segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 2: 2010.1 - TURMA DO POLO DE BARRA DO PIRAÍ






AD1 MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO 1 2010.1

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
(Jean Piaget)
ATIVIDADE 1
Esta questão é referente ao capricho e à organização da sua AD1. Siga o roteiro abaixo, pois a apresentação vale 1,0 ponto.

l  Use papel A4 branco;
l  Faça um cabeçalho com todas as informações a seu respeito (nome, matrícula, período, curso, pólo, etc.);
l  Entregue digitado ou escreva com caneta azul ou preta;
l  Não use corretivo;
l  Apresente as questões na ordem em que foram enunciadas;
l  Grampeie e numere todas as folhas que estiver entregando;
ATIVIDADE 2
Valor: 1,0
Na aula 1 você viu alguns exemplos de crenças e mitos presentes no ensino de Matemática. O filme “Por que será que odiamos Matemática?”, disponível no  endereço http://www.youtube.com/watch?v=npXSZrnXUo0 foi disponibilizado na plataforma.
1.    Os personagens têm um problema em comum. Identifique-o;
2.    Ao final do filme o Donald tem uma reação diametralmente oposta às apresentadas até então. Qual o motivo da reação diferenciada?
3.    Que mensagens o filme nos passa?
ATIVIDADE 3
Valor: 1,0
No capítulo 5 do nosso livro texto abordamos a Matemática na Educação Infantil. Disponibilizamos um arquivo em Exercícios e complementos denominado "Texto para discussão no Fórum - Matemática 1". No arquivo, A educadora Priscila Monteiro fala da importância do trabalho com Matemática no ensino infantil. Após a leitura dos textos você deve participar do fórum na plataforma. A tua participação será pontuada.

ATIVIDADE 4
Valor: 1,0
A leitura dos conteúdos da aula 3 possibilita conhecermos os PCN da área de Matemática. Eles contribuirão para a compreensão dos conteúdos e estratégias para o ensino da Matemática.

Podemos destacar, entre outros princípios, a importância da Matemática como componente importante na construção da cidadania e a democratização do seu ensino como meta prioritária do trabalho docente.

Resuma os pontos fundamentais de cada bloco de conteúdo de Matemática para o ensino fundamental. (24 linhas)

ATIVIDADE 5
Valor: 1,0
Jogo

Sudoku, por vezes escrito Su Doku, é um puzzle de preenchimento de números. O objetivo do puzzle é o preenchimento de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias num tabuleiro de 9×9, constituído por 3×3 sub-áreas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região são preenchidas com os números de 1 a 9, sem repetição. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. O aspecto do puzzle Sudoku lembra outros puzzles de jornal. Foi publicado no formato atual no Japão em 1986 e obteve a sua popularidade internacional em 2005. Em Portugal, começou a ser publicado em Maio de 2005 pelo jornal Público.
(Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License. Usa material do artigo da Wikipédia "Sudoku".)

Etapa 1- Preencha o tabuleiro abaixo:



Etapa 2 – Depois de ter vivenciado o preenchimento do tabuleiro, reflita sobre esta experiência e escreva outras possibilidades de uso deste recurso em uma aula de Matemática.
ATIVIDADE 6
Valor: 1,0
Referência Aula 8
Assunto: O uso da operação de multiplicação com a idéia de combinação.
Em diversas situações do quotidiano dos alunos, identificamos a aplicação da multiplicação com a idéia de combinação.
Cite duas situações que fazem parte do quotidiano dos alunos do Ensino Fundamental que podemos usar para exemplificar o uso da multiplicação com a idéia de combinação. (8 linhas)

ATIVIDADE 7
Valor: 1,0
O material dourado é o mais usado para explorar as características do sistema de numeração decimal.
Exemplo:


Número
Representação com material dourado
Forma decomposta
689


Baseado no que você estudou na aula 9, complete o quadro abaixo seguindo o exemplo acima:


Número
Representação com material dourado
Forma decomposta
1747
2202
1101


“Sempre que tivermos 10 peças iguais, devemos trocar por uma peça da ordem imediatamente superior”.

