segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AD2 POLÍTICAS PÚBLICAS 2009.2

1ª. Questão:
Discorra, com suas palavras, um texto dissertativo relacionando o cenário político brasileiro do século XX e suas implicações no contexto educacional (1,0 ponto).


2ª. Questão:   
Discorra, com suas palavras, um texto dissertativo explicitando as características da proposta pedagógica de Paulo Freire que possibilitam vislumbrar a educação como “um ato essencialmente político” (1,0 ponto).


3ª. Questão:
“Hoje, um grande problema enfrentado pelos governos estaduais e municipais e um desafio para os professores são os reflexos da pouca aprendizagem dos que freqüentam a escola, comprovada pelas diferentes avaliações já realizadas […]” (REIS DO VALLE; COSTA, 2008, p. 51).
A partir desta citação, responda: como discente do curso de licenciatura em Pedagogia, você se empenha verdadeiramente no processo de aprendizagem de modo a ultrapassar a realidade criticada acima? Justifique sua resposta de forma minuciosamente explicitada (1,0 ponto).

4ª. Questão:
O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei 10.712 em 09 de janeiro de 2001, em seu artigo 2° determina aos estados da federação, ao Distrito Federal e aos municípios, “[...] com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes”. Examine o Plano de Educação do município onde está localizado o Pólo em que você está matriculada(o) e, após pesquisar, descreva cada uma das metas que já foram atingidas e cada uma das metas ainda não alcançadas (2,0 pontos).

5ª. Questão:
O planejamento e a elaboração do Projeto Pedagógico englobam vários aspectos. Nomeie estes aspectos e descreva a característica de cada um deles (1,0 ponto).

6ª. Questão:
O que ocasionou que a Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), conhecida com “Lei Darcy Ribeiro”, promulgada em 20 de dezembro de 1996, não viesse a refletir a totalidade das demandas da sociedade civil que se encontrava representada nas negociações de sua elaboração por meio das várias entidades que compunham o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (1,0 ponto)?
7ª. Questão:
A partir do texto Artigos da Constituição Federal Vinculados ao Campo Educacional – versão reduzida selecione dois tópicos da Seção I (Da Educação) do Capítulo III (Da Educação, Da Cultura e Do Desporto) que tenham sido modificados e pesquise as causas das alterações realizadas. Em seguida, apresente as causas encontradas na sua pesquisa, citando as referências bibliográficas onde você as encontrou (2,0 pontos).

8ª. Questão:
Segundo as autoras do texto Ideologia e Política Educacional: o caráter ideologizante da legislação, a pesquisadora Encarnación Sobriño diferencia três tendências ideológico-pedagógicas. Quais são elas e que características cada uma delas possui (1,0 ponto)?

Um comentário: