação
popular continuou abandonada. Chegaram no Brasil as primeiras congregações
femininas que assumiram a educação das meninas de elite. A elite brasileira
reproduziu a injusta ordem social.

2º questão (2,5 pontos): Enumere as características principais do
multiculturalismo.
(Resposta no Conteúdo da AULA 11)
MULTICULTURALISMO – é um movimento que propõe um currículo inclusivo,
que incorpora as tradições culturais dos diferentes grupos sociais.
As idéias do multiculturalismo se apóiam sobre uma mudança de
paradigma. Essas idéias propõem instabilidade, mistura, a relatividade, a
multiplicidade de identidades possíveis, em contraposição, ao paradigma
monocultural (apenas uma cultura) que garante que a verdade existe, que
existe uma solução para cada problema e que a ciência dará a tal solução.

3ª questão (2,5 pontos) – Defina política afirmativa, justificando sua
função.
(Conteúdo da AULA 12)
ATENÇÃO!!! Não confundam ações afirmativas com ações positivas.
AÇÕES OU POLÍTICAS AFIRMATIVAS
de discriminação positiva ou políticas sociais compensatórias. São leis ou
intervenções políticas que compreendem ações do Estado em favor de grupos
específicos, historicamente discriminados. Alguns exemplos dessas políticas
aqui no Brasil: educação especial, educação indígena, política de cotas.
são chamadas também de políticas
1) Educação Especial
portadores de necessidades especiais: deficiências, problemas de conduta e
superdotação.
– trabalho educativo especializado para alunos
2) Educação Indígena
próprios de aprendizagem.
– utilização de suas línguas maternas e processos
3) Política das cotas
pardos e estudantes oriundos da rede pública.
– vagas nas universidades reservadas aos negros,

4º questão (2,5 pontos): Escreva sobre as idéias de Durkheim,
Althusser e Bourdieu a respeito da relação entre Educação e Estado,
esclarecendo o papel da escola
. (Conteúdo da AULA 12)
A percepção da escola como instituição difusora de um conjunto de valores
universais ou dominantes foi uma importante contribuição das obras dos
autores:
DURKHEIM
social
metódica. A escola é uma das instituições que desempenham esse papel de
socialização. Como sistema organizativo, a escola tende, segundo Durkheim à
perpetuação, à conservação dos valores.
– a Educação é uma das formas mais características do fato, isto é, os modos de agir e de ser são fruto de uma socialização
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ALTHUSSER
que tem a função de criar condições para a perpetuação da ideologia
dominante, ao universalizar os valores e as práticas da elite.
– identificou a escola como um aparelho ideológico do Estado
BOURDIEU
do papel da escola no processo de perpetuação das relações sociais. Bordieu
destacou que o acesso aos recursos culturais, que os indivíduos possuem, por
herança, aparece no processo de escolarização, favorecendo os membros da
classe dominante que detêm os saberes socialmente referendados pela
instituição.
Segundo Bordieu: “para que sejam favorecidos os mais favorecidos e
desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola
ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e
técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais
entre as crianças das diferentes classes sociais. Em outras palavras, tratando
os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em
direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar sua sanção às
desigualdades iniciais diante da cultura”.
– A sua concepção de capital cultural aprofundou a compreensão
* * *
gabarito onde as respostas precisam estar absolutamente iguais. É um
instrumento para verificar se o aluno leu a aula e compreendeu o seu
conteúdo.

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