Baseado na nesta afirmação, represente o número resultante da união das peças do quadro acima.


Número resultante
Representação com material dourado
Forma decomposta
5050
5 cubões e 5 barras
5000+50


ATIVIDADE 8
Valor: 1,0
Na aula 10 você estudou diversos sistemas de numeração e observou que nem sempre contamos de dez em dez.
Faça a conversão dos números a seguir para a base indicada.

a) 150 = (   )2


b) 2602 = (    )8


c) (111001)2 =


d) (1304)8

AD2 LP (LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO) 1 2010.1

Questão 01
A partir da leitura do livro Minhas férias, pula uma linha, parágrafo, e levando em conta a leitura do material impresso da disciplina Língua Portuguesa na Educação 1,
(1) Discuta os binômios aluno-leitor, aluno-autor.
(2) Discuta a noção de erro.
(3) Discuta a diferença entre fazer uma redação e produzir um texto.


Questão 02

Releia, atentamente, os conjuntos de Aulas apresentados nas relações a seguir, e faça a atividade solicitada:
(1)  Conjunto de Aulas 11 a 17
Sintetizar o ensino de língua visto por uma ótica técnico-instrumental

(2)  Conjunto de Aulas 18 a 21
Caracterizar os aspectos sociolingüísticos presentes no trabalho com a língua nas séries iniciais do ensino fundamental

(3)  Conjunto de Aulas 22 a 24
Caracterizar os aspectos da Lingüística textual presentes no trabalho com a língua nas séries iniciais do ensino fundamental

     
Boa sorte!!!

GABARITO AD2 GESTÃO 1 2010.1

Questões:

1. (2,0)  Participação no fórum da plataforma ou no pólo ( construção de uma questão – veja na plataforma as informações sobre as opções de como realizar esta atividade)
Período de acesso ou freqüência no pólo: 28 DE ABRIL A 08 DE MAIO
Não serão validados acessos fora deste período. Verifique os dias e horários de tutoria do seu pólo. Não deixe de participar! Você ainda Pode ganhar um ponto extra na sua AP2 se sua questão for escolhida....participe!
Pontuação da questão: ___________


2. ( Valor 0,0 a 2,5)
“Como o trabalho do professor e do educador não recebem as mesmas recompensas obtidas em outras atividades profissionais, tais como recursos financeiros e prestígio, o da diretora de escola tenderá a ser um trabalho não valorizado e recompensado socialmente. Apesar disto, observou-se que existe uma dimensão muito rica, humana e afetiva no trabalho da diretora da escola, o que faz com que ele seja estimulante e permita que a diretora enfrente os desafios cotidianos com esperança e perseverança (p. 74)”

A frase acima foi retirada do texto de Marta Luz Sisson de Castro. Tente, a partir da frase, explicar a afirmação abaixo enunciada. Você pode concordar ou discordar dela. Assim, comece a resposta escrevendo; Concordo com a afirmação pois...; ou Discordo da afirmação pois...

Afirmação:
A frase da autora parece cristalizar o paradoxo constante em que vive a educação. Ou seja, por um lado a autora desestimula a formação dos novos pedagogos, ao enfatizar a não valorização da profissão quando comparada a outras atividades profissionais e, por outro, tenta estimular a formação de novos profissionais inserindo expressões como desafios; esperança e perseverança o que na verdade vai reafirmar o que é criticado por ela. Ou seja, parece que a idéia de missão, herança da história educacional no Brasil iniciada pelos jesuítas, se perpetua através dos próprios intelectuais da educação que escrevem no período contemporâneo.

Parâmetros de confecção:
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20 linhas.

Resposta:
Nesta questão não há resposta correta. O discente pode concordar ou discordar e a correção deve levar em conta se a argumentação é coerente.

3. ( Valor 0,0 a 3,0) Ainda tendo por base a idéia da desvalorização do educador relacione-a com o que é descrito no texto de Antônio Cabral Neto e Maria Doninha de Almeida
  a)Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
   b)Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20 linhas
Resposta:
O correto seria relacionar com a pesquisa realizada pelos autores que mostra que quando há possibilidade de participar, o que seria uma valorização do educador, ele acaba não fazendo já que o modelo anterior de centralização está extremamente arraigado. Apenas no caso que envolve recursos diretos há uma maior participação.


4. ( Valor 0,0 a 2,5)  Afirma Lauro Carlos Wittmann
“A ampliação da autonomia da escola e a democratização de sua gestão constituem, hoje, exigências histórico educativas. A autonomia e a democratização da gestão da escola são demandadas pelos avanços teórico-práticos da educação e de sua administração. Os educadores estão reencontrando e reconstruindo o sentido e o prazer de educar. Uma nova educação está sendo construída no interior das escolas, e ressignificando o ato pedagógico-educativo. Novos conhecimentos sobre o aprender e sobre a sala de aula acabam produzindo, inclusive, terminologias mais ricas, dinâmicas e condizentes como “aprendência” e “ensinância”, ecologia cognitiva, autopoiese, sociedade aprendente (Assman, 1998). Ao mesmo tempo, há avanços teóricos e práticos na área da administração educacional, entendida no sentido amplo, compreendendo a política, o planejamento, a gestão e a avaliação da educação. (p. 90)”.

Podemos afirmar que a frase acima é contraditória em relação ao que mostraram as duas pesquisas sobre a realidade escolar descritas nos textos de
Marta Luz Sisson de Castro e Antônio Cabral Neto e Maria Doninha de Almeida. Sim? Não? ou  Em Termos?
Parâmetros de Confecção:
a)    Inicie a resposta escrevendo Sim ou Não ou Em Termos e depois argumente.
b)  Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve ultrapassar 30 linhas.
c)   Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 15 linhas.
Resposta:
Aqui o aluno pode optar por sim ou em termos e argumentar.
Se a opção for “sim” ele deve desenvolver mostrando através dos outros textos que esta não é uma prática universal.
Se a opção for “em termos” ele pode argumentar que os outros textos mostram experiências pontuais e que há casos em que é possível modificar a  educação criando um novo ambiente educacional.
A única resposta equivocada seria não, pois os textos são contraditórios.

Indicação geral:
Preocupem-se mais em ver se o discente consegue argumentar bem. Esta foi a proposta da avaliação: treinar a redação argumentativa; a defesa de idéias de forma coerente.

GABARITO AD1 GESTÃO 1 2010.1

Questões:
 
Educação, portanto, dada sua complexidade e crescente ampliação, já não é
vista como responsabilidade exclusiva da escola. A própria sociedade, embora
muitas vezes não tenha bem claro de que tipo de educação seus jovens
necessitam, já não está mais indiferente ao que ocorre nos estabelecimentos
de ensino.
A democratização da sociedade e do acesso ao ensino; as mudanças na forma
de encarar a administração fez com que no novo paradigma de gestão a
comunidade não ficasse indiferente. Trata-se de uma mão de duas vias : a
sociedade exige a participação reconhecendo a importância da educação e isto
é reforçado pelo novo paradigma de gestão.
Parâmetros de confecção
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve
ultrapassar 20 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 15
linhas

4. Paulo e Renata ( nomes fictícios) foram transferidos para a escola Xangai (
nome fictício) e logo apresentaram sérios problemas de aprendizagem.
Tomando por base o texto de Luck (texto 2) enumere e explique cinco
procedimentos que o gestor (ou gestora) deveriam tomar para que a
comunidade percebesse que eles estavam respeitando o novo paradigma de
gestão.
Obs: enumere cada procedimento em separado e explique porque ele está
ligado ao novo paradigma de gestão.
1. Consultar o Projeto Político Pedagógico e ver se ele prevê casos deste
tipo. Se sim, seguir o previsto e se não anotar para possíveis problemas
no futuro. Na gestão democrática o PPP é um mapa de ação para o
gestor, dado que ele foi elaborado por toda a comunidade escolar e
aprovado por ela e por instâncias superiores.
2. Fazer uma conversa inicial com os professores e solicitar que els
elaborem sugestões. É preciso iniciar a ação pelos que serão
responsáveis pelas ações.
3. Fazer uma conversa inicial com pessoas de apoio na comunidade
escolar (coordenadores pedagógicos) também para ouvir sugestões.
4. Conversar com pessoas que são de apoio extra-sala de aula como
merendeiras, por exemplo. O objetivo é dimensionar o aspecto
disciplinar dos alunos fora da sala de aula.
5. Após este levantamento chamar pais ou responsáveis; os alunos,
professores; pessoal de apoio e convidar toda a comunidade explicando
que este é um caso que pode acontecer com qualquer aluno. Ouvir as
sugestões. Deste encontro deve sair um documento assinado por todos
os presentes que vai ser o norteador em casos similares. Provavelmente
os alunos deveriam ter apoio extra-sala com algum estagiário.
Todas as atitudes levam em conta a democracia e a participação da
comunidade escolar e não escolar. Bom, mas este é um exemplo. O importante
é que os discentes elaborem atitudes que levem em conta estas duas
dimensões.
____________________________________________________
Valores e critérios de correção
1= 0,0 a 2,0
2= 0,0 a 2,5
3= 0,0 a 3,0
4= 0,0 a 2,5
Critérios de correção
a) Clareza na escrita e adequação da resposta ao que foi solicitado.
b) Respeito aos parâmetros solicitados. Em caso de não respeito a questão
será anulada.
(p. 12)
1. Participação “on line” ou no pólo ( reflexão e debate sobre os textos 1 e 2)
Ver e-mail e recado na plataforma.

2. Tomando por base o texto de Silva (texto 1) descreva a relação que a autora
estabelece entre o contexto social do presente e sua relação com as mudanças
propostas para a gestão educacional/ escolar.
Os discentes devem mencionar a mudança no contexto ( globalização;
neoliberalismo; mudança na ordem produtiva ;a democratização da sociedade
enfim, as modificações de contexto que possibilitaram a criação de um novo
paradigma em gestão.
Parâmetros de confecção
a) Se optar por entregar a resposta de forma manuscrita ela não deve
ultrapassar 30 linhas.
b) Se optar por entregar a resposta digitada ela não deve ultrapassar 20
linhas.

3. Explique a afirmação abaixo que foi retirada do texto de Luck (texto2):

GABARITO AP1 GESTÃO 1 2010.1

1ª questão (valor 3,0)
No que se refere à capacitação de Gestores:
a)    Qual o modelo de aprendizagem que Maria Aglaê de Medeiros Machado (texto 4) ressalta em seu texto ?
b)    Este modelo poderia ser aplicado também em um curso de Pedagogia? Explique.
Responda a e b de forma separada.
A)   O modelo de aprendizagem proposto é modular; pode ser desenvolvido á distância embora no início a opção seja o texto escrito, posteriormente seriam usadas as ferramentas ofertadas pela Internet. O mais interessante é que há uma preocupação de se respeitar a diversidade sem perder de vista a unidade do conhecimento de cada área ou curso.
B)   O modelo já vem sendo implantado em um curso de pedagogia e nós o estamos realizando embora com diferenças, principalmente no que tange ao fato de ainda estarmos presos ao modelo presencial.
O discente teria que discorrer de forma suscinta sobre o modelo (curso modular) e mostrar as diferenças tendo como horizonte o curso que faz atualmente.
2ª questão: ( valor 1,5) Tendo por base as idéias de Luck (texto 2), responda Falso (F) ou Verdadeiro (V), para as afirmações abaixo.
(  V  )  O novo paradigma de gestão está fundamentado na idéia de que a realidade é global, dinâmica, e construída socialmente.
(   V  ) A responsabilidade maior do dirigente é buscar a sinergia de forma a obter resultados que modifiquem a cultura da organização educacional.
(   V   ) Boas experiências realizadas em contextos diferentes do qual o gestor vivencia são importantes, e devem ser levados em conta pelos gestores no momento de propor soluções para problemas institucionais.
3ª questão: ( valor 3,0) Se você fosse explicar a frase abaixo retirada do texto de Katia Siqueira Freitas (texto 3) que palavras utilizaria? Monte a resposta, reproduzindo a idéia abaixo, de forma que ela fique clara para alguém que não seja da área.
Se os educadores não se empenharem, política e tecnicamente, em prol de uma participação efetiva, a reorganização das funções administrativas e da gestão da escola na rede pública continuará ocorrendo com sua ilusória participação nos processos decisórios. Silva e Gentili (1996) reforçam a importância de que a sociedade e a educação não sejam retiradas da esfera da política e remetidas para a da manipulação tecnocrática e instrumental, tão evidentes no início do século XX. (p. 48)
O discente deveria explicar que a administração da escola se realiza hoje a partir de uma participação efetiva da sociedade e como a escola é parte indissociável dela trata-se de uma esfera da sociedade que tem sua organização pensada a partir de questões políticas. O melhor exemplo é a idéia ainda que do senso comum do que seja cidadania, isto é, participar de todas as decisões que envolvem o país e a educação é, evidentemente, uma das esferas mais importantes para desenvolver um futuro cidadão engajado não somente no momento de eleição e sim em todas as esferas da sociedade.

4ª questão: ( valor 2,5) Considere a seguinte situação:
           O gestor (diretor) de uma escola que está localizada em uma comunidade pobre tem tido problemas com o acompanhamento dos pais. Ela realiza reuniões no período da tarde em dias de semana. Como resultado, o comparecimento dos pais atinge no máximo 30% da totalidade. Com o objetivo de ampliar este percentual a diretora pensou em algumas soluções.
a.) Enviar uma carta aos pais perguntando quais as razões da ausência.
b.) Enviar uma carta aos pais pedindo que eles sugiram horários alternativos.
c.)  Organizar um evento no sábado ( período da tarde) solicitando que os pais tragam ou um prato de bolo ou de salgado; ou um refrigerante.
d.) Fazer uma reunião com os professores, pais e todos os envolvidos com a instituição escolar apresentando suas soluções e realizando uma votação para a escolha de uma delas.
e.) Fazer uma reunião com os professores solicitando que eles apresentem sugestões para resolver o problema.
f.) Nenhuma das alternativas.  
           Tendo por base a nova configuração de gestão indique qual é a alternativa adequada. Justifique em quatro linhas a sua escolha.
Correta Letra F
Em todas as outras possibilidades existe um ou mais atores sociais ausentes ( professores; pais etc) e o correto é que todos os envolvidos na cultura escolar participem da decisão.

AD2 DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2 2010.1

QUESTÕES

Questão 1 (valor: 2,5 pontos)

No texto “O prazer da leitura se ensina”, a autora Adriana Maricatto enfatiza a importância do acesso, pela criança, à literatura e aos objetos culturais da escrita na Educação Infantil.
Em sua visão:
- Por que um programa de formação de leitores deve se preocupar também com o desen­volvimento do professor como lei­tor?
- Qual é a importância da oferta de diversificados suportes da escrita, como jornal, revista, livro de receitas etc, para as crianças na faixa de 0 a 6 anos?

Questão 2 (valor: 2,5 pontos)

De acordo com o artigo 31da LDB, na Educação Infantil, a avaliação “far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. Isto significa que a avaliação não tem um caráter classificatório, mas sim processual e formativo.
Com base no texto “Elaboração e organização de instrumentos de acompanhamento e avaliação da aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, de Adrianne Ogeda, responda: O que é um registro? Para que serve? Como pode ser organizado? Quando acontece? Qual é a sua finalidade?

Questão 3 (valor: 2,5 pontos)

No texto “Mas as crianças gostam”, Luciana Osteto, faz uma distinção entre obra musical e produto musical. Que relações há entre esta visão da autora e as críticas de Tinhorão ao processo de transformação da música em atividade industrial e comercial?  Com base na nas colocações dos dois autores, qual deve ser o repertório musical no cotidiano da educação infantil?




Questão 4 (valor: 2,5 pontos)

“Numa educação para sociedades sustentáveis, o cuidar é referência fundamental porque orienta o trabalho em relação às três ecologias: pessoal, social e ambiental.” (Guattari, 1990)
1- Explique cada uma das três ecologias.
2- Justifique a afirmativa de que elas nos permitem avaliar:
- a qualidade dos espaços/atividades relacionadas ao eu (ecologia pessoal);
- a qualidade das interações coletivas, relacionadas ao “nós” (ecologia social); e
-  a qualidade das relações com a natureza (ecologia ambiental).               

AD1 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 2010.1

QUESTÕES

Questão 1 (valor: 4,0 pontos)

            No texto “Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma crítica”, Sônia Kramer aponta quatro aspectos fundamentais para a elaboração de uma Proposta Pedagógica. São eles: 
·        considerar o contexto sócio-econômico-cultural em que a proposta está
sendo produzida;
·        assegurar a participação de todos os envolvidos na produção do cotidiano da creche e/ou pré-escola;
·        elaborar uma proposta que seja inclusiva e flexível;
·        assegurar espaço para a avaliação e reconstrução permanentes da proposta pedagógica;
            Explique, com suas palavras, a importância de considerar cada um destes aspectos no processo de construção de uma Proposta Pedagógica.


Questão 2 (valor: 2,0 pontos)

            A partir da Constituição de 1988, a educação infantil passa a ser um direito das crianças e não dos filhos de mães trabalhadoras. Isto é, as crianças passam a ser consideradas como cidadãs, sujeitos de direito. Neste sentido, aponte as principais conquistas expressas na Constituição e na LDB, no que diz respeito:
- à concepção de atendimento;
- à formação de professores.
            Para responder estas perguntas, sugerimos a leitura do texto “O trabalho de Educação Infantil”, de Léa Tiriba, postado na plataforma em “Exercícios e Complementos”.


Questão 3 (valor: 2,0 pontos)

            Nas palavras de Paulo Freire, “Não há educação fora das sociedades humanas, não há homem no vazio”.
            De fato, uma das definições apresentadas no texto 3, afirma a cultura como “um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem, como membro de uma sociedade”.
            Com base nesta definição, responda:
- Por que podemos afirmar que as crianças constroem sua subjetividade na cultura?
- Por que dizemos que as crianças são produtoras de cultura?

AD1 DE ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO 2010.1

QUESTÃO 1 : (cinco pontos)
Essa avaliação representa um dos instrumentos de nossa disciplina, que se
propõe a acompanhar o seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você
faça um estudo baseado no conjunto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a
Educação – Arte - Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental.

Desenvolva um texto de 1 lauda, respeitando as normas da ABNT. Caso você
faça o seu trabalho manuscrito, escreva duas laudas.
Leia os seguintes textos:

1)
ao teatro e ao cinema. Por quê? Dizer que procuram distração,
divertimento, a relaxação, não é resolver o problema. Por que distrai,
diverte e relaxa o mergulhar nos problemas e na vida dos outros, o
identificar-se com uma pintura ou música, o identificar-se com tipos de
um romance, de uma peça ou filme? Por que reagimos em face dessas
“irrealidades” como se elas fossem a realidade intensificada? Que
estranho, misterioso divertimento é esse? E se alguém nos responde
que almejamos escapar de uma existência insatisfatória para uma
existência mais rica através de uma experiência sem riscos, então uma
nova pergunta se apresenta: por que nossa própria existência não
basta? Por que esse desejo de completar a nossa vida incompleta
através de outras figuras e de outras formas? Por que, da penumbra do
auditório, fixamos nosso olhar admirado em um palco iluminado, onde
acontece algo que é fictício e que tão completamente absorve a nossa
atenção?
É claro que o homem quer se mais do que ele mesmo. Quer
ser um homem total. Não lhe basta ser um indivíduo separado; além da
parcialidade da sua vida individual, anseia uma “plenitude” que sente e
tenta alcançar, uma plenitude de vida que lhe é fraudada pela
individualidade e todas as suas limitações: uma plenitude na direção da
qual se orienta quando busca um mundo mais compreensível, um
mundo que tenha significação (FISCHER, E.
Milhões de pessoas lêem livros, ouvem música, vãoA necessidade da arte.
Rio de Janeiro: Zahar, 1976:12)

2)
Nacionais situa-se como um tipo de conhecimento que envolve tanto a
experiência de aprender arte por meio de obras originais, de
reproduções e de produções sobre a arte, tais como textos, vídeos,
gravações, entre outros, como aprender o fazer artístico. Ou seja,
entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de
produção artística pelos alunos, mas também compreender o que
fazem e o que os outros fazem, pelo desenvolvimento da percepção
estética, no contato com o fenômeno artístico visto como objeto de
cultura na história humana e como conjunto de relações. É importante
que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico, ou seja,
entendam que suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar,
videogravar ou dramatizar não são atividades que visam a distraí-los da
“seriedade” das outras áreas. Sabe-se que, ao fazer e conhecer arte, o
aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos
específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem
potencialidades (como percepção, observação, imaginação e
sensibilidade) que podem contribuir para a consciência do seu lugar no
mundo e para a compreensão de conteúdos das outras áreas do
currículo (PCN Artes, 1998:43).
A área de Arte dentro dos Parâmetros Curriculares

Reflita sobre os dois textos apresentados e disserte sobre o papel das Artes
no conjunto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação, tendo como
orientação as questões abaixo.
1- Para você, qual a função da obra de arte?
2- Como você percebe essa função relacionada com o cotidiano das pessoas da
sua comunidade?
3- O que você acrescentaria ou modificaria, no contexto escolar, que pudesse
instigar ou provocar reflexões sobre a função da arte, a partir das abordagens
discutidas nos PCNs?

QUESTÃO 2: (cinco pontos)
Toda composição parte de linhas simples que situam as imagens na
superfície do quadrado da tela ou do papel, tornando-a atraente e interessante. A
estrutura de uma imagem pode ser definida pelas linhas mestras que instituem as
formas e os volumes, por meio dos contornos e das direções que indicam. Na
imagem abaixo, de uma pintura de Théodore Géricault, a composição pode ser
definida pelas duas linhas curvas que representam graficamente o movimento do
cavalo e do cavaleiro. São duas linhas básicas que orientam o olhar do
espectador, e estabelecem a posição da imagem principal na tela
Théodore Géricault (pintor francês romântico. Rouen 1791 – Paris 1824),
dos Caçadores Montados da Guarda Imperial
.Oficial. Pintura sobre tela, 1812.
Observe a escultura da figura a seguir. Partindo do exemplo anterior, trace,
no quadrado em branco, a linha curva que traduz o percurso do seu olhar.
Identifique o ponto a partir do qual seu olhar começa a ver a imagem, e qual é seu
percurso até o final do processo de observação. Observe que seus olhos
percorrem toda a imagem, tendo um início e um fim determinados. Você poderá,
então, perceber o traçado básico em torno do qual se desenvolve toda a
composição.
Belerofonte (1906) – escultura de EmilePicault (1833- 1915), artista francês.
Fonte: http://www.mlahanas.de/Greeks/Mythology/BellerophonEmilePicault.